RRguru
Cirrus
Ok! É um ciclone = depressão.
O povo é que muitas vezes associa "ciclone" a "furacão", o que não é verdade.
Onde achas que vai acontecer o landfall?
O rumo (do "olho") parece estar a ser mais a sul do que o previsto.
Talvez Lisboa ou litoral centro?
A banda mais intensa parece estar do lado norte e leste.
Definitivamente a região norte vai ter muita precipitação.
Boas!
Tenho estado e ler os diferentes posts e acho que deve ser esclarecido o seguinte:
Ciclone, furacão, tufão, é exactamente o mesmo, apenas diferem na sua origem e no nome porque Ciclone/Tempestade Ciclonica é utilizado normalmente na Europa, Furacão/Ciclone Tropical na América e Tufão na Asia.
Agora estes fenómenos diferem de intensidade mas quanto à designação é basicamente isso.
Embora os ciclones (vulgo Baixas Pressões) no Hemisfério Norte giram os ventos no sentido anti-horário e no Hemisfério Norte no sentido horário (vg. sentido dos ponteiros de um relógio).
Quanto ao evento que nos irá atingir, esperemos que não passe de uma "ligeira" borrasca com ventos fortes, o que nesta altura já duvido.
Tenho vindo pessoalmente a dar o benefício da duvida às diferentes autoridade deste País (ANPC e IM) quanto ao facto de não emitirem um alerta com antecedência no mínimo de 36 a 48 h de um evento como este, mas emitirem avisos a menos de 24h acho inconcebivel, pois não permite com a devida antecedência que as pessoas acautelem os seus bens convenientemente, nomeadamente junto a costa.