Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Actualizaram os alerta no IM. Para Portalegre inicialmente a previsão de neve estava nos 500m. Agora corrigiram para 700m a partir das 22h. E desconfio que deverão continuar a subi-la. :sad:

Ao que parece nesta run das 12z houve uma pequena intensificação do vento no litoral Norte e Centro. O que acham?

Com esta run na mão eu diria vento muito forte no Litoral Sul (60 a 75km/h) com rajadas de 100 a 120km/h :) entre as 22h de Sábado e as 5h de Domingo

Com esta run na mão eu diria vento muito forte no Litoral Sul (60 a 75km/h) com rajadas de 100 a 120km/h :) entre as 22h de Sábado e as 5h de Domingo

Concordo. Para o litoral Norte e centro talvez entre 50 a 60km/h a velocidade média, com rajadas na casa dos 90km/h poderando chegar em alguns locais aos 100km/h.

Já fui comprar velas :) aqui falta a luz por tudo e por nada, portanto vai ser uma noite à antiga:)

Os dados em texto do GFS que por vezes divulgamos, são dados que correm dentro do servidor meteoPT.com e que ainda precisam de alguns ajustes. Daí não serem ainda postos em público.

De qualquer forma, sempre que necessário, podem perguntar por eles. :)

A tabela em baixo são os dados em texto do GFS meteoPT.com da run das 6h para a cidade de Portalegre.

Quando tiveres disponibilidade podes enviar-me a run das 12h. pf. ?Obrigado

Eu só fico triste por uma coisa, hoje passei o dia a ouvir pessoas a dizer " que chatice estava para ir de fim-de-semana esta tarde mas já não vou que vai nevar muito..." Sinceramente foi feita uma publicidade ao nevão desta tarde por parte do IM...Já reclamei com eles e fico indignado por tal acontecer:angry:

Actualizaram os alerta no IM. Para Portalegre inicialmente a previsão de neve estava nos 500m. Agora corrigiram para 700m a partir das 22h. E desconfio que deverão continuar a subi-la. :sad:

sinceramente parece-me muita fruta, 500/700 m ???

a temperatura a 1000 m rondava às 15h00 os 6ºC (Montalegre e Guarda)

a temperatura vai descer cerca de 5ºC em 5 horas :huh:

às 16h55 no centro de limpeza da serra da estrela (1600m) a temp era de 2ºC :huh:

desta vez exageraram imenso

sinceramente parece-me muita fruta, 500/700 m ???

a temperatura a 1000 m rondava às 15h00 os 6ºC (Montalegre e Guarda)

a temperatura vai descer cerca de 5ºC em 5 horas :huh:

às 16h55 no centro de limpeza da serra da estrela (1600m) a temp era de 2ºC :huh:

desta vez exageraram imenso

não vás por aí, que aqui em 2h desceu 3/4º.. Por isso seria possível claro essa descida..
Mas sim, acho que exageraram nas cotas.. Acho.. Até ver!
E além das cotas, penso que poderá faltar precipitação em alguns locais na altura mais fria..

Meteogramas meteoPT.com da run das 12z do GFS, para as 60h.

Beja
Beja.png

Braga
Braga.png

Bragança
Bragana.png

Castelo Branco
CasteloBranco.png

Coimbra
Coimbra.png

Évora
vora.png

Faro
Faro-1.png

Guarda
Guarda.png

Leiria
Leiria.png

Lisboa
Lisboa.png

Portalegre
Portalegre.png

Porto
Porto-1.png

Setúbal
Setubal.png

Tomar
Tomar.png

Vila Real
VilaReal.png

Viseu

Viseu-2.png

-------------------------------

NOTAS
Os meteogramas meteoPT.com resultam de dados tirados directamente do modelo de previsão GFS.
Não têm em conta a altura de cada localidade, e muito menos os seus respectivos micro-climas.

Os meteogramas não devem ser tomados ao pormenor. Servem apenas para termos uma ideia daquilo que poderá vir a desenrolar-se meteorogicamente.

Por ainda estarem em afinação, os modelos não se encontram disponíveis ao público. Pelo que apenas serão divulgados, caso se justifique. ;)

Malandros estão a usar o mesmo ponto da malha para Lisboa e Setúbal! :p

Bem, está um pouco mais agravado o cenário aqui na região ou é impressão minha?
:shocking:

Engraçadas as cotas de neve mais baixas mais a Sul.. ;)

Malandros estão a usar o mesmo ponto da malha para Lisboa e Setúbal! :p

É verdade! O Hotspot anda a tentar fazer uma interpolação dos dados para conseguir localizações mais específicas.

Percebem porque digo que são dados indicativos e que ainda estão em processo de afinação? :p

Não gostei nada desta run .... tiraram chuva que se fartaram para a proxima semana e dá AA a partir das 180 horas até ás 360h, muito má run a longo prazo !!