Bom dia, eu não sou nenhum pró em meteorologia mas ao olhar para a depressão que ai vem faz-me lembrar a tempestade que afectou Espanha e França na semana passada.
Espero estar enganado e quero que me digam que estou enganado pois Portugal não está preparado para ventos de 150 ou mais
é que eu tou com medo
Outra coisa para a qual chamo desde já a atenção é para as chuvas que podem cair dias 5 e 6 em que vem de SW e poderá ser complicado pela sua persistência
Exactamente, estava a pensar nisso precisamente E nesse aspecto é grande a convergência ECM/GFS.
Habemos Inverno, finalmente...
O que eles estão a ver que nos não estamos
bom dia
de facto o IM esta muito confiante nas sua previsoes hoje de manha nas noticias da radio dao queda de neve a partir da tarde de hoje com cotas de 500 m e em sitios pouco abituais
Eu só vos digo isto:
Segundo o GFS, em Lisboa deveriam estar agora 14,5ºC e vento forte de Sul. Segundo esse mesmo modelo, o vento só rodaria para Oeste a partir das 15h em Lisboa.
GFS meteoPT.com, run das 6h
Ora pouco passa do meia dia, a «Dina» ainda nem se instalou totalmente, e o vento já está de ONO/NO, e a temperatura aqui em Odivelas nos 9,6ºC.
Querem ver que o IM tem mesmo razão?!
As temp. vao baixar concerteza! Mas em relaçao a cotas de neve que o nosso IM aponta acho exagerado! Mas se por acaso acontecer (melhor) serei eu o primeiro a dar a mao a palmatória e reconhecer que errei! Nao nos esquecemos que eles sao profissionais! Terao portanto mais dados do que nós certamente! Mas pelas caracteristicas desta frente! Nao me parece!
Mas nao nos concentremos na neve por enquanto! Concentremos sim nestes fenomenos que ainda mal começaram!
Of.topic... Começa se a notar os solos algo saturados! E isso é mau sinal tendo em conta o que ainda vem!