Aquilo que me parece é que é uma situação que merece uma atenção cuidada da nossa parte
A tanta distância, não estaremos todos a pôr a carroça à frente dos bois?
Não estaremos todos a exagerar um pouco?
No meu post anterior fiz referência ironicamente à eterna situação desfavorável geográfica de Portugal Continental para quem gosta de temporais de chuva e vento .
Depois de uma nova actualização do ECMWF e do GFS como que invertem-se as posições e O GFS atenua o que tinha agravado e o ECMWF agrava o que tinha atenuado.E amanhã darão nova volta, seguramente.
É verdade que prá semana vem aí chuva e vento sobretudo a Noroeste mas daí a lançar avisos algo alarmistas parece-me por enquanto bastante prematuro e algo precipitado.
Se este forum ocorresse no Norte de Espanha, França ou Ilhas Britânicas então já estaria inundado só de Alertas Vermelhos.
O pior (o melhor) vai ocorrer de novo a latitudes mais elevadas: essa parece ser a única certeza.
Por aqui, teremos o que às vezes em Janeiro acontece: dias com precipitações generosas mais a norte do que a sul,algum vento ,mais no litoral e terras altas do que nas restantes regiões e quanto a cotas de neve, isso aí o melhor é mesmo não afiançar nada: veja-se o que ocorreu recentemente com previsões apenas na véspera, sendo certo que com corrente de trajecto atlântico nunca poderá ser a cotas "relativamente baixas".
Peço desculpa por estar em contra-ciclo mas é assim que por enquanto vejo a próxima semana.
Mas como ainda queda todo um Universo de tempo até lá,
oxalá o meu contra-ciclo esteja desactualizado daqui a 24/48 horas e venham temporais como os de antigamente, pois então...