Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Vejo um cenário muito bom para a semana e quanto a mim as cotas serão 500 para ver a neve coalhar e acima dos 300 metros para nevar sem acumular :) é apenas a minha opinião! mais uma vez a iso -5 em Portugal e lembro que tem anos que não a vemos nem um dia em cima ;) e ainda está tudo em aberto tanto pode tirar como meter e se meter mais!! :rolleyes:

Em relação a cotas acho que ficou bem provado que não é assim tão linear a sua determinação, uma vez que mesmo aqui no fórum houve membros que quase "juraram a pés juntos", que não nevaria em cotas abaixo dos 900 ou mesmo dos 1000 durante esta semana...e foi o que se viu! Nevou em Bragança por duas vezes e que eu tenha conhecimento a altitude média ronda os 600m!

está a sair a RUN das 12h, vamos ver se mantém estes belos cenários, principalmente se mantém a tendência que está prevista no final do mês/inicio do próximo.

Em relação a cotas acho que ficou bem provado que não é assim tão linear a sua determinação, uma vez que mesmo aqui no fórum houve membros que quase "juraram a pés juntos", que não nevaria em cotas abaixo dos 900 ou mesmo dos 1000 durante esta semana...e foi o que se viu! Nevou em Bragança por duas vezes e que eu tenha conhecimento a altitude média ronda os 600m!

Tens toda a razão. Só uma pequena correcção, penso que a média da cidade deve andar nos 700m e não nos 600m, a julgar pelo Dan que está a 699m, o Fil a 740m e eu a 770m. :thumbsup:

A run das 12z do GFS vem reforçar a ideia de um início de semana em grande. O balanço neste momento é de manter a precipitação (até algo mais intensa a NW na segunda feira), acentuar ligeiramente o frio. Neste momento as cotas médias começam a ter boas possibilidades de queda de neve...

Ainda faltam dias, ainda muito pode mudar mas... caramba! Que inverno este! :D

A run das 12z do GFS vem reforçar a ideia de um início de semana em grande. O balanço neste momento é de manter a precipitação (até algo mais intensa a NW na segunda feira), acentuar ligeiramente o frio. Neste momento as cotas médias começam a ter boas possibilidades de queda de neve...

Ainda faltam dias, ainda muito pode mudar mas... caramba! Que inverno este! :D

De facto, estes modelos começam a prometer um cenário de inverno bem agreste, "à moda antiga".

Pelos dados actuais, acredito em acumulações razoáveis a partir dos 600m no interior norte e dos 800m no interior centro e sul.

De facto, estes modelos começam a prometer um cenário de inverno bem agreste, "à moda antiga".

Pelos dados actuais, acredito em acumulações razoáveis a partir dos 600m no interior norte e dos 800m no interior centro e sul.

Sim de facto parece, mais uma run quase tirada a papel químico da anterior..o GFS está muito "estável" no que diz respeito á distribuição da pressão para a semana que vem... Mas como já disse o Aurélio basta uma pequena oscilação do AA para Norte para empurrar tudo para cima...e passar-nos ao lado...e o meu "receio" vai precisamente para isso...Se Portugal estivesse á latitude da Irlanda:w00t: aí outro galo cantava... e não havia AA que nos estragasse a ( grande ) festa....:D mas na nossa latitude....:unsure:...é de aguardar mas o cenário assim traçado de facto promete....

O gfs indica por três vezes boas quantidades de precipitação no noroeste.

E uma situação de neve.

Agora e só esperar:D