Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Efectivamente de há uns anos para cá que não temos depressões com origem nos mares a sul dos Açores, cuja deslocação seria por norma feita de sudoeste para noroeste, trazendo massas de ar húmido de zonas de mar mais quente como é essa zona a sul dos Açores. Nessa deslocação trazem ventos e quedas de chuva bastantes constantes e por norma significativas. Era pelo menos essa uma normalidade climática até meados dos anos 90, com algumas pausas em anos secos na década de 80 e que foi retomada de forma marcada em 2001. Depois só de forma esporádica tivemos essas depressões provenientes de zonas tão a sul. E a prova disso mesmo é o facto de as quantidades de precipitação cá na zona norte ser tão diminuta relativamente às normais climatológicas.
Desculpem a "verborreia" mas é uma constatação que facilmente é apreensível pelos menos "dotados" na meteorologia - como eu :confused:- que me leva a escrever isto.

Neste último ano e meio a única coisa que verifiquei foi a diminuição das nossas habituais frentes de NW, o que veio reduzir em muito a precipitação registada em todo o território continental, salvo casos pontuais registados como na zona de Lisboa e Algarve que até registaram precipitações acima da média.

Efectivamente de há uns anos para cá que não temos depressões com origem nos mares a sul dos Açores, cuja deslocação seria por norma feita de sudoeste para noroeste, trazendo massas de ar húmido de zonas de mar mais quente como é essa zona a sul dos Açores. Nessa deslocação trazem ventos e quedas de chuva bastantes constantes e por norma significativas. Era pelo menos essa uma normalidade climática até meados dos anos 90, com algumas pausas em anos secos na década de 80 e que foi retomada de forma marcada em 2001. Depois só de forma esporádica tivemos essas depressões provenientes de zonas tão a sul. E a prova disso mesmo é o facto de as quantidades de precipitação cá na zona norte ser tão diminuta relativamente às normais climatológicas.
Desculpem a "verborreia" mas é uma constatação que facilmente é apreensível pelos menos "dotados" na meteorologia - como eu :confused:- que me leva a escrever isto.

Sim, mas o que realmente teria aqui interesse era conhecer a etiologia dessa mudança na formação das depressões. Que elas mudaram de sítio, é fácil notar, basta contá-las. Talvez algum moderador ou verdadeiro entendido nos consiga elucidar :D

thunderboy, é quase o mesmo que eu referi no post #383, as alterações são mínimas, mas ainda assim aumentou ligeiramente.

A iso -4 desceu até ao limite inferior do distrito de Castelo Branco. Julgo ser a diferença mais notória :)

thunderboy, é quase o mesmo que eu referi no post #383, as alterações são mínimas, mas ainda assim aumentou ligeiramente.

As diferenças podem ser minimas, mas podem ser suficientes para alterar um pouco a cota. Isso também se reflecte na previsão do freemeteo para aqui visto que há umas horas atrás dava chuva e agora dá chuva ou saraiva.

A iso -4 desceu até ao limite inferior do distrito de Castelo Branco. Julgo ser a diferença mais notória :)

Mas retiraram alguma precipitação :p mas tá muito bom de qualquer das maneiras.

Ponham-se a pau que é desta que neva no Algarve:p

Provavelmente chegará cá o frio mas faltará a precipitação!!! O local que poderá apanhar com uns flocos será novamente a Fóia/Monchique. Ainda assim, a acontecer, já há muito que não neva várias vezes em tão pouco tempo na Fóia!

Sim, mas o que realmente teria aqui interesse era conhecer a etiologia dessa mudança na formação das depressões. Que elas mudaram de sítio, é fácil notar, basta contá-las. Talvez algum moderador ou verdadeiro entendido nos consiga elucidar :D

Uma constatação seria o facto de as águas nestes últimos anos (no inverno) estarem mais quentes na nossa latitude e as depressões deslocarem-se mais para norte mas isso agora seria ilógico visto que este ano até estão um pouco mais frias e não termos as tais depressões. Outra observação seria o facto de termos o efeito da el niña este ano embora estes últimos anos estivessemos sob o efeito oposto do el niño.:huh: São factos, suposições a que penso que haverá dificuldade, mesmo dos mais experimentados, de explicar rapidamente - talvez noutra área de discussão do tema no nosso fórum.:thumbsup:

Já tinha dito no fim de Dezembro que este inverno nos traria muitas surpresas, ísto porque se tem comportado como um verdadeiro outono-inverno, que faz recordar todas as pessoas (as de maior idade )como eram essas mesmas estações à uns bons anos atrás.
Falei da possibilidade de ainda cair um grannnnnnnnnnnnnde nevão. Neste momento temos boas condições para que isso aconteça no dia 20, mas se não acontecer podem ter a certeza que ele ainda vai cair, afinal ainda temos Fevereiro e quem sabe Março. É esperar para ver...

É interessante constatar que em décadas passadas ocorriam periodicamente anos com precipitações próximas dos 1000 mm perto do litoral, no Algarve, e agora penso que já não há anos assim talvez desde 97.