Aristocrata
Super Célula
Efectivamente de há uns anos para cá que não temos depressões com origem nos mares a sul dos Açores, cuja deslocação seria por norma feita de sudoeste para noroeste, trazendo massas de ar húmido de zonas de mar mais quente como é essa zona a sul dos Açores. Nessa deslocação trazem ventos e quedas de chuva bastantes constantes e por norma significativas. Era pelo menos essa uma normalidade climática até meados dos anos 90, com algumas pausas em anos secos na década de 80 e que foi retomada de forma marcada em 2001. Depois só de forma esporádica tivemos essas depressões provenientes de zonas tão a sul. E a prova disso mesmo é o facto de as quantidades de precipitação cá na zona norte ser tão diminuta relativamente às normais climatológicas.
Desculpem a "verborreia" mas é uma constatação que facilmente é apreensível pelos menos "dotados" na meteorologia - como eu - que me leva a escrever isto.
Desculpem a "verborreia" mas é uma constatação que facilmente é apreensível pelos menos "dotados" na meteorologia - como eu - que me leva a escrever isto.