Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Muito grave porquê?

Porque existem grandes quantidades de precipitação associadas a bastante frio a 850hpa, o que poderá levar a nevões consideráveis nas terras médias/altas, mas vamos esperar pelos desenvolvimentos dos próximos run's, mas uma coisa temos garantida, vamos ter frio e muito chuva, mesmo não caía neve vai haver muito gelo por aí.

:huh::huh:

Não acredito...nem água neve e muito menos neve....A última situação de 9/01/2009 em que nevou no Porto foi muito mais favorável e não nevou na Grande Lisboa...então agora com uma circulação predominantemente atlântica... WNW, muito menos!
Aliás penso que só nevará na Terça-Feira e nos " lugares habituais" Trás-os Montes , Serra da Estrela e qualquer outro ponto no interior do País acima dos 800/1000 metros.

Concordo com tudo menos com a cota de neve com o cenário que mostra é impossível não nevar a cotas bem inferiores a essas :thumbsup:

cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém para bom entendedor meia palavra basta ;)

porque não esperar mais 24horas ou 48horas e depois fazem contas as cotas de neve ainda ontem ouve um exemplo como as cotas são difíceis de calcular, no mesmo sistema montanhoso num raio de 30km existiu cotas de neve diferentes por isso acho que não vale a pena andarem já a dizer que vai nevar em x y ou z local ;)

Aquilo que me parece é que esta entrada afectará muito mais o Norte e Centro que o Sul, isso parece certo.
No que diz respeito à neve, haverá queda com boas acumulações (falo de 20/30cm), mas apenas na região Noroeste do país, já que, pelos dados que tenho até agora, me parece que o Nordeste, desta vez, não terá a mesma sorte.

O Algarve não terá nada de mais, uma situação normal ou se calhar mesmo anormal, estamos em meados de Janeiro levo uns míseros 105 mm desde de 1 de Outubro choveu um terço daquilo que devia ter chovido, quem me dera que venha as famosas depressões em altitude a sudoeste do Algarve, isso sim, agora estas frentes que nem 10 mm regista-se em 1 dia:disgust: só as regiões do Norte e parte do Centro poderá ver algo significativo, agora o Algarve cada vez estou mais pessimista, acho que o meu vizinho Aurélio já pegou-me o pessimismo, mas é a realidade.:angry::angry::D

O Algarve não terá nada de mais, uma situação normal ou se calhar mesmo anormal, estamos em meados de Janeiro levo uns míseros 105 mm desde de 1 de Outubro choveu um terço daquilo que devia ter chovido, quem me dera que venha as famosas depressões em altitude a sudoeste do Algarve, isso sim, agora estas frentes que nem 10 mm regista-se em 1 dia:disgust: só as regiões do Norte e parte do Centro poderá ver algo significativo, agora o Algarve cada vez estou mais pessimista, acho que o meu vizinho Aurélio já pegou-me o pessimismo, mas é a realidade.:angry::angry::D

Tenho a sensação que há uns anos atrás aquelas depressões estacionárias no Golfo de Cádiz, com ventos de sueste durante dias a fio, chuvas fortes e trovoadas eram muito mais frequentes, não achas? Há quanto tempo o Algarve não tem um ano chuvoso a sério, daqueles com quase 1000 mm no litoral?

Tenho a sensação que há uns anos atrás aquelas depressões estacionárias no Golfo de Cádiz, com ventos de sueste durante dias a fio, chuvas fortes e trovoadas eram muito mais frequentes, não achas? Há quanto tempo o Algarve não tem um ano chuvoso a sério, daqueles com quase 1000 mm no litoral?

Desde 2006 :D isto é, desde que passámos a ter um fluxo de noroeste, em vez de sudueste.

Podias explicar um pouco melhor esses conceitos de fluxo de sudoeste e de noroeste? Desculpa, sou um pouco amador nesta área...

É assim, até 2005/2006 a maioria das grandes tempestades vinham de sudueste trazendo bastante água, neste momento poucas são as que vêm sudueste, pois desde 2006 para cá têm vindo mais de noroeste, tal como esta próxima frente, elas não só trazem menos chuva (para o Algarve) como tambem trazem mais frio, ao contrário das de sudueste.

É assim, até 2005/2006 a maioria das grandes tempestades vinham de sudueste trazendo bastante água, neste momento poucas são as que vêm sudueste, pois desde 2006 para cá têm vindo mais de noroeste, tal como esta próxima frente, elas não só trazem menos chuva (para o Algarve) como tambem trazem mais frio, ao contrário das de sudueste.

Curioso.. E sabes explicar isso ou é só uma constatação que fizeste?

É 50:50 parte constatação minha e outra parte pelos dados que se tem recolhido, tem-se vindo a verificar que as direcções do vento tem vindo a mudar, tal como a direcção das frentes.

Boas noites malta...

Segundo o que o Mario e aquilo que interpreto tem-se vindo a verificar uma diminuição das depressões oriundas o OESTE/SW e ate as de sul nesta ultima temporada e ate á 1 ano... pois tudo devido ás poucas e frequentes neste momento de SUESTE.

Pois quando a temporada é propicia a este tipo de depressoes, sao quando os anos são fortes a nivel de ventos e correntes vindas de Levante.

Pois ultimamente o Levante tem sido muito escasso, sendo ainda assim, quando entra forma as CUT OFF LOW, mas tambem estas não tão intensas como se pretendia. Pois faz falta... é sobretudo essencial á manuntenção das aguas.(barragens)

Acho particularmente tudo muito devido a isso o que faz este evento com que defina anos frios e anos mais amenos. A falta deste evento humido e ameno facilita as invasões frias... ;)