Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Deve ser erro de quem introduziu o alerta de neve.
não sei se será erro pois o alerta é valido para amanha a partir das 18h até segunda as 18h inclusive dizem queda de neve em cotas inferiores a 1000m depois para terça vão lançar outros alertas esperemos com cotas mais baixas :)
não sei se estão a contar que neve com a passagem da frente a 1000m :rolleyes:

Deixem de bater no IM; a previsão de neve no distrito do Porto é para amanhã a partir das 18h.
Eles de tão-tão-tão:lmao: Tão levarem nas orelhas agora fazem as previsões a medo...mas pelo menos vale a prevenção.
Antigamente previam neve a cotas superiores a 300 metros, 500 metros, 600 metros...agora prevêem queda de neve a cotas inferiores a 1000 metros:lol:
Atenção que eu considero os profissionais do IM como sérios mas comparo-os aos profissionais de medicina: tanto andaram a levar nas orelhas ao longo do tempo que agora fazem medicina preventiva - antes que haja mal ou previsão do mal correm os doentes a baterias de testes, exames e afins não vá o diabo tecê-las:thumbsup:
Ah, e para 3ª feira:
Previsão para 3ª Feira, 20 de Janeiro de 2009

Tempo frio com períodos de céu muito nublado.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando temporariamente
forte (35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas.
Aguaceiros, que serão de neve acima dos 400 metros nas regiões do
Norte e Centro.

Última edição:
Sugiro um pouco mais de moderação nos comentários e uma melhor análise das previsões; de facto, se forem analisar cada um dos avisos podem observar que a maior parte referem-se ao período terminal do dia de amanhã, continuando pelo dia seguinte.

Por mim acho correcto os avisos lançados pelo IM.

Bom, isto está a ficar animado por aqui outra vez.
Os 400m de cota previstos para terça-feira pelo IM põem já todo o Norte e Centro em expectativa moderada, uma vez que precipitação não faltará.
O post do Vince no tópico de "Análises..." é elucidativo da expectativa que agora sim, começo a depositar para aquele dia :
" Cheira-me que lá vou eu outra vez fazer uns quantos Kms (não muitos),
para ver o elemento branco.
Mas depois de terça o Inverno ainda estará no início.
Veja-se para o final da semana a enormidade que por enquanto já é consensual que venha, segundo os 2 modelos que tanto aqui analisamos.
O modelo Europeu ECMWF acena-nos com isto:

ciclo3oc3.png
[/URL][/IMG]

E o GFS não fará a coisa por menos:

semttuloib4.png
[/URL][/IMG]

Eu sei, eu sei...Ainda falta muito (mais de 150 horas) e até lá muitas outras situações interessantes podem ocorrer , desde já a da próxima madrugada de segunda para terça e terça-feira e aquelas previsões podem ainda alterar-se (será normal).
Mas era só para dizer que por este andar "Habemos Invernus" sim senhor.

Eu também vejo os mesmos alertas para amanhã... Neve até Coimbra, vento forte, ondulação de 5 a 6 metros no litoral...:huh:

Mas houve um erro sem duvida, peguem no exemplo de Coimbra, e comparem com a previsão descritiva, chuva fraca, temperatura entre os 7ºC e os 13ºC, não bate a bota com a perdigota :D

Acontece...
:p

Eu também vejo os mesmos alertas para amanhã... Neve até Coimbra, vento forte, ondulação de 5 a 6 metros no litoral...:huh:

Mas houve um erro sem duvida, peguem no exemplo de Coimbra, e comparem com a previsão descritiva, chuva fraca, temperatura entre os 7ºC e os 13ºC, não bate a bota com a perdigota :D

Acontece...

Isso deve-se aos diferentes timmings de actualização da informação que quanto a mim têm obrigação de serem revistos ;)

Acontece...

AVISOS PARA COIMBRA:
-por vento a partir das 18h00;
-por neve a partir das 18h00.

Qual é o erro ? Sinceramente, não encontro nenhum erro ... E acho que desta vez foram colocados a horas, e não demasiado perto da ocorrência. Parabéns IM.

De facto há discrepância entre as previsões descritivas e os avisos para algumas zonas. E penso que um aviso de queda de neve abaixo dos 1000 metros justifica-se - porque é onde vive a esmagadora maioria da população - mas falta-lhe é mais rigor: a partir de que cotas contaremos com neve? A 100, 200, 400 ou 600 metros; há em rigor uma grande diferença e é isso que eu chamo de previsões preventivas ao estilo do que referi: "medicina preventiva".
Ah, e já agora: vento fraco de sul\sudoeste e chuva fraca neste momento.

Acontece...

O distrito não é só Coimbra. E temos que ter em conta que Coimbra não é uma cidade a uma altitude alta.

Ou, por outro lado ao que o Spiritmind referiu.

O distrito de Coimbra tem no interior muitas serras de elevada altitude, caso da Serra da Lousã e do Açor, e aí sim é muito provável que neve.

Para mim o erro está que o alerta deveria ser feito segunda e não hoje :p amanha e segunda não vejo motivos para alerta nem para vento muito menos para neve...

AVISOS PARA COIMBRA:
-por vento a partir das 18h00;
-por neve a partir das 18h00.

Qual é o erro ?

:huh: Cota de neve abaixo dos 1000m com temperatura máxima de 13º C e minima de 7ºC. Vente fraco a moderado, periodos de chuva fraca. Das 0 ás 24 de dia 18...

Acho estranho só isso, para mim não faz muito sentido. Mas... provavelmente sou eu que não estou a entender bem, e estou certa que como eu, muitos haverá a consultar e a ficarem baralhados. ;)

O distrito de Coimbra tem no interior muitas serras de elevada altitude, caso da Serra da Lousã e do Açor, e aí sim é muito provável que neve.

Sim é verdade, aqui bem perto na Serra do Açor é vulgar cair neve, também não é de admirar, pois ela tem 1412metros.
image1eg2.jpg

Esta foto já é deste inverno.
Quanto á cair neve aqui, dependerá da quantidade de precipitação, pois das outras vezes o frio tem sido de sobra, mas não tem havido precipitação considerável:sad:.
mas esta semana tem tudo para aqui cair uma boa nevada:w00t:

... e estou certa que como eu, muitos haverá a consultar e a ficarem baralhados. ;)

Aconselho a todos antes de mais nada a lerem as previsões descritivas do IM.
São sempre actualizadas por volta das 06 horas e aí não há confusões, nem erros, nem enganos e está lá tudo até terça-feira.
Quais são as dúvidas?
Quantos aos avisos de alerta , realmente não entendo o que se passou hoje mas a "informatização-impessoalização " poderá estar na origem do desfazamento verificado.
Mas atenção : os avisos são só para daqui a muitas horas.Não estarão errados.Estarão antecipados o que indiciará que o IM estará com mais cuidados agora , depois do "descalabro do dia 09".