Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

resumodp1.jpg

oh pessoal.

eu ainda tou muito verdinho nestas coisas mas o estado do tempo vai tar pior amanha do que hoje?
vamos ter neve em evora? e qual o acumulado de precipitacao?

abraços e boas fotos ;)

Um "reality-check" aos modelos, comparei a previsão do GFS para a T500 e T850 com as medições das sondagens na Corunha e em Lisboa do meio dia.
Tudo em ordem, até está mais frio na Corunha que o previsto :thumbsup:

Corunha
Real: -0.1 / -26.3
Prev: 0.2 / -25.3

Lisboa
Real: 6.6 / -17.9
Prev: 6.2 / -17.4

Mapas do GFS/MeteoPT para amanhã ao meio dia.
Cota e T2, Precipitação e CAPE

gfs_pi_t2mv_024.png

gfs_pi_prec_024-3.png

gfs_pi_cape_024.png

Vou pôr aqui as cotas do Meteopt.com para as 18:00, 21:00, 24:00 e 03:00, a ver como isto bate com a realidade nas próximas horas

gfs_pi_t2mv_006.png

gfs_pi_t2mv_009.png

gfs_pi_t2mv_012.png

gfs_pi_t2mv_015-1.png

Relativamente ás perspectivas que tinhamos ontem claramente está a entrar menos frio a 850 hpa:( Salvam-se as temperaturas a 500 hpa por isso ainda há esperança:thumbsup:

Na sondagem da meia noite na Corunha já havia algum um desfazamento que não havia ontem.

Sondagem da Corunha 00Z (43.36 -8.41 )
850hPa/500hPa/Thk 500-1000

Real: -2.1ºC/-33.5ºC/529.5
Prev: -2.5ºC/-34.2ºC/528.4

Mas acho que não foi por aí, o litoral ditou as suas regras, e sem frio instalado tudo é muito complicado mesmo sendo a entrada potente em termos de frio. Mas pode ser que alguma célula mais potente ainda traga alguma surpresa.

Aqui para a região Sul estão previstos cerca de 5 a 20 mm de precipitação de 20-27 deste mês!!!
Realmente impressionante .... :mad::angry::angry::angry: !!

Este ano é só "chupar" no dedo, aqui no sul do país, e se as prespectivas se vierem a confirmar então este mês não passará dos 40 mm aqui no Sotavento algarvio ... de modo a manter a média deste ano pois claro !!

Quem vive no Minho e Douro Litoral são uns sortudos ... é só vento, ondulação, chuva, trovoada, neve .... o que se deve manter por uns 15 dias !!

Maldito AA !!!
Quantos dias tenho que lombar com os chuviscos !!:angry::angry:

Segundo os modelos os proximos 10 dias o pessoal do Algarve tem que lombar com os chuviscos !!