Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Tem entidades que parece que não aprendem com os erros :disgust: amanha falamos :p

Plenamente de acordo contigo. Aqui em Poiares sopra um vento que parece estarmos no litoral. Começo a recordar um certo nevão em Lisboa onde de repente o vento que começou a soprar cada vez com mais intensidade ajudou a queda da cota de neve até Lisboa.
Será que neste caso o vento conjugado com o frio em altitude farão as cotas disparar para baixo. Se disse alguma barbaridade por favor corrijam-me.:)
Se logo a noite no Wetterzentale aparecer novamente a -35 a abarcar todo o Norte e Centro a cota de 600m terá o mesmo destino que a anterior cota de 700m que sinceramente qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos de meteorologia verificaria ser muito mas mesmo muito alta.:huh:

Previsão para 3ª Feira, 20 de Janeiro de 2009

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que serão mais frequentes nas regiões do litoral.
Queda de neve em alguns locais, em especial no Minho,
Trás os Montes e Beira Alta.
Possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando temporariamente
forte (35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas.
Descida acentuada de temperatura.

Fonte: IM

Cota?:unsure:

Parece que o IM me deu ouvidos :p cota de 200m ;) assim está bem!

:huh::huh:

Eles andam completamente "ás aranhas" com as cotas, mas ok eles é que são os profissionais do tempo e concerteza terão uma base muito forte para afirmar isso.Eu acho demasiado baixa.....mas não há como aguardar....:thumbsup:

A propósito, já estamos no Pós frontal certo? é que com 13 graus nem parece....mas claro amanhã vamos ter talvez cerca de 3 graus positivos aqui no Porto e quem for a Paços de Ferreira vai ver um grande nevão........:disgust:

Bah...:disgust:

Prognósticos só no fim :D

Esta situação é muito rara por estas bandas, circulação de Oeste extremamente fria. Portanto para já acredito na experiência do IM.

Agora as cotas do GFS no litoral norte rondam os 100m. O que pode fazer subir as cotas, circulação de Oeste. O que pode fazer descer, convecção já que o CAPE não sendo muito elevado também não é de descartar.

Eu que pouco percebo disto, digo que a cota no litoral norte tanto pode ser de 0 metros como de 600 metros.

Amigos, neste caso é mesmo esperar para ver, vai ser uma autêntica lotaria.

Sem dúvida o melhor post do dia, quanto a mim ;) Tá tudo explicado em poucas e simples palavras.

Esperemos que não acabe tudo como a neve em Setubal que previas há uns dias atrás :p

Eu não previa neve para Setúbal, previa que a cota pudesse cair ao nível do mar como se verificou no Norte, e amanha é dia para poder voltar a se repetir, não quer dizer que aconteça mas pode acontecer não é impossível as condições estão lá ;) e para terça o IM nem se atreve a meter cotas porque será ;) :D

Previsão para 3ª Feira, 20 de Janeiro de 2009

Aguaceiros, que serão mais frequentes nas regiões do litoral.
Queda de neve em alguns locais, em especial no Minho,
Trás os Montes e Beira Alta.
Possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Vento moderado (20 a 35 km/h) de noroeste, soprando temporariamente
forte (35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas.
Descida acentuada de temperatura.

Fonte: IM

Cota?:unsure:

Acho que "queda de neve em alguns locais" significa cota 0, ou seja pode nevar em qualquer local, não estando limitado pela altitude. Penso que no anterior (e saudoso) evento de queda de neve aqui pelo Norte também deram essa descrição na previsão.

Acho que "queda de neve em alguns locais" significa cota 0, ou seja pode nevar em qualquer local, não estando limitado pela altitude. Penso que no anterior (e saudoso) evento de queda de neve aqui pelo Norte também deram essa descrição na previsão.

Exactamente!! :thumbsup:

Neve em alguns locais, significa mesmo isso!!! :shocking:

O segredo está no dia seguinte! Malta, reparem só porque raio dizem neve em alguns locais, ora se 4ª feira vai subir a temperatura.. Façam as contas:

Continente

Previsão para 4ª Feira, 21 de Janeiro de 2009

Aguaceiros no litoral Norte e Centro passando a periodos de chuva

e estendendo-se às regiões do interior para o fim do dia.

Queda de neve acima 200 metros subindo gradualmente

a cota de neve para os 1400 metros ao longo do dia.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando

temporariamente forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas da

ordem dos 90 km/h nas terras altas.

A partir do meio da tarde, rotação do vento para sudoeste forte

(35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 85 km/h no litoral

e terras altas.

Pequena subida da temperatura máxima e pequena descida da mínima.

Apanhei o IM!!:cold::w00t::thumbsup:

Exactamente!! :thumbsup:

Neve em alguns locais, significa mesmo isso!!! :shocking:

O segredo está no dia seguinte! Malta, reparem só porque raio dizem neve em alguns locais, ora se 4ª feira vai subir a temperatura.. Façam as contas:

Sim, está implícita a cota zero em alguns locais neste previsão... Eu diria que é também o colocar da fasquia muito alta (neste caso muito baixa :p). Veremos...

Se prevêem cotas altas é porque são muito altas! Se põem a hipótese de nevar a qualquer cota, com aquele texto, é porque já estão a exagerar no "optimismo"!
:rolleyes:
Acho que para ninguém dizer mal o IM devia pôr: "queda de neve garantida em algumas cotas abaixo dos 5000m"...
Serve? :lmao:

Vá lá, estamos TODOS completamente baralhados com a situação, e dúvido que haja aqui, ou lá, alguém com certezas dada a situação..
E com esta convecção, pode nevar num sítio a 500m, e noutro a 0m, como disse o HotSpot..
Vamos lá ser realistas e justos!

E com esta convecção, pode nevar num sítio a 500m, e noutro a 0m, como disse o HotSpot..
Vamos lá ser realistas e justos!

Sim mas eu subscrevo! Aliás o IM admitir uma possível cota 0 alargando a previsão acho mesmo muito positivo! Quando falei nas fasquia não era de maneira nenhuma para criticar, disse mesmo com algum sentido de brincadeira! Desta vez acho que está uma previsão acertada!