ac_cernax
Nimbostratus
Obrigado Aurelio pela dica.E verdade miguel tambem tive a ver na previsao do IM para o final do dia de sexta as rajadas podem atingir os 120km/h nas terras altas, o que ja é consideravel. Uma situacao para acompanhar.
Obrigado Aurelio pela dica.Tive a ver a previsao do IM e para o final do dia de sexta as rajadas podem atingir os 120km/h, o que ja é consideravel. Uma situacao para acompanhar.
relembro que, mais importante que as rajadas é a velocidade media do vento ( sustained wind speed).
claro que rajadas de 120km/h é um valor muito elevado ainda pior se o vento medio rondar os 80km/h
Essa tempestade do Norte da Galiza poderá entrar para a historia como uma das mais violenta das tempestades a afectar a PI, felizmente para Portugal não nos parece ir afectar muito, poderá provocar umas rajadas a rondar os 80 a 90 km/h No Litoral Norte principalmente e acima dos 100km/h nas terras altas, estes valores parecem muito, mas se virmos que esta run das 12 do GFS mete para o norte de Espanha ventos que podem ir aos 200km/h em montanha e zonas expostas da costa pressão nesta run entre os 965mb e os 970mb no Golfo da Biscaia...se ela vem mais para sul poderíamos estar em mãos lençóis!!mas tudo indica que siga o trajecto pelo norte da Galiza em direcção ao sul de França na noite de sexta e madrugada de sábado.
Arrisco a prever que iremos ter vento e chuva forte mas sem ser um cenário "apocalíptico" já que o movimento dessa depressão parece-me típico de depressões provenientes do NW mas com rápidas incursões para E pelo que o pior deverá estar guardado para os litorais da Galiza, Astúrias e Cantábria - aliás um fenómeno não tão estranho para eles.
Mesmo para eles é um fenómeno muito raro...Uma ciclogenese explosiva com aquela força não se vê a muitos anos...Um cenário grave se se concretizar para a costa norte de Espanha. Caso afecta-se directamente Portugal nem quero imaginar as consequências mas fiquem tranquilos que as hipóteses de isso acontecer são muito pequenas.