Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Fenómenos destes são sempre raros mas são fenómenos recorrentes naquela costa norte de Espanha antes do final do milénio; de há uns anos para cá eles tem sido menos do que o habitual.
Esperemos é que não haja feridos ou outros danos:unsure:

Mesmo para eles é um fenómeno muito raro...Uma ciclogenese explosiva com aquela força não se vê a muitos anos...Um cenário grave se se concretizar para a costa norte de Espanha. Caso afecta-se directamente Portugal nem quero imaginar as consequências :( mas fiquem tranquilos que as hipóteses de isso acontecer são muito pequenas.

Retiro o que disse anteriormente!! Se para ter mais chuva aqui implicar que o Norte fique "debaixo de água", com a colocação da depressão mais a Sul e todas as consequências nefastas daí decorrentes, então passo bem sem a chuva....:shocking:

IMPRESSIONANTE! :eek:

gfs-0-36_qed8.png

Fonte: http://www.meteociel.com

A costa norte de Espanha vai ficar mal tratada a confirmar-se isto!!!

gfs-0-36_qed8.png

Fonte: http://www.meteociel.com

A costa norte de Espanha vai ficar mal tratada a confirmar-se isto!!!

Penso que isso será um cenário realmente muito grave não só para o Norte de Espanha como para França...Uma tempestade com ventos de furacão 2 ou 3 :eek: uma tempestade potencialmente mortal a confirmar este cenário, penso que não será tão grave como esta run penso que irá ficar pelos 970 a a 975hpa ainda assim uma tempestade para a historia para muitos locais do Norte de Espanha...

Nesta run a depressão de amanhã ainda saiu mais cavada...:surprise:

Não é só o Norte de Espanha, é também o norte de Portugal!!( embora com menos intensidade)

Situação potencialmente perigosa ! O gradiente barométrico é bastante acusado! Uma depressão em rápido cavamento assim é algo de bastante perigoso!
Vamos ver como evolui!

airpressurexz8.png

Cavou de facto muito nesta run! O cenário é grave no norte de Espanha de facto. Penso que apesar de tudo, e embora os efeitos se façam sentir também em Portugal, sobretudo no litoral Norte, este cavamento acaba por não trazer alterações tão significativas para nós. As isóbaras apesar de tudo encontram-se relativamente próximas das runs anteriores no nosso território!

Mas uma depressão assim merece um acompanhamento muito cuidadoso! Certamente que o norte de Espanha reforçará os seus alertas!

Situação que tem tanto de fantástico como de assustador...

Segundo o GFS ( run 12 z) a depressão estará amanhã pelas 7 horas da manha +/- a norte dos Açores e com uma pressão no centro de 990 hpa..
á 1 hora da manhã de sábado 24/01 estará a norte da Galiza com uma pressão no centro de 965 hpa...:shocking:

a pressão vai cair 25 hpa em cerca de +/- 17 horas ...:surprise::surprise:

A isto chama-se ciclogénese explosiva!... e eu nem quero imaginar se essa " coisa" se lembra de vir mais pelo sul e o centro da depressão passar sobre o norte de Portugal....( mas as probabilidades de isso acontecer são mínimas pois faltam poucas horas para o evento e os mapas já estarão mais ou menos delineados)

... e eu nem quero imaginar se essa " coisa" se lembra de vir mais pelo sul e o centro da depressão passar sobre o norte de Portugal....( mas as probabilidades de isso acontecer são mínimas pois faltam poucas horas para o evento )

Pois eu imagino o que eventualmente poderia acontecer e lembro-me da ciclogénese que o meu pai relatava incessantemente de 15 de Fevereiro de 1941: - o famoso "ciclone" como foi apelidado e já aqui no fórum com direito a tópico próprio.
Também aí houve um deslocamento rápido de uma depressão que na véspera se encontrava nos Açores e que depois terá cavado 30,35 hPa em 18 horas tendo o seu centro passado pelo noroeste de Portugal com 97O hPa.

rslp19410215zp2.gif
[/URL][/IMG]

Claro que agora a situação é diferente para Portugal, já que o centro desta depressão irá passar bem mais a norte ,mas por ser uma situação sinóptica com algumas parecenças daquela , deixa-me com algum entusiasmo mas sabendo que o rumo desta, estará desde já traçado.
Ainda assim ,o vento depois da manhã de amanhã , aqui para as regiões do Norte obviamente que vai soprar forte.
Veremos e relataremos aqui, da sua intensidade.

O UKMO e o GME mete o centro mais encostado a costa de Espanha... assim nesse cenário os ventos iriam ser piores em terra e Portugal poderia ver algum efeito maior do que mostra o GFS agora...mas isso só mesmo depois vendo imagens de satélite para saber a 100% se a rota está como mostra o GFS

Sem duvida que assusta :shocking:... seguramente o Norte e Centro de Portugal amanhã em Alerta Laranja.
A AEMET já o indica , nomeadamente para as provincias espanholas da metade norte do país vizinho.

Frederick Sanders e John R. Gyakum ( Department of Meteorology, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge ) em 1980 , afirmaram que uma queda de pressão que exceda os 10hPa num intervalo de 3h , da-se o nome de bomba ( Bergeron = 1 unidade )

Um termo que bem se pode aplicar ao que poderá vir aí dentro de algumas horas... :shocking: