Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Em Março de 2005 houve vento no dia 1, mas no dia 2 o vento parou e a mínima foi ainda mais baixa, pelo menos por aqui.

Mas é bem verdade que, por vezes, basta uma brisa fraca para impedir a inversão térmica.

Correcto, mas por exemplo eu vivo num zona abrigada do vento N, por vezes existe uma brisa N que eu aqui não sinto, não será isso a causadora de minimas baixas em certos dias..Nunca tive bem a resposta para este acontecimento;)

Nuno, lê este tópico:

Diferença de temperatura (In)explicável

Vê como o vento a 7,5km/h é capaz de fazer disparar a temperatura. :thumbsup:

Eu sei que sim, é verdade que faz disparar as temperaturas, vejo algumas vezes na estação do nosso amigo Hotspot por vezes a temperatura vai lançada e começa a subir ou estagna, não pus isso em causa, mas á lugares abrigados onde não sentem por vezes essa aragem;)

Mas agora eu pergunto!! Com o frio que vamos ter em altura será que essa brisa vai ter o mesmo efeito que temos nos outros dias em que não temos tal frio em altura?? :huh:

Mas agora eu pergunto!! Com o frio que vamos ter em altura será que essa brisa vai ter o mesmo efeito que temos nos outros dias em que não temos tal frio em altura?? :huh:

Com certeza não deverão haver inversões na ordem dos 12ºC como já se verificou na Praia da Rainha, e se verificam nos lugares abrigados.

Mas penso que é o suficiente para fazer dos -2ºC previstos pelo IM para a cidade de Lisboa, uns 3ºC.
O que não significa que não seja frio. 3ºC aliado ao vento é muito frio.
Mas se não fosse o vento, talvez Lisboa descesse mesmo aos -2ºC. Penso que esse valor seria uma temperatura record na capital.

O efeito pode ser o mesmo, mas os valores de temperatura serão mais baixos do que nos dias em que não há tanto frio em altura.

O efeito pode ser o mesmo, mas os valores de temperatura serão mais baixos do que nos dias em que não há tanto frio em altura.

Pois era ai onde queria chegar :D :hehe: penso que Lisboa poderia ser dos poucos locais de Portugal sem temperaturas negativas mas poderia andar no fio da navalha...

É certo que ainda está longe (daqui a 8 dias exactamente), mas podemos sonhar um pouco penso eu.:D:cold::rain:

O frio na próxima semana é anunciado por todos os modelos e isso ninguem o tira e o GFS aponta-nos com uma forte depressão que se vai instalar na Madeira causando forte precipitação entre Quinta/Sexta até Segunda-Feira enquanto o litoral da região Sul poderá ver uns chuviscos causados pela injecção de nebulosidade dessa depressão !!

Afinal, secura total e muito frio é o que nos espera.

Esperemos que regressem os Noroestes, se regressarem!

Como sabe bem sonhar, será isto uma miragem, será um sonho ou será um desejo que pediram para 2009 e vamos ver realizado:D:lmao::shocking::rolleyes::unsure:

Afinal, os nossos amigos espanhóis têm um mapa muito mais jeitoso para sul do que para o norte.:lmao:

Como sabe bem sonhar, será isto uma miragem, será um sonho ou será um desejo que pediram para 2009 e vamos ver realizado:D:lmao::shocking::rolleyes::unsure:

Afinal, os nossos amigos espanhóis têm um mapa muito mais jeitoso para sul do que para o norte.:lmao:

:surprise::surprise::surprise::surprise:Se Ayamonte que é no litoral sul de Epanha colado ao Algarve(outrora de Portugal) pode vir a nevar imagino as regiões do centro e Norte de Portugal e as Serras Algarvias.:rolleyes::rolleyes::rolleyes: