Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Penso que a única coisa que se inverte é o campo magnético da Terra.

Sem dúvida! Ao longo da história geológica do nosso planeta há registo de várias inversões do campo magnético. Estas inversões estão "gravadas" nos basaltos do fundo do oceano e constituem, até, um importante argumento a favor da teoria da tectónica de placas. com efeito, o registo é simétrico em relação às dorsais médias oceânicas... Assim, podemos afirmar que houve inversão dos pólos, ou melhor, do campo magnético terrestre: há épocas em que a agulha da bússula aponta o sul (épocas de polaridade invertida) e épocas em que a agulha aponta o norte (polaridade normal) como a que actualmente estamos a viver!

Mas por esta run do GFS já volta a não ser...

É uma conjugação de factores em simultâneo, basta uma pequena alteração e tudo se esfuma... A temperatura a 850hPa subiu a pique... veremos as próximas runs.

É verdade nem esta nem a das 00h! quanto a neve é preciso ainda alguma calma para se poder confirmar as cotas baixas porque neste momento vejo é cotas altas e médias...Quanto a depressão parece que cavou mais um pouco muito ligeiramente para os 978hpa ;) na parte mais activa, enchendo de seguida.Atenção as rajadas entre as 22h de Sábado e as 4h da madrugada de Domingo que pontualmente podem ser na ordem dos 120km/h ou 130km/h que já é um valor preocupante...Sem falar na chuva que vai ter o seu pico de intensidade nesse mesmo período :rain:

GFS090_ESP0_500.gif

display_map.php

bem, isto pode ser mao:shocking:

Atençao no norte a cotas altas na madrugada de Sábado para Domingo! pode haver quantidades de neve muito razoaveis! Com a precipitaçao prevista e com a intensidade do vento! É uma situaçao acompanhar!

Of-tópico: O que Acham da previsao do nosso Im na madrugada de sábado e Domingo?

Essa cota para o litoral de Espanha parece-me completamente irreal e despropositada!

Além disso é cota 100m , não 0 m.....:D

Estou bem mais preocupado com as chuvas e ventos que se avizinham do que com cotas de neve que ainda é cedo para falar nelas...

Tb não disse que era em Portugal...mas as diferenças não devem ser muitas,
e essas cotas também me parecem irreais.

E a cota zero que referi é para a provincia de Ourense.