Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Talvez esta minha questão seja ligeiramente off-tópic mas gostaria de saber se alguem tem modelos de previsão para Portugal Continental onde se entre com a orografia, nem que seja com areas de 50Km2? Ou seja, utilizar os outputs de modelos estabelecidos e aplicar-lhes uma matriz básica de orografia tendo em conta os elementos mais significativos do continente.
Desde já agradeço a resposta a quem souber.
Abraç
TP

O IM diz:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva passando gradualmente a regime de aguaceiros,
temporariamente fortes a partir da tarde nas regiões Norte e
Centro.
Queda de neve acima dos 1200/1400 metros, baixando gradualmente a
cota para 600/800 metros a partir da tarde.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas a partir da tarde.
Vento moderado (25 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando forte
(35 a 45 km/h) no litoral e forte a muito forte (40 a 60 km/h)
com rajadas da ordem dos 90 km/h nas terras altas, rodando
gradualmente para noroeste a partir da tarde e diminuindo de
intensidade.
Descida de temperatura a partir da tarde.

Isto para amanha.
E têm alerta amarelo de neve e vento para alguns distritos.

Será?????:huh::huh:
São estas cotas de neve previstas?

boa tarde
pelo que parece a run das 12 esta a acentuar ainda mais o cavamento e meter mais frio a 850hpa.
SERA POSSIVEL ou estou a ler mal?

Hum não me parece... Relativamente à Dina há um desagravamento ligeiro. Em relação à Erica tudo na mesma. O cavamento até aprece ser ligeirissimamente menor. A questão é que a depressão fica mais tempo por cima do território aumentando a precipitação como consequência de um prolongamento até segunda feira.

Exactamente Vitamos concordo, a nível de ventos tudo na mesma. A precipitação poderá aumentar ligeiramente como já foi explicado.

Exacto tudo na mesma nesta run, rajadas em especial no Litoral Sul que poderão ir aos 120km/h nos máximos e localmente não descartando que durante a frente e numa situação convectiva mais complexa se possa ultrapassar os 120km/h...Resumindo uma situação complicada a ter muito em conta...Quanto a frente de sexta parece-me que tem vindo a aumentar os ventos dessa situação podendo ter rajadas na ordem dos 70km/h ou 80km/h em especial no Norte para o fim do dia de sexta...

A precipitação não atingirá então niveis preocupantes ou na noite de Sàbado/Domingo serão de prever algumas complicações a nivel de caudais acumulados/instantaneos de linhas de águas??? :huh:

Sim penso que se poderá registar algumas complicações, já que a chuva a cair deverá ser muita em pouco tempo ou seja madrugada de domingo talvez até meio da manha, sem esquecer o pós frontal que poderá localmente causar problemas durante o dia de Domingo. Numa depressão deste género todos os cuidados são poucos.Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)

Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)

Nunca nenhum cenário é de excluir... Mas o cenário mais plausível é ainda o da precipitação em grandes quantidades em certos períodos. E essa de facto merece as cautelas habituais. Penso que a protecção civil irá dizer algo nas próximas horas...

Sim penso que se poderá registar algumas complicações, já que a chuva a cair deverá ser muita em pouco tempo ou seja madrugada de domingo talvez até meio da manha, sem esquecer o pós frontal que poderá localmente causar problemas durante o dia de Domingo. Numa depressão deste género todos os cuidados são poucos.Apetecia-me alertar para outros problemas mas não se se deva :p como é o caso de possíveis tornados porque aquela precipitação da frente é convectiva e muito intensa e até mesmo o próprio pós frontal:( Penso que alertar não tem mal nenhum :)

Desculpa Miguel obviamente tens a tua opinião mas acho que não deves mesmo como dizes ... porque sabes quem sabe o que é um tornado, está habituado a ver as imagens dos EUA e então pode ficar apavorado !! :hehe:

É apenas impressão minha ou a depressão mantem mais tempo o encavamento até quase segunda-feira e parece mais estacionária !!

Os ventos mantem-se mas penso pelo que vejo que terá o seu "epicentro" cerca das 0h de domingo no litoral sul com rajadas máximas de 90/100 kmh não mais do que isso ...

Desculpa Miguel obviamente tens a tua opinião mas acho que não deves mesmo como dizes ... porque sabes quem sabe o que é um tornado, está habituado a ver as imagens dos EUA e então pode ficar apavorado !! :hehe:

Eu disse porque vi as características desta depressão com outras que tiveram esse resultado e esta não fica atrás pelo contrario ;) Grave é não alertar e depois termos desgraças por falta de prevenção, se bem que para tornados nada há a fazer mas para inundações é que se pode fazer algo para evitar problemas de maior.Mas claro que não acredito que nada esteja a ser feito e agora iam tarde...veremos as consequências

E esta run volta a afastar a possibilidade de queda de neve a cotas baixas a curto prazo...Vejo sim é a continuação de frentes com a continuação de muita chuva durante toda a semana que vem.

Julgo que esta depressão irá trazer problemas graves em algumas zonas... isso é um facto! Quanto aos tornados, SE acontecer, espero que fiquem lá mesmo no meio do mato, não fazem aqui falta. Os avisos que a Protecção Civil irá comunicar ao País vão ser os mesmos do custume, evitar activadades ao ar livre, fechar bem portas e janelas, limpar aljerozes, retirar objectos que possam ser arremeçados pelo vento, carros debaixo de árvores, etc.

Eu disse porque vi as características desta depressão com outras que tiveram esse resultado e esta não fica atrás pelo contrario ;) Grave é não alertar e depois termos desgraças por falta de prevenção, se bem que para tornados nada há a fazer mas para inundações é que se pode fazer algo para evitar problemas de maior.Mas claro que não acredito que nada esteja a ser feito e agora iam tarde...veremos as consequências

É verdade quando as depressões descem em cavamento em determinadas situações pode ser existir tornados ou remoinhos com ventos mais fortes do que a rajada máxima e que normalmente acontecem neste tipo de situações e se reparares não discordei de ti :D
Quanto á prevenção dos tornados ou da Protecção Civil avisar de essa possibilidade não sei se eles conseguem prever isso ...
Penso que não .. mas não tenho a certeza !!

Última edição: