Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

O Henrique tem razão. Apesar do futuro meteorológico ser promissor, ele é tão mais inconcreto quanto maior a distância temporal para o seu desenrolar.
E ainda faltam algumas horas para o fim-de-semana, e muitas mais para aqueles que ansiosamente esperam pelo frio de Fevereiro.

Por isso, e para já, que tal observarmos com atenção a Dina que vem a passos largos até nós, e que proporcionou hoje tão belas imagens nas ilhas Açorianas? ;)

Aí vem ela!:D

Concordo contigo mas também não deixo de dizer que não devemos ser mais papistas que o papa :) Apesar da distância ainda ser grande :rolleyes: (se 2 dias e meio é muito :confused:) a depressão que virá no sábado será aquela que mais atenção nos deverá merecer, se bem que amanhã também é uma situação a acompanhar...aliás eu chamo-lhe a entrada perfeita para uma refeição farta! Só espero é que não traga muitas indigestões...

Em termos concretos de prevenção possivelmente é bem jogado junto da Protecção Civil. Agora em termos de realidade meteorológica concreta não me parece de todo que essas cotas do IM se concretizem. Mas não me importava nada ;)

:surprise: :surprise: :surprise:

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...
Não é só Bragança.
Coimbra, Viseu, Viana, Aveiro, Porto, todo o Norte...

Acho que algo nos está a escapar com os dados actuais apenas vejo, segundo os modelos, cotas inicialmente de 1450/1500 descendo ao longo do dia e madrugada do dia 31 para cotas na ordem dos 1150 e 1200m...

Pode ser isso, mas parece-me um desfasamento demasiado grande. Na previsão significativa até colocam neve em Viseu e Vila Real, para além dos sítios mais habituais :huh:

O IM está apenas a fazer um teste, para ver se estamos com atenção! :D

Está-nos mesmo a escarpar alguma coisa...

Última actualização dos avisos do AEMET

Elaborado: jueves 29 de enero de 2009 a las 20:40:00
Validez: sábado 31 de enero de 2009 a las 00:00:00
Nivel de riesgo
Fenómeno Acumulación de nieve: 10 cm

Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 20:00 del 30/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
© AEMET

Riesgo - ZamoraElaborado: jueves 29 de enero de 2009 a las 20:40:00
Validez: domingo 01 de febrero de 2009 a las 00:00:00
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 14 cm
Hora de comienzo 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 08:00 del 31/01/2009 hora oficial
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 3 cm
Ámbito Geográfico Meseta
Hora de comienzo 00:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 08:00 del 31/01/2009 hora oficial
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 10 cm
Hora de comienzo 18:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 01/02/2009 hora oficial
Nivel de riesgo

Fenómeno Acumulación de nieve: 3 cm
Ámbito Geográfico Meseta
Hora de comienzo 19:00 del 31/01/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 01/02/2009 hora oficial
© AEMET

Boas noites,

Estava a ouvir a radio nas noticias das 19 horas, quando uma senhora do IM disse que a neve irá começar a cair na cota dos 1200 metros e que depois vai caindo gradualmente até aos 500/600 metros, se é verdade se não, nós estamos cá para ver, mas isto foi um alerta do IM ! Na minha opinião, não vejo cotas de 500 metros:huh: porque se não muitas zonas, com a chuva que vai cair, se cair tanta chuva como neve não sei o que seria, enfim estamos cá para ver;)

Boas noites,

Estava a ouvir a radio nas noticias das 19 horas, quando uma senhora do IM disse que a neve irá começar a cair na cota dos 1200 metros e que depois vai caindo gradualmente até aos 500/600 metros, se é verdade se não, nós estamos cá para ver, mas isto foi um alerta do IM ! Na minha opinião, não vejo cotas de 500 metros:huh: porque se não muitas zonas, com a chuva que vai cair, se cair tanta chuva como neve não sei o que seria, enfim estamos cá para ver;)

Boas,

O IM está a jogar pelo seguro! Está a fazer ao contrário que era habitual. Antes, colocava por defeito e as coisas corriam mal...agora coloca claramente por excesso e amanhã deverá rectificar a cota...digo eu! Pessoalmente, sou defensor de que nunca é demais alertar e prevenir...mesmo que as coisas não corram como programado...ao invés de arcar com consequências negativas.

Deixo também os mapas abertos hoje do ECMWF, neste caso o Extreme Forecast Index para o Vento aos 10m.

33561890kg8.gif

60196048pt5.gif

Uma nota sobre a interpretação deste mapa:
O mapa não mostra intensidade do vento, mostra um índice do evento em relação à climatologia local para data gerada por um modelo climático. Ou seja, as áreas a vermelho (+1) significam que todo o ensemble do ECMWF tem ventos ao nível dos extremos climáticos locais, um evento anómalo nesta data, o que de resto já sabíamos todos.
A explicação mais detalhada aqui: http://www.ecmwf.int/products/forecasts/guide/The_interpretation_of_the_EFI.html

Boas,

O IM está a jogar pelo seguro! Está a fazer ao contrário que era habitual. Antes, colocava por defeito e as coisas corriam mal...agora coloca claramente por excesso e amanhã deverá rectificar a cota...digo eu! Pessoalmente, sou defensor de que nunca é demais alertar e prevenir...mesmo que as coisas não corram como programado...ao invés de arcar com consequências negativas.

Concordo, mas também há que usar esta estratégica com precaução, caso contrário poderá começar a acontecer algo do género da história do Pedro e do lobo :unsure:

Boas,

Concordo Plenamente contigo ;)

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Janeiro 2009

Talvez esta minha questão seja ligeiramente off-tópic mas gostaria de saber se alguem tem modelos de previsão para Portugal Continental onde se entre com a orografia, nem que seja com areas de 50Km2? Ou seja, utilizar os outputs de modelos estabelecidos e aplicar-lhes uma matriz básica de orografia tendo em conta os elementos mais significativos do continente.
Desde já agradeço a resposta a quem souber.
Abraç
TP

Que eu conheça não, pelo menos que sejam de acesso ao público. ;)