Eu pessoalmente acho que o IM não deve lançar um alerta ou comunicado sobre isso até 3ª-feira..
Até lá vai estar calor mas nada anormal..
O calor "anormal" só será mais a partir de 5ª, e ainda faltam uns dias, e sabemos bem o que isso quer dizer, se o estamos a ver à distância em modelos.. Pode muito bem ser retirado..
E vai o IM agora dizer para as pessoas se prepararem para daqui a uma semana porque vem uma vaga de calor brutal sem se ter certeza já? Ainda há alguma margem de manobra e de ter mais certeza, e não fazer uma previsão alarmista sem certezas...
É só a minha opinião..
Seja como for, tanto ECMWF como GFS estão a colocar um cenário que sim, se se confirmar será algo "agressivo".. Já vi vários outputs do GFS a dar valores muito elevados, acima dos 40º sim..E normalmente modelos com malhas largas suavizam os extremos de temperatura....
Mas não se esqueçam que são apenas saídas de pontos das malhas dos modelos, e claro, no litoral, há muito mais em jogo, normalmente a puxar para baixo.. Os modelos globais não vão pôr as brisas mais fracas mas suficientes para arrefecer cidades como Lisboa e Faro..
Mesmo assim, se se confirmar a previsão actual (MUITO DISTANTE AINDA).. São cartas de superfície e de altitude que indiciam calor bastante extremo..
Nuno, mas o IM não alertou para descida brusca das temperaturas.. Isso foram os media! O IM cometeu foi o erro informático que demorou a corrigir, e levou a essas suposições naturais pelos meios de informação..