Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
O Windguru para Évora ainda dá precipitação significativa nestes 3 dias. 6 mm hoje e 11,5 mm na Terça-Feira ;) Depois,vem mesmo o calor,e que calor!
O Windguru poucas vezes coloca tanto calor para as praias. Desculpem-me o pessoal do interior(que vão assar),mas também gosto de algum calor aqui ao pé do mar,e sabe sempre bem uns dias quentes!E parece não vir com muita nortada,só mesmo ao fim da tarde,o que é sempre agradável..A nortada que vá para o interior que é onde está mais calor !
Bem me parecia em Março que este Verão não ia ser como os 2 últimos..Aquela tendencia sempre que vinha vento de Leste de vir calor,não enganava :hehe:
Ok,talvez fosse só 1 feeling..Há os feelings do arrefecimento global,onde vai tudo congelar e vai nevar no mar todos os dias,os feelings que vai tudo pelos ares com tanta nortada,mas também há outros de que um Verão vai ser mais quente que outro... :D

Isso tem a ver com a situação que estão a prever de aguaceiros e trovoadas...subidas mais acentuadas de temperatura só lá para quinta/ sexta e por aí fora....
Quando toda esta "instabilidade" passar e deixar o sol brilhar....:D

:rolleyes:

Desculpa mas nem pensar .... temperatura máximos de cerca de 17º ou 18º e aguaceiros/chuva no litoral ... nem pensar !!
Engano certamente no carregamento da Imagem !!
Máxima 20º em faro e Beja e Evora com 18º nem pensar !!
Até porque a atmosfera está muito quente ... para arrefecer tanto num só dia, por causa de uns meros aguaceiros e trovoadas no Interior !

Eu o feeling que tenho, sem olhar para os registos, apenas empiricamente, é que este ano está tudo a iniciar-se mais cedo. Senão vejamos, o Outono chegou cedo, Setembro foi um mês mais instável e fresco que o habitual. O Inverno entrou em força com uma onda de frio ainda no final de Novembro, com um Janeiro rigoroso, mas logo no início de Fevereiro a atmosfera estabiliza e passámos uma segunda metade desse mês e um Março primaveris. Agora em meados de Junho vem uma onda de calor, que acreditando nos modelos será duradoura e intensa, como eu já não me lembro desde Agosto de 2003. Não sei se alguém tem registos mas acredito que ninguém tenha memória de uma onda de calor com duração superior a 10 dias, em pleno mês de Junho, com temperaturas de 40 graus ou superiores. Eu registei ontem 40,3, anteontem 40,7, hoje às 11 da manhã tinha 36, embora neste momento já tenha descido para 32. Segundo a generalidade dos modelos há condições para se ultrapassarem estes valores entre a próxima Quinta e Domingo, e mesmo nos próximos dias a temperatura no Alentejo deverá ser todos os dias superior a 30 graus. Alguma vez aconteceu isto no meio de Junho?

Desculpa mas nem pensar .... temperatura máximos de cerca de 17º ou 18º e aguaceiros/chuva no litoral ... nem pensar !!
Até porque a atmosfera está muito quente ... para arrefecer tanto num só dia, por causa de uns meros aguaceiros e trovoadas no Interior !

Só pode ser erro, a temperatura em Beja ser de 35 na Segunda, passar para 18 na Terça e voltar aos 35 na Quarta é surrealista. Ficavamos todos com gripe com este choque térmico. As previsões da Foreca, também baseadas no modelo europeu, metem 29 graus na Terça, e os valores da Foreca costumam ficar aquém das máximas registadas.

Eu o feeling que tenho, sem olhar para os registos, apenas empiricamente, é que este ano está tudo a iniciar-se mais cedo. Senão vejamos, o Outono chegou cedo, Setembro foi um mês mais instável e fresco que o habitual. O Inverno entrou em força com uma onda de frio ainda no final de Novembro, com um Janeiro rigoroso, mas logo no início de Fevereiro a atmosfera estabiliza e passámos uma segunda metade desse mês e um Março primaveris. Agora em meados de Junho vem uma onda de calor, que acreditando nos modelos será duradoura e intensa, como eu já não me lembro desde Agosto de 2003. Não sei se alguém tem registos mas acredito que ninguém tenha memória de uma onda de calor com duração superior a 10 dias, em pleno mês de Junho, com temperaturas de 40 graus ou superiores. Eu registei ontem 40,3, anteontem 40,7, hoje às 11 da manhã tinha 36, embora neste momento já tenha descido para 32. Segundo a generalidade dos modelos há condições para se ultrapassarem estes valores entre a próxima Quinta e Domingo, e mesmo nos próximos dias a temperatura no Alentejo deverá ser todos os dias superior a 30 graus. Alguma vez aconteceu isto no meio de Junho?

Lembro-me que em 1998 tivemos um Junho ardente e escaldante, nessa altura andava a trabalhar em Ourique e lembro-me de máximas na ordem dos 42ºC-44ºC para Beja, por isso, não é nada do outro mundo, o que pode ser do outro mundo é o calor durante todo este Verão que vai ser quente e por vezes tórrido, só quem não quer não vê, finais de Agosto a Outubro vamos voltar a ter precipitações extremas no Algarve, não é futurologia, é uma análise baseada em factos ocorridos e a tendência é esta, final do Verão, início do Outono com precipitações extremas.

:D obviamente que sim é um erro informático.....

Quando disse:Quando toda esta "instabilidade" passar e deixar o sol brilhar

Estava a ser irónico....:thumbsup:

:D

:D obviamente que sim é um erro informático.....

Quando disse:Quando toda esta "instabilidade" passar e deixar o sol brilhar

Estava a ser irónico....:thumbsup:

:D

Pois, mas a SIC e a TVI já estavam a dizer que a temperatura em alguns sitios (alentejo) estavam a falar em descida acentuada da ordem dos 18º no Alentejo.
Devem ter ido dar um salto ao site do IM :lmao::lmao::lmao:

Epá florescem depressões por todo o lado no Atlântico norte, assim não há meio do AA se organizar para gerar nortada/puxar ar fresco de norte, aquela depressão a sudoeste só nos irá trazer calor, isto assim não funciona :lmao::lmao: vamos esturrar durante a semana devido a um depressão (mariquinhas) que irá puxar ar quente de África, isto porque o anticiclone irá estender-se em crista para cima de nós.

Melhores tempos virão, agora é ir fazendo gelo e preparar as máscaras para a poeira, e esperar que as coisas arrefeçam :malandro::malandro:

o ensemble das 6z mantem o calor tropical em todo o territorio continental até ao infinito modelistico ( para alem de t+180h):D:surprise:
quanto ás previsões de descida acentuada para amanhã e 3f sao, na minha opiniao, uma falha clara do IM:(e depois queixam-se dos media.....

Acabei de ler esta informação:

Temperaturas baixam de forma acentuada até terça-feira

As temperaturas máximas vão descer quase para metade até e terça-feira em vários locais de Portugal continental, dia em que se prevê chuva, de acordo com o sítio na Internet do Instituto de Meteorologia (IM).
Para hoje já são esperadas temperaturas máximas mais baixas do que as registadas sábado, prevendo-se 29 graus Celsius em Lisboa, 21º no Porto, 35º em Faro, 35º em Beja e 34º em Castelo Branco.

Entre hoje e terça-feira, as temperaturas deverão cair 12º em Lisboa, 15º em Faro, 17º em Beja, 16º em Castelo Branco e 2º no Porto.

Além da descida da temperatura, aguardam-se para terça-feira períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mais prováveis durante a tarde e, em especial, no interior.

As temperaturas baixas vão manter-se por pouco tempo, dado que vão subir, de forma acentuada, logo na quarta-feira, ainda de acordo com o IM.

Diário Digital / Lusa

Em que ficamos?
in: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=393634

o ensemble das 6z mantem o calor tropical em todo o territorio continental até ao infinito modelistico ( para alem de t+180h):D:surprise:
quanto ás previsões de descida acentuada para amanhã e 3f sao, na minha opiniao, uma falha clara do IM:(e depois queixam-se dos media.....

ULTIMA HORA: Depois das asneiras que tem sido ditas na comunicação social, o IM acordou e reparou que Terça Feira estava mal e posso adiantar que a descida é tão acentuada vai descer cerca de 3/4º no Interior, e 2/3º graus no Litoral.
Mas entenda-se que errar é humano, por isso não critiquem !!

Em Faro vai no minimo manter a temperatura de hoje !!

Pois é verdade... O calor que vem aí... E vem de áfrica, tudo graças áquela depressão, que vai fazer com que existam condições para a formação de boas células no interior de Portugal e também em Espanha.

Mas mesmo assim o GFS não coloca precipitações para lado nenhum (pelo menos no que toca a Portugal). Apesar de o CAPE / LI estar baixo (mas mesmo assim é suficiente) ainda podemos vir a ter boas formações durante as tardes quentes que se aproximam.

Acabei de ler esta informação:

Temperaturas baixam de forma acentuada até terça-feira

As temperaturas máximas vão descer quase para metade até e terça-feira em vários locais de Portugal continental, dia em que se prevê chuva, de acordo com o sítio na Internet do Instituto de Meteorologia (IM).
Para hoje já são esperadas temperaturas máximas mais baixas do que as registadas sábado, prevendo-se 29 graus Celsius em Lisboa, 21º no Porto, 35º em Faro, 35º em Beja e 34º em Castelo Branco.

Entre hoje e terça-feira, as temperaturas deverão cair 12º em Lisboa, 15º em Faro, 17º em Beja, 16º em Castelo Branco e 2º no Porto.

Além da descida da temperatura, aguardam-se para terça-feira períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, mais prováveis durante a tarde e, em especial, no interior.

As temperaturas baixas vão manter-se por pouco tempo, dado que vão subir, de forma acentuada, logo na quarta-feira, ainda de acordo com o IM.

Diário Digital / Lusa

Em que ficamos?
in: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=393634

A informação de previsão das temperaturas para Terça-feira, em Portugal Continental, no sitio do I.M. está errada...é notório nas regiões do Sul.
Pode ser uma leitura automática do modelo...deve ter surgido qualquer problema no sistema...