Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Por isso não me atirem com areia para os olhos

Pk estou habituado a ter cheias a porta de minha casa e ter que limpar os estragos que daí resultam em minha casa.....

Tudo devido a incompetencia da protecção civil que não avisa a tempo até porque quem lá trabalha é tudo a base de cunhas.....

Tenho um amigo com o curso de protecção civil tirado à 2 anos mas que infelizmente trabalha na telepizza porque não tem padrinhos!

Eu perguntei com que base cientifica está a afirmar que vêm cheias repentinas neste caso?
O que é o seu desabafo tem haver com o topico em questão?

Para isso abre um topico novo e expôe lá o caso, e fundamenta com provas o que diz(escreve)!

Não nem parece que seja situação para cheias repentinas, a frente proveniente de uma depressão afastada vai entrar já algo fraca...
O IM apenas prevê aguaceiros e possibilidade de trovoadas (trovoadas essas que eu até duvido que venham a ocorrer) esses aguaceiros serão mais provaveis nas regiões Norte e Centro.

De qualquer modo não posso afirmar que não vai ocorrer uma ou outra chuvada mais forte e localizada que provoque pequena "inundação" ou lençol de água por falta de desentupimento/sujidade das sarjetas...

quando o Cardu fala em "cheias repentinas" e a "alertas da protecção civil" dá a sensação que se refere a cheias/grande aumento/estravasamento de caudal nos rios...causadas por elevadas e persistentes quantidades de precipitação, e não a pequenos lençois de água normais num aguaceiro eventualmente mais forte....

Não me parece de todo situação para tal ocorrer....

Não existe caso para falarmos em cheias, a quantidade de precipitação acumulada esperada não excede os 10-20mm segundo o GFS e não é para a tua zona.

O que é uma cheia?

"As cheias são fenómenos naturais extremos e temporários, provocados por precipitações moderadas e permanentes ou por precipitações repentinas e de elevada intensidade. Este excesso de precipitação faz aumentar o caudal dos cursos de água, originando o extravase do leito normal e a inundação das margens e áreas circunvizinhas."

whzo8j.png

Quanto a situação da Protecção Civil eles fazem diariamente Briefings com o IM ora se o IM não tem qualquer alerta não são eles que vão lançar alertas de cheias ;)

Na run das 12h, o GFS aumentou a intensidade da precipitação prevista para a região centro, aliviando o noroeste.
No entanto e como já foi dito, também não me parece que seja caso para cheias.

Precipitação prevista pelo GFS das 18h de hoje até ao final do dia de amanhã:

Precipitao.gif

Quando a trovoadas, o CAPE e o LI aumentaram ligeiramente entre as 12h e as 18h do dia de amanhã, o que vai de encontro à previsão do IM para o dia de amanhã quando se refere à possibilidade de trovoadas.

Cape.gif

Nesta ultima saida do ECMWF a continuação do tempo fresco no litoral oeste é para continuar, e é de salientar que no ultimo dia já teremos a fromação de nortada moderada, com a respectiva neblusidade acima do cabo da roca, mas 10 dias é muito tempo, e até lá muita agua corre nos rios, mas atendendo ao geopotencial(que é um bom indicador de previsão)que é evidenciado nesta saida esse tempo fresco é para continuar, e aqui coloco o link para se verificar que a linha dos 5820 hp a passar à latitude de Lisboa:D:D.

http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009062712!!!step/

Ainda sobre o tempo para as próximas horas:
- Estofex

... Portugal and NW-Spain...

A nearly stationary N-S aligned boundary over that region serves as focus for isolated to scattered thunderstorm initiation during the afternoon hours as weak short-waves cross the area from SW to NE. Limited instability ought to suppress a severe risk, so marginal hail and strong wind gusts are the main hazard with those storms. The activity diminishes after sunset.