Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
Não sei, simplesmente acho que isto nos últimos anos tem sido a tendência geral, a mim agrada-me :D:D

Podemos saber o porque desse agrado todo pois sempre foi uma coisa que tivermos na nossa costa, é simplesmente a conjugação da chamada brisa marítima com o vento da circulação geral relativamente a posição do AA e da depressão térmica na península :D sempre tivemos a chamada Nortada não sei de onde vem esse espanto :rolleyes:

agora percebo quando dizem que o surf/bodyboard é um desporto de inverno :lol:

desculpem o offtopic.

eu sou surfista e digo vos esta nortada d verao parte as ondas todas :\

No inverno nao apanhava muito esta nortada moderada/forte.

Apanhava sim e muito o abençoado vento de leste de manhã, e para a tarde uma brisa muito fraquinha, era o ideal :D

Este verao parece-me que vou arrumar a prancha e fato na gaveta.

PS. Porque é que no inverno entra quase sempre vento de leste e no verão nao? nao devia ser ao contrário ?

A descida de temperatura prometida para o inicio da prox semana tem sido ligeiramente atenuada....tal como a instabilidade no fim de semana e na 2f:sad:
apesar disto as tardes de sabado, domingo e segunda ainda prometem desenvolvimentos no interior;)
a partir da 2º metade da prox semana o calor voltará com temperaturas semelhantes ás de amanhã e sabado mas com fluxo de leste sendo de norte ou nordeste no litoral oeste, o que significa que mesmo no litoral é possivel chegar a 30cº

"mas com fluxo de leste sendo de norte ou nordeste no litoral oeste."

No litoral vai estar de norte ou noroeste? Entao é muito dificil a temp chegar aos 30º.

"mas com fluxo de leste sendo de norte ou nordeste no litoral oeste."

No litoral vai estar de norte ou noroeste? Entao é muito dificil a temp chegar aos 30º.

nesta situações o vento é de leste mais ou menos até ás 12-13h atingindo-se valores altos de temp no litoral e depois entre as 12-13h e as 21h o vento roda para norte fazendo a temp descer abruptamente, posteriormente , durante a noite e madrugada o vento roda de novo para leste e a temp desce suavemente;)

Não sei, simplesmente acho que isto nos últimos anos tem sido a tendência geral, a mim agrada-me :D:D

Acho piada a tua tendência em tornar fenómenos normais, em "alterações climáticas".

Definição de nortada:

Denominação dada em Portugal continental à resultante vectorial entre um vento Barostrófico (brisa marítima) e o vento da circulação geral, associado ao anticiclone subtropical denominado de anticiclone dos Açores. Ocorre nas tardes quentes entre Junho e Setembro, quando a massa de ar tropical continental se instala sobre a Península Ibérica, provocando céu limpo e acentuado aquecimento à superfície. O diferencial energético que se verifica cerca de duas a três horas depois do meio dia solar, provoca uma deslocação de massa de ar, do oceano para o continente, que é proporcional ao diferencial energético local, terminando quando o desequilíbrio que lhe deu origem é anulado, cerca das 21, 22 horas. A Nortada faz-se sentir em toda a orla costeira ocidental portuguesa, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.

A nortada está para o verão, como a farinha para o pão. :p
Deixai os moinhos moer nas tardes ventosas de verão na faixa costeira ocidental.

Acho piada a tua tendência em tornar fenómenos normais, em "alterações climáticas".

Definição de nortada:

A nortada está para o verão, como a farinha para o pão. :p
Deixai os moinhos moer nas tardes ventosas de verão na faixa costeira ocidental.

Mais acrescento que é assim desde que há registos, e prova disso eram os moinhos ao longo da costa ocidental portuguesa que serviam para moer o trigo e estou a repetir o poema pois eles são mais evidentes na extremadura a sul do cabo carvoeiro!

ps: É um tema que não tem nada haver com este topico, e que me desculpem os moderadores mas já há um topico sobre este fenomono:):).

Sem comentários :lmao::lmao::lmao: ela tava atrasada este ano...agora já não nos larga.

Conheço muita gente dos seus 30/40 anos que diz que há 20 anos era muito pior..Na costa Ocidental haver um bom dia de praia era quase um milagre,nortada todos os dias,para não falar de neblinas e chuva até..
Este ano ve-se mesmo que já estavas com medo que ela não viesse ..Tão desejoso pela sempre agradável nortada! :p Mas se ela vem é porque há calor para a sua formação :rolleyes: E meados da próxima semana,ai vem o calor novamente e em força! :hehe: Com nortada ou sem ela...

Conheço muita gente dos seus 30/40 anos que diz que há 20 anos era muito pior..Na costa Ocidental haver um bom dia de praia era quase um milagre,nortada todos os dias,para não falar de neblinas e chuva até..
Este ano ve-se mesmo que já estavas com medo que ela não viesse ..Tão desejoso pela sempre agradável nortada! :p Mas se ela vem é porque há calor para a sua formação :rolleyes: E meados da próxima semana,ai vem o calor novamente e em força! :hehe: Com nortada ou sem ela...

Sim, claro que sim, mas durante os anos 90 pouca nortada havia, havia muita nortada era nos anos 70 e inicio dos 80 ;) mas essencialmente 70, visto tarmos numa época de arrefecimento.

Epá, desculpem mas tanta nortada tanto arrefecimento não é demais, eu vejo calor e mais calor nos próximos 15 dias tirando uma ligeira descida no domingo e na 2ªfeira, de resto, volta o calor.

Mais acrescento que é assim desde que há registos, e prova disso eram os moinhos ao longo da costa ocidental portuguesa que serviam para moer o trigo e estou a repetir o poema pois eles são mais evidentes na extremadura a sul do cabo carvoeiro!

ps: É um tema que não tem nada haver com este topico, e que me desculpem os moderadores mas já há um topico sobre este fenomono:):).

Podes por aqui o link desse tópico sff?

Nao consigo encontrar..