Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

• Thread starter Thread starter stormy
  • Data de início Data de início
... ainda esta manhã me tinha lembrado que faz agora 3 anos que uma depressão muito parecida trouxe vários dias de trovoada a Portugal, desde um SCM no sul até um microburst em Famalicão que derrubou árvores de grande porte bem como inundações nalguns locais...

...Há 3 anos atrás...

Nada escapa. Todos as peugadas deixadas são agora analisadas e comparadas.
Bravo Vince pela busca, trabalho e memória ,qual CSI meteo-forense.
Ontem aqui dizia : "depois da possível alguma actividade convectiva, no interior ... " .
Hoje , recuo, ou melhor , avanço :
entrego-me à imponderabilidade, ao acaso ,às certezas que começam a pairar na inevitabilidade da convecção e qual interior , qual quê .
Estamos à espera. Ficamos à espera...
A tendência para depois do que que quer que seja que aí venha, mantem-se:
-Verão instalado...
Será? Manda a prudência e o recato contenção adequada.
Aconselhável será, não dizer mais nada...
Agora,
que venha coisa igual como há três anos ,
ou pelo menos, que venha algo e que bafeje o maior nº de regiões...

Esta saida das 0h do GFS é excelente pois é muito mais benéfica aqui para o sul, e a depressão parece agora ter mais reflexos á superificie porque existe muito mais precipitação no mar !!

Neste momento coloca essa depressão pelo menos até Quinta Feira !!

Interessante e emocionante que a um dia do início de um possível acontecimento tormentoso ainda ninguém saiba exactamente o que se vai passar. Cada saída de cada modelo é diferente das demais, só se sabe que teremos uma depressão em altitude algures entre Açores, Canárias e o continente.

Penso que esta situação não vai dar em "nada"...provavelmente um ou outro aguaceiro e trovoada mas nas regiões do interior Norte e Centro...:rolleyes:

As previsões do IM são animadoras contudo, fazendo antever instabilidade em todo o território....:thumbsup:

Vamos aguardar,mas tenho a sensação que já vi este filme em algum lado...:rolleyes::lmao:

Oxalá haja bastante animação bem distribuida por todas as regiões e sem causar estragos....:thumbsup:

desculpem mas estou algo céptico....:rolleyes: só quando vir é que acredito....

Boas

É sempre agradável ver o Estofex a fazer previsões com 2 dias de antecedência, e logo com estas linhas.

showforecast.png

Já há muito que acompanho o Estofex e as suas previsões, e conto pelos dedos as vezes que eles fizeram isto, logo para Portugal Continental, eles não devem conhecer os nosso irmanos ladrões de tempestades :D ou então estão mesmo a espera de algo forte. Alerta nível 1 basta ver pelo arquivo deles quantas vezes o nível 1 esteve aqui marcado.

O IM também já coloca trovoada para domingo e granizo para segunda

Previsão para Domingo, 14 de Junho de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, em
especial durante a tarde.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 35 km/h)
de noroeste no litoral Oeste durante a tarde.
Nas terras altas, o vento será temporariamente moderado a forte
(25 a 45 km/h) do quadrante sul.
Pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Interior.
Neblina ou nevoeiro matinal.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 m.
Temperatura da água do mar: 17-19ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 0,5 a 1 m.
Temperatura da água do mar: 20ºC

Previsão para 2ª Feira, 15 de Junho de 2009

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de granizo.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando
moderado (20 a 35 km/h) no litoral Oeste.
Nas terras altas, o vento será temporariamente moderado a forte
(25 a 45 km/h) do quadrante sul.
Descida da temperatura máxima, sendo acentuada nas regiões do
Interior.

ESTÁ A VISTA MAIS UMA CAÇADA :thumbsup:

Abraços

Boas...

Eu já estou pronto para alguma coisa que venha embora as previsões modelares não apontem grande coisa...

Mas no meu intimo e olhando para o SAT...penso que o sul e o interior vai bombar...pelo menos é isso que interpreto da imagem de sat hoje... já contando para esta noite...

E bom ver pelo sat ver as celulas a terem um bom comportamento terra-mar na zona NW de Marrocos...:rolleyes:

Eu estou mesmo a ver tudo... Toda a gente com esperanças e no fim não acontece nada, vai ser tudo uma grande farsa...

Não sei como é que conseguem falar em granizo e trovoadas para segunda-feira, se os modelos do GFS que estão a saír neste momento não colocam uma única gota de chuva para Portugal Continental, na Segunda-feira...

E mesmo assim no Domingo (amanhã) metem muito pouca precipitação.

E CAPE/LI? Amanhã? Nem vê-lo... Só na segunda é que vai haver algum CAPE e mesmo assim é péssimo.

Eu estou mesmo a ver tudo... Toda a gente com esperanças e no fim não acontece nada, vai ser tudo uma grande farsa...

Não sei como é que conseguem falar em granizo e trovoadas para segunda-feira, se os modelos do GFS que estão a saír neste momento não colocam uma única gota de chuva para Portugal Continental, na Segunda-feira...

E mesmo assim no Domingo (amanhã) metem muito pouca precipitação.

E CAPE/LI? Amanhã? Nem vê-lo... Só na segunda é que vai haver algum CAPE e mesmo assim é péssimo.

Ainda Acreditas no GFS:unsure:, para hoje esse modelo previa animação em portugal e o que se resta é que essa animação está em espanhã, onde os mesmos não davam cape nenhum:disgust:, e agora é que em que ficamos:huh:.

Boas

Resposta ao post do frank

Modelos há vários, não fiques só pelo GFS , o IM não deve lançar previsões públicas por dá cá aquela palha, não quero dizer com isto, que eles não possam errar.

Acho que estas próximas saídas vão ser as mais importantes, e acho também que o UKMO é o modelo utilizado pelo IM, acho , caso não seja peço a correcção.

Mas que existe um mete e tira, isso sem duvida, mas mais incerteza coloca em tudo isto, apesar, do Estofex e do IM já estarem com as previsões que vos mostrei.

Abraços

Todos os modelos tem tirado alguma coisa, tem sido saídas muito dinâmicas com grandes mudanças. As coisas são como são, não vale a pena apedrejar este ou aquele modelo ou esta ou aquela previsão, e o CAPE só por si não quer dizer tudo, às vezes não diz mesmo nada. Se olharem para a sondagem de hoje em Lisboa ou até simplesmente para o céu, pelo menos onde eu me encontro (Beira interior) o céu esteve toda a tarde cheio de nuvens Altocumulus Castellanus e outras que são sinais de instabilidade, mas apenas nos níveis médios. Aparentemente não existe humidade nem instabilidade junto à superfície/níveis baixos, mas os Altocumulus sempre foram sinal de trovoada próxima. Neste cenário só com montanhas bastante altas é que se forma a convecção que se chama "elevada", de resto o que o Estofex prevê para amanhã e que poderia dar origem a granizo significativo, mas entretanto penso que a previsão estará desactualizada dada a retirada constante de CAPE de saída para saída pelo menos no GFS, nos outros não sabemos pois não temos dados deles para dizer se estavam bem ou mal. E modelos nunca são a realidade, há que esperar para ver o que acontece amanhã e segunda-feira. A instabilidade anda aí, as peças é que não estão todas juntas e/ou no sítio correcto.

Boas

Resposta ao post do frank

Modelos há vários, não fiques só pelo GFS , o IM não deve lançar previsões públicas por dá cá aquela palha, não quero dizer com isto, que eles não possam errar.

Acho que estas próximas saídas vão ser as mais importantes, e acho também que o UKMO é o modelo utilizado pelo IM, acho , caso não seja peço a correcção.

Mas que existe um mete e tira, isso sem duvida, mas mais incerteza coloca em tudo isto, apesar, do Estofex e do IM já estarem com as previsões que vos mostrei.

Abraços

Eu sei que há vários modelos. :) Penso que estás certo, pois o modelo utilizado pelo IM é diferente do GFS. Lembro-me de no início desta semana (quando os modelos apontavam já para alguma instabilidade ainda que pouca) o IM tinha nas suas previsões a longo prazo (efectuadas pelos modelos, naquela parte do site em que podes ver a previsão a 10 dias) sol e vento fraco, com temperaturas agradáveis. :confused: :confused:

Assim que vi isso, pensei logo o mesmo que me vieste aqui dizer: acho que o IM utiliza outro modelo sem ser o GFS... :unsure:

Muitas vezes noto isso no site deles. Sei que existem vários modelos e que a "certeza" deles acerca das previsões é maior quando estão todos "de acordo".

Cumps
:thumbsup:

Todos os modelos tem tirado alguma coisa, tem sido saídas muito dinâmicas com grandes mudanças. As coisas são como são, não vale a pena apedrejar este ou aquele modelo ou esta ou aquela previsão, e o CAPE só por si não quer dizer tudo, às vezes não diz mesmo nada. Se olharem para a sondagem de hoje em Lisboa ou até simplesmente para o céu, pelo menos onde eu me encontro (Beira interior) o céu esteve toda a tarde cheio de nuvens Altocumulus Castellanus e outras que são sinais de instabilidade, mas apenas nos níveis médios. Aparentemente não existe humidade nem instabilidade junto à superfície/níveis baixos, mas os Altocumulus sempre foram sinal de trovoada próxima.

Neste cenário só com montanhas bastante altas é que se forma a convecção que se chama "elevada", de resto o que o Estofex prevê para amanhã e que poderia dar origem a granizo significativo, mas entretanto penso que a previsão estará desactualizada dada a retirada constante de CAPE de saída para saída pelo menos no GFS, nos outros não sabemos pois não temos dados deles para dizer se estavam bem ou mal. E modelos nunca são a realidade, há que esperar para ver o que acontece amanhã e segunda-feira.

Concordo contigo, até porque já por várias vezes os modelos se enganaram e bem...

Mas de qualquer maneira escrevi aquele post porque acho "estranho" não preverem nem que seja uns 0,5 mm de precipitação para o Interior, sei lá... Vi tudo tão "seco" que me despertou a atenção. :confused: