Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2008

para mim isto vai dar mais um "efeito rotunda" nos dias 24/25.
para o final do mês esta run acabou com a festa....
vamos ver as próximas mas esta não trouxe nada de bom:sad:

Não concordo muito... Eu não a vejo assim tão má...

Torna mais consistente o curto prazo prevendo mais chuva e mantendo o frio nas primeiras 108 horas.

É certo que retira um pouco de frio e parece acabrunhar um pouco até ás 180h, mas entramos no terreno onde o GFS é por vezes um pouco cego...

E mantém-se um segundo painel sobre o qual lanço um pensamento: "Se algum dia os segundos painéis do GFS se concretizarem Portugal será um país muito mais branco... e submerso... e onde está o Limpa Neves mais próximo que já não consigo sair de casa? :p"

Agora uma nota sobre os modelos! A medalha desta vez vai para o modelo Europeu... Nas últimas runs o GFS adquiriu um padrão idêntico àquele que o ECM indicava há uns dias!

Finalmente, entre os mistos de alegria e tristeza nunca esquecer os habituais caldos de galinha! Ainda numa situação recente se mostravam meteogramas do freemeteo para várias zonas do Alentejo com a previsão de neve a curto prazo... e puff...

Agora pessoalmente... acho que isto anda mesmo muito interessante ;)

Mas por outro lado alguém já reparou na potente depressão do dia 28 de 975hpa?É a que tem sido mostrada a cair sobre a PI e continua lá e muito mais potente nesta run só não vem assim cá parar porque o AA está a meter-se por baixo mas se ele pegar com o da Gronelândia de 1045hpa e ficar na vertical então vamos levar com uma bela depressão em cima como tem mostrado :thumbsup: É preciso é calma! :p :cool:

Esta run não tem melhorias na minha opinião, apenas aumenta muito ligeiramente a chuva mas tira muito frio principalmente a 850hpa :angry: a run das 18 vai voltar a meter mas já se sabe que a run das 18 e das 06 metem sempre mais que a das 12... O que entristece mais nesta run é o AA mais próximo no dia 27 o que pode estragar a maior festa...mas vai meter tudo a nosso favor de novo e voltar a tirar e voltar a meter :p

eu so digo que tem melhorias pois aproxima-se mais com a realidade no meu ponto de vista pois o que mostrava anteriormente para mim era ZERO :D gosto da deslocação do AA paa noroeste subindo de latitude ;) nunca vi esta entrada como uma entrada de trazer neve a cotas baixas mas sim aos locais normais ;)
Agora é lógico quem já andava a pensar que poderia nevar a cotas baixas e natural que comece a ficar desiludido :)

eu so digo que tem melhorias pois aproxima-se mais com a realidade no meu ponto de vista pois o que mostrava anteriormente para mim era ZERO :D gosto da deslocação do AA paa noroeste subindo de latitude ;) nunca vi esta entrada como uma entrada de trazer neve a cotas baixas mas sim aos locais normais ;)
Agora é lógico quem já andava a pensar que poderia nevar a cotas baixas e natural que comece a ficar desiludido :)

Isso não deve ser para mim!!:confused: Se leres um post meu salvo erro ontem nunca falei em cotas baixas para esta primeira entrada dia 25 falei em terras altas e médias :p Caso chova!!

Isso não deve ser para mim!!:confused: Se leres um post meu salvo erro ontem nunca falei em cotas baixas para esta primeira entrada dia 25 falei em terras altas e médias :p Caso chova!!

então qual é a duvida se se mantiver assim nevará nas terras altas ;) pois como tu disseste meteu mais precipitação ;) só não entendo porque disseste que a run era bem pior :rolleyes:

Rtavn1084.png

Isto é o que dá quase um mes de ressaca com muita dose de AA :lmao:

VÊ-se algo branco ao fim do tunel fica logo tudo agitado... (não sao os unicos) :rolleyes:

Mas isto é preciso ter calma ate pelo menos ao final do 3º dia antes de acontecer pois os outros dois dias de modelos é so para reforçar a ideia...

Ainda vem a RUN 18Z que pelo costume irá carregar em força e depois lá vai outra vez tudo por terra... Ate somos capazes de ver na RUN 18Z uma ISO -5 em cima do Algarve...:lmao:

Vamos de ter que acompanhar a situaçao da depressao que o miguel referiu e ver o comportamento dela na sua descida á Europa e confrontar com os modelos... acho que assim será um pouco mais facil e saber um pouco daquilo que nos espera...:)

Apenas uma referência novamente para a ovelha negra do rebanho...

nogaps-0-144.png

O NOGAPS volta a recuar um pouco e volta a ser o membro dissonante desta sinfonia...

então qual é a duvida se se mantiver assim nevará nas terras altas ;) pois como tu disseste meteu mais precipitação ;) só não entendo porque disseste que a run era bem pior :rolleyes:

No meu entender depois de ver várias saídas esta sem duvida é das piores que vi nos últimos dias! apenas isso, lá por melhorar muito ligeiramente numa determina hora do dia tal não vai fazer dela uma run melhor...e dias 26 e 27 não tirou muito ar frio em altura em relação a runs anteriores?tirou, dai eu dizer que não é das melhores que já vi:) já para não falar a partir de 27 :disgust: para mim não é boa se para ti é boa!! :rolleyes: cada um tem a sua opinião. aposto que vou ver melhores e tu vais ter de concordar comigo que foi melhor que esta e vice versa..

E Espanha aqui tão perto! Previsão para Burgos com cota de neve a atingir 200m e previsão para uma localidade da Galiza com queda de neve na cota dos 500m.:lmao::angry:
my.php
[/URL][/IMG]

Segunda feira sencação termica de -16ºC para a Torre..:cold:
my.php
[/URL][/IMG]

O Ecwm mantém oh ate aumenta o frio na 2 vaga esperar para ver ;)

Quanto à "2º vaga" o ECMWF interessa-nos muito mais do que aquela depressão do GFS tem agora tão a norte. Serve de esperança que na "1ª vaga" o ECM é que venceu, pelo menos até ao momento, pois o GFS se se recordam prolongava o AA mais tempo.
O grande problema é que o ECM ontem tinha precisamente esta cunha anti ciclónica aqui como tem o GFS hoje para o dia 29, e a tantas horas (200) isto vai dar muitas voltas e está MUITO longe de qualquer tipo de consolidação. O melhor é esquecer para já esta e olhar apenas para a entrada de frio, a ver se essa se confirma, e depois logo se vê o que vem a seguir que está tudo muito longínquo ainda.

Dia 29
ecm-20.gif

Quanto à "2º vaga" o ECMWF interessa-nos muito mais do que aquela depressão do GFS tem agora tão a norte. Serve de esperança que na "1ª vaga" o ECM é que venceu, pelo menos até ao momento, pois o GFS se se recordam prolongava o AA mais tempo.
O grande problema é que o ECM ontem tinha precisamente esta cunha anti ciclónica aqui como tem o GFS hoje para o dia 29, e a tantas horas (200) isto vai dar muitas voltas e está MUITO longe de qualquer tipo de consolidação. O melhor é esquecer para já esta e olhar apenas para a entrada de frio, a ver se essa se confirma, e depois logo se vê o que vem a seguir que está tudo muito longínquo ainda.

Dia 29
ecm-20.gif

Nem mais nem menos, certo :)