Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O ECM tem a precipitação aberta hoje, é aproveitar a borla
http://www.ecmwf.int/samples/d/banner/page.html

ecm.gif

É engraçado este mapa de precipitação ... parece que temos aqui uma parede :D
Mas, vamos a ver, isto está sempre a mudar e amanhã temos uma nova rodada !!

O único modelo que se tem mantido estável nas últimas horas é a run paralela do GFS que é muito boa aqui para o sul. A run operacional alterna entre o muito e o pouco, enquanto que o ECM alterna entre o pouco e o nada. Ainda falta algum tempo, a indecisão manter-se-á por mais algumas horas.

Para já o IM aumenta a expectactiva para o fim de semana...

Continente

Actualizado a 11 de Novembro de 2009 às 9:20 UTC
Previsão para Sábado, 14 de Novembro de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras
altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima na Região Sul.

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

É um pouco generalista tendo em conta os modelos mas vamos ver...

Para já o IM aumenta a expectactiva para o fim de semana...

Continente

Previsão para Sábado, 14 de Novembro de 2009

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
forte (35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 80 km/h nas terras
altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena descida da temperatura máxima na Região Sul.

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues

É um pouco generalista tendo em conta os modelos mas vamos ver...

É uma previsão correcta tomando em atenção que se trata da previsão descritiva e não significativa !
Como podemos observar pelo ECM para Sábado este site dá chuva para o sul, não chega é segundo eles ao Algarve ou se chegar é prai 1 mm !!

há que ter em consideraçao que a precipitaçao é um parametro meteorologico dos mais dificeis de prever, sendo portanto susceptivel a erros por vezes grosseiros especialmente em situaçoes convectivas;).
como ja foi referido esta frente e as que se seguem são algo complexas pois são estacionarias e interagem com massas de ar instaveis e pequenos vortices provenientes de SW, devido a isto é possivel o cenario de ocorrencia de ciclogenese que afectaria o continente ( como o cenario da run do GFS das 00z).

Não sei se melhorou, no GFS agora está menos interessante na 3f. Por exemplo é bastante a diferença entre a saída das 00z e as 06z, "apenas" passou de uma pequena ciclogenese a SW para a dorsal do AC dos Açores começar a entrar, tendo precipitação mas bem mais pacífica. Tanto trabalho a empurrar a dorsal africana para agora entrar a atlântica já na 3ªfeira. Mas nos dias anteriores mantém-se forte, pelo menos norte e centro.

75718339.gif

Deixo aqui esta animação do GFS das 00z que estava espectacular em termos atmosféricos

(clicar)

A Minha opinião em relação a esta saida é que embora tenham retirado mais percipitação, a mesma está mais generalizada para todo o território:), o que acho que é melhor:thumbsup:.

A Minha opinião em relação a esta saida é que embora tenham retirado mais percipitação, a mesma está mais generalizada para todo o território:), o que acho que é melhor:thumbsup:.

mas só tirou a partir de 3/4f...ate la ate meteu mais;)

Não vale a pena discutir qual meteu mais porque isto ainda vai mudar .... e creio que somente amanhã á tarde teremos uma verdadeira noção de como vai ser distribuida a precipitação e com que intensidade.

Eu sinceramente tb acho que tirou um pouco não muito é certo mas algo entre Sexta e Terça particularmente Segunda e Terça disso não tenho dúvidas !!

A instabilidade modelística é grande, o que se compreende dado ser uma situação atmosférica complexa com a interacção de frentes típicas com sistemas e fluxos subtropicais.
Assim sendo, não vou fazer mas análise em cada run pq nao tarda na há teclado :D
A tendência está presente, o evento vai acontecer, mas pormenores e localizações ainda é prematuro.
De referir a espectacularidade da run das 00 do GFS, aquela ciclogénese a SW alimentada por um fluxo das Canárias/Marrocos seria a melhor coisinha a passar por cá nos últimos tempos... :w00t:

Estado
Fechado para novas mensagens.