Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Vi a run das 06 e das 12 do GFS e não gostei muito para dizer a verdade!! temporal de vento já não mostra! e chuva tirou mais de metade do que metia antes...enfim vai chover que é o mais importante agora quanto a tempo severo como cheguei a pensar agora já não estou tão confiante.

ainda faltam alguns dias..as coisas podem mudar :rolleyes:

Não é a previsão de Inverno, é um post do "European Blog" escrito há poucas horas com respostas a perguntas colocadas a Bastardi. Se fores a um anterior post de dia 3 Novembro chamado "European Winter Forecast ...Ask Bastardi!" até encontras lá a pergunta que o Aurélio fez.

Bastardi on Europe
Tuesday, November 10, 2009 2:20 AM

Thank you all for your questions regarding the winter forecast in Europe, our long-range forecaster Joe Bastardi has kindly answered your questions.... read on

Esperemos que isto não fuja....

rtavn1444.png

:rain::rain::rain::rain:

Vamos lá a ver se não é dose a mais.... uma frente estacionária durante 3 dias.
A ver se isto é melhor distribuído pelo país

esp.gif

Bela saida do ECMWF em que dá grande valores de precipitação, e que vai começar na sexta fim de tarde, e que vai-se porlongar até terça feira, com uma pausa(normal)entre os dias 17 e 19 mas aqui já com uma tendencia já imprevisivel(grande margem de erro).

Coloco o link da sequencia dos 850 hp.

http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009111012!!!step/

Pelo perfil do vento aos 850 dá ideia que o ECM é mais democrático territorialmente.

Ola a todos, e a primeira vez que escrevo aqui, e nao sei se e o sitio apropriado para perguntar isto, mas alguem me pode dizer, se ha alguma previsao de neve para a serra da estrela no proximo fim de semana.
Cumprimentos e obrigado.:thumbsup:

Vamos lá a ver se não é dose a mais.... uma frente estacionária durante 3 dias.
A ver se isto é melhor distribuído pelo país

esp.gif

Pois, este evento nao está nada "democrático". Esperemos que a frente seja um pouco mais meridional, é que neste momento nem sequer está prevista chuva para cá :shocking:
Cenário bastante desanimador, em vez de chuva e ventos fortes apenas se vê um fluxo quente subtropical de S associado à subida da dorsal africana. As pressões manter-se-ão altas, com um anticiclone centrado no mediterrâneo a estender-se em crista até nós. Iso 15ºC a 850hpa...
Ora isto vai dar tempo quente e húmido (temperaturas próximo dos 25ºC com mínimas quase tropicais), vento S por vezes moderado. Parece que ainda vamos ter de juntas mais uns dias sem chuva ao calendário :(

Ola a todos, e a primeira vez que escrevo aqui, e nao sei se e o sitio apropriado para perguntar isto, mas alguem me pode dizer, se ha alguma previsao de neve para a serra da estrela no proximo fim de semana.

Olá, bem vindo.
Não, não é nada expectável que haja neve, antes pelo contrário, temperaturas amenas, muita humidade e chuva.

Se a tendência das previsões se mantiver, não há probabilidade de haver neve na serra da Estrela no Próximo Fim de Semana. A Cota de neve está bem acima dos 2000 metros.

Pois, este evento nao está nada "democrático". Esperemos que a frente seja um pouco mais meridional, é que neste momento nem sequer está prevista chuva para cá :shocking:
Cenário bastante desanimador, em vez de chuva e ventos fortes apenas se vê um fluxo quente subtropical de S associado à subida da dorsal africana. As pressões manter-se-ão altas, com um anticiclone centrado no mediterrâneo a estender-se em crista até nós. Iso 15ºC a 850hpa...
Ora isto vai dar tempo quente e húmido (temperaturas próximo dos 25ºC com mínimas quase tropicais), vento S por vezes moderado. Parece que ainda vamos ter de juntas mais uns dias sem chuva ao calendário :(

Deves ter retirado estes modelos do GFS, mas se reparares agora o ECMWF está mais democrático:);).

Deves ter retirado estes modelos do GFS, mas se reparares agora o ECMWF está mais democrático:);).

Sim, retirei do GFS. O ECMWF estive agora a consultá-lo, e a única coisa que vi talvez mais democratizada foi o vento a 850hpa (o GFS também o prevê), o que não implica chuva. Quanto à situação sinóptica (Depressão bastante afastada no Atlântico e anticiclone no Mediterraneo e Magreb a estender-se até ao sul da PI) parece-me bastante semelhante ao GFS. Verifiquei também que o AEMET (que penso basear-se no ECM) não coloca nada para Ayamonte/Isla Cristina, estações "referência" para o sotavento algarvio...
Até lá pode mudar, esperemos que sim, a verdade é que já vi isto muito melhor :(

Por cá o GFS só tira, tira, tira, e para não ser sempre a mesma coisa, rouba.

Pela mamnhã eram 183.1mm, agora não chega aos 140mm!:angry:

Realmente, o GFs não anda nada de jeito!:disgust::angry:

Estado
Fechado para novas mensagens.