Essa frente acabará por chegar ao continente na noite de quinta-feira para sexta em princípio já fraca, afectando à partida pouco mais que litoral norte.
Finalmente algum frio em prespectiva...
Estes cenários não estão a ser modelados desde ontem, mas sim há vários dias, desde que o dia 29 Novembro entrou nas longíquas 384h, pelo menos no GFS. O ECM, esse sim começou a ver ontem, pois só ontem baixou das 240 h, mas é bastante bom que as previsões estejam muito consistentes e estáveis, e que haja grande concordância nos ensembles. Claro que ainda nada está garantido, mas parece provável a mudança de padrão, com a formação de altas pressões atlânticas a oeste dos Açores, muito longe de nós, e possível aparição de um anticiclone no nordeste europeu, que será decisivo para que o que a possível mudança de padrão tenha alguma duração.
E é já dentro desse limite que, associada à precipitação de uma possível depressão interessante que o ECM também parece corroborar, se encontram também valores de temperatura interessantes a 850hPa e sobretudo a 500 hPa (já na casa dos -30ºC). As cotas de neve previstas para 180h, por exemplo, já andam próximas dos 400m no Interior e 500/600m no litoral. Muito cedo ainda, claro, mas não deixam de ser cenários interessantes.
Em que dia, essas cotas baixas?