Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Ou isso, ou o regresso da «Helena»
Um ano depois... :rolleyes:

E um ano depois, lá estarei novamente em Bragança para a receber... :D
Pois é, estamos na iminência do primeiro episódio frio da temporada.
Está tudo ainda no limiar entre o tudo e o nada, mas as condições parecem começar a reunir-se para o efeito...
Mas daqui até lá muita coisa pode mudar, mas a expectativa já ninguem ma tira...:)
 
Ou isso, ou o regresso da «Helena»
Um ano depois... :rolleyes:

Já tinha reparado nisso, desde há alguns dias. As cartas para os próximos 29, 30 de Novembro em algumas runs são a papel químico das de exactamente um ano atrás. A diferença é que a temperatura instalada à superfície aquando da chegada da depressão era muito mais baixa o ano passado, o que poderia subir um pouco a cota de neve.
 
Sim a partir do dia 25/26 está tudo muito instável, mas com o AA ainda tão perto isto tanto pode dar para o 8 ou para o 80.
Mesmo para Quarta a Sexta aqui ainda está tudo muito longe de estar definido e acredito que somente na Terça fique definido !!

Vamos aguardar para ver o que aí vem !!
Neste momento depois da longuinqua proxima Sexta feira com a tal entrada fria acredito mais que a semana seguinte traga essa entrada de Noroeste afectando sobretudo o Norte e Centro do que por exemplo esta situação modelada pelo GFS (após as 240h) !!
 
onde posso ver esses graficos

http://www.meteomoita.com/gfsmodelos/
http://www.meteomoita.com/gfsmodelos/gfsgraphic.php?cidade=fafe


A diferença é que a temperatura instalada à superfície aquando da chegada da depressão era muito mais baixa o ano passado, o que poderia subir um pouco a cota de neve.

Sim David, e isso é um pormenor importante. O ano passado em Bragança por exemplo o evento foi antecedido de vários dias de temperaturas negativas. Tão importante como a evolução dos modelos é ver como evoluem as temperaturas nos próximos dias até lá, pois há toda uma inércia da temperatura do ar e terra que é bastante importante nestas situações, nas cotas médias ou baixas o frio necessita de se instalar minimamente.
 
Além do frio aínda não estar instalado, existe outra situação que será a falta de precipitação quando as condições forem ideais para nevar...Porque realmente no ano passado nevou logo inicio da entrada da frente e este ano penso que a nevar será no pós-frontal..:unsure:
 
Em termos de frio e humidade, as previsões do GFS apontam para o início da queda de neve na próxima 2ª feira, dia 30 de Novembro, mas ainda estamos distantes, alterações irão surgir, mas o importante está lá: o frio vai chegar:cold:...

gfs-2-162_doh1.png



gfs-1-162_jts3.png
 
Além do frio aínda não estar instalado, existe outra situação que será a falta de precipitação quando as condições forem ideais para nevar...Porque realmente no ano passado nevou logo inicio da entrada da frente e este ano penso que a nevar será no pós-frontal..:unsure:

Sem dúvida, será o pós frontal a ter essa possibilidade uma vez que a cota na entrada da frente vai andar mesmo muito alta... E atenção a outro pormenor: a acontecer essa queda de neve em aguaceiros pós frontais, ela acontecerá sobretudo nas regiões mais montanhosas do nordeste onde as temperaturas em altitude e consequentes cotas serão mais baixas. Nas áreas mais "litorais" os valores da cota de neve serão ainda muito elevados.
 
desde ha uma semana que o cenario de descida do jet e ciclogenese na europa ocidental, no final desta semana, se tem vindo a manter quase imutavel:D
na 4f um sistema frontal bastante activo cruzará o noroeste da PI, na 5f, o sistema frontal aproxima-se do sul do pais formando-se uma baixa embebida ( LLC bastante visivel), essa baixa cruzará o sul do pais deixando muita chuva no alentejo e algarve ( a sul de lisboa-evora) com um pico de intensidade a cruzar o eixo sines-beja.
apos a passagem da perturbaçao o jet decai para a latitude 40-45º formando-se uma depressao a NW da galiza, na 6f, com movimento para NE e Pmin de 975-980hpa.
uma frente fria activa cruza a PI no domingo deixando muita precipitaçao enquanto a massa polar actuará com a T850 baixar para -2 a 0º no norte ( altura na ordem dos 1320 a 1360mts) e para 0 a 2º no sul ( altura na ordem dos 1400 a 1440mts).
a massa pós-frontal originará instabilidade no norte e oeste peninsular e especialmente no litoral:)
 
A tão aguardada rega pro Algarve está prestes a chegar!!!

Previsão para 5ª Feira, 26 de Novembro de 2009

"Regiões Norte e Centro:
Céu geralmente muito nublado.
Aguaceiros fracos na região Norte.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando temporariamente moderado (20 a 35 km/h) nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida de temperatura.
Região Sul:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte no Algarve, passando a regime
de aguaceiros para o final do dia.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, rodando para
noroeste.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Descida da temperatura máxima.

METEOROLOGISTAS: Idália Mendonça/Joana Sanches

Actualizado a 23 de Novembro de 2009 às 10:51 UTC"

O GFS e o IM assim o indicam.
 
Para a próxima Quinta os modelos vão marcando um evento interessante aqui para o Alentejo, provavelmente aquele que trará maiores quantidades acumuladas neste Outono. Segundo a última run poderíamos acumular mais de 20 mm em 12 horas, que não sendo um dilúvio, dentro da actual conjuntura não é nada mau.
Quanto à entrada fria, os modelos estão mais ou menos estabilizados, quanto a precipitação e temperaturas a 850 hpa, e o que deverá decidir a cota de neve, é a temperatura a 500 hpa, que tem variado entre os -30 e os -20 de run para run, existindo ainda uma grande dispersão nos ensembles. Mas as últimas saídas válidas do GFS, das 12 de ontem e das 0 de hoje, metem uma cota de neve de 400 m no interior norte, o que garantiria queda de neve no pós frontal quer em Bragança, quer na Guarda.
 
Boas,

Quanto à entrada fria creio que não teremos grande sorte (cotas abaixo dos 1000m) uma vez que há muito pouco ou nenhum instalado. Penso que os modelos irão corrigir a situação de saída para saída. Se não me falha a memória, e corrijam-me se estou errado, a ISO 0 ainda nem tocou Portugal este ano.
 
Suponho Vince que estejas a olhar para estas trovoadas que estão meio perdidas no Atlântico...

ljommpb0mizrk.jpg


É engraçado ver que aquela zona tem estado animada até tarde este ano. O interruptor tropical que fez acender a Grace não há meio de desligar...

Penso que a coisa está ainda mais animada hoje... A imagem que vejo aqui neste link (se ainda estiver actualizado) chega a impressionar... Não estará a nascer ali qualquer coisa? :huh: ou vamos apanhar com os restos daquilo? :huh:

http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-ir2.html

semttulone.png
 
Enquanto a iso -4 não ficar em cima de Portugal não alimento esperanças de neve em cotas baixas. Portanto o que quer que venha acontecer durante esta semana e a próxima só será em cotas médias/altas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.