Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Embora, curiosamente, o IM, na sua mais recente previsão, aponte para cotas médias de neve na 5ª feira (900-1100m) e para os 1200/1400m na sexta.
Vamos ver a previsão para o restante do fim de semana, mas a expectativa mantém-se, embora uma má run desanime sempre um pouco, o que é preciso é que não seja mais que apenas isso, uma má run...

Obrigado por essa importante informação mr.phillip. É que o IM tem um maior leque de informação disponibilizada pelo ECM. Daí se podem explicar esses valores e verificar de facto a tendência mais "fria" deste modelo...

Todo, todo... não! Mas tirou bastante, muito mesmo, sobretudo a 500hPa. Com isto as cotas de neve dispararam imenso... Parece adiado para já um cenário mais branco, mas acompanhemos.

EDIT: No entanto o ECM continua mais animador, quer na sinóptica geral, quer no possível frio.

Sim, realmente as cotas esfumaram-se, mas se formos a ver a página do IM, vê-se para Quinta-feira, neve em Bragança, Guarda e, claro, nas Penhas.:D

No entanto, as máximas passam e bastante os 0ºC, em especial em Bragança, que é de 8ºC...:disgust:Não sei qual é a ideia.
mas eu já não espero nada do Instituto.

As previsões são muito fracas, e variam muito. de dia para dia, e só as fazem em condições, encima da hora!:angry:
Vejamos: ontem previsão para a mínima de Viseu era de 2ºC, durante a noite viram que já não caía para isso, e pelas 6h da manhã, pela calada, mudaram as previsões para 6ºC.
É a mesma coisa que por alertas para chuva forte, quando já estava a chover cães e gatos, com inundações e barragens a rebentar pelas costuras, de que vale?, antes estarem quietos que poupavam energia eléctrica.
Sinceramente...

Regressando ao que interessa, havemos de chegar ao dia e nem na Guarda neve, pois com aquela máxima nada vai, e em Bragança nem se fala, pois se neva é o quê?, 5min, com aquela máxima se nevar é de noite, mas derrete logo, pois entretanto há-de chover, mas enfim.

Até logo...:D

Peço desculpa pelo off-topic, mas as verdades têm que ser ditas, e se disse algo de mal, por favor digam-me, que eu não gosto nada, nada, mas mesmo nada de mentir, ok?

Muito obrigado.

Sim, realmente as cotas esfumaram-se, mas se formos a ver a página do IM, vê-se para Quinta-feira, neve em Bragança, Guarda e, claro, nas Penhas.:D

No entanto, as máximas passam e bastante os 0ºC, em especial em Bragança, que é de 8ºC...:disgust:Não sei qual é a ideia.
mas eu já não espero nada do Instituto.

As previsões são muito fracas, e variam muito. de dia para dia, e só as fazem em condições, encima da hora!:angry:
Vejamos: ontem previsão para a mínima de Viseu era de 2ºC, durante a noite viram que já não caía para isso, e pelas 6h da manhã, pela calada, mudaram as previsões para 6ºC.
É a mesma coisa que por alertas para chuva forte, quando já estava a chover cães e gatos, com inundações e barragens a rebentar pelas costuras, de que vale?, antes estarem quietos que poupavam energia eléctrica.
Sinceramente...

Regressando ao que interessa, havemos de chegar ao dia e nem na Guarda neve, pois com aquela máxima nada vai, e em Bragança nem se fala, pois se neva é o quê?, 5min, com aquela máxima se nevar é de noite, mas derrete logo, pois entretanto há-de chover, mas enfim.

Até logo...:D

Peço desculpa pelo off-topic, mas as verdades têm que ser ditas, e se disse algo de mal, por favor digam-me, que eu não gosto nada, nada, mas mesmo nada de mentir, ok?

Muito obrigado.

Ora então eu digo. Quando se faz uma crítica (e todas as instituições são criticáveis tem que se ter em atenção os fundamentos da crítica:

1 - NUNCA, mas NUNCA olhem para os símbolos! Vejam a previsão descritiva. Se a mínima 5ª feira para Bragança é de -1ºC e a máxima 8ºC neste momento e se pode nevar eventualmente em Bragança ou arredores, e se por exemplo nevar entre as 7 e as 8 da manhã e começar a chover depois que símbolo meter: neve ou chuva? Por isso, e mais uma vez atentem por favor à previsão descritiva. É o mesmo que nós no forum não termos letras e termos que lançar previsões só com símbolos... Impossível não?

2 - A previsão ontem era de mínima de 2ºC para Viseu. Havia certamente dados para poder afirmar isso. Ora se isso não aconteceu, ás 6h alguém mudou. E se não tivessem mudado? Seriam criticados... Mudaram são criticados... Vida ingrata a de um meteorologista... Quanto ao fazer previsões em cima da hora não percebi... O instituto até costuma fazer sempre a previsão para os 3 dias seguintes. Previsão fraca qual? A descritiva?

3 - Os alertas sim... São criticáveis em algumas situações sim. Mas mesmo em cima da hora é preferível lançar em situação de evento extremo. A questão dos alertas é sempre muito complicada. Um alerta de uma situação que não se venha a verificar provoca o pânico desnecessário. No entanto eu também sou adepto de que os alertas devem ser lançados por excesso e nunca por defeito. Mas esse trabalho, em situações por vezes ainda indefinidas é delicado e muito complicado.

Assim sendo, bater é muito fácil... Compreender por vezes é mais difícil. Como já foi aqui dito queixas contra o IM devem ser direccionadas aos próprios. O fórum não serve para isso. Já aconteceram críticas contudo que se justificam pelo facto de serem situações flagrantes... Mas há outras que sinceramente não tem qualquer fundamento.

Ora então eu digo. Quando se faz uma crítica (e todas as instituições são criticáveis tem que se ter em atenção os fundamentos da crítica:

1 - NUNCA, mas NUNCA olhem para os símbolos! Vejam a previsão descritiva. Se a mínima 5ª feira para Bragança é de -1ºC e a máxima 8ºC neste momento e se pode nevar eventualmente em Bragança ou arredores, e se por exemplo nevar entre as 7 e as 8 da manhã e começar a chover depois que símbolo meter: neve ou chuva? Por isso, e mais uma vez atentem por favor à previsão descritiva. É o mesmo que nós no forum não termos letras e termos que lançar previsões só com símbolos... Impossível não?

2 - A previsão ontem era de mínima de 2ºC para Viseu. Havia certamente dados para poder afirmar isso. Ora se isso não aconteceu, ás 6h alguém mudou. E se não tivessem mudado? Seriam criticados... Mudaram são criticados... Vida ingrata a de um meteorologista... Quanto ao fazer previsões em cima da hora não percebi... O instituto até costuma fazer sempre a previsão para os 3 dias seguintes. Previsão fraca qual? A descritiva?

3 - Os alertas sim... São criticáveis em algumas situações sim. Mas mesmo em cima da hora é preferível lançar em situação de evento extremo. A questão dos alertas é sempre muito complicada. Um alerta de uma situação que não se venha a verificar provoca o pânico desnecessário. No entanto eu também sou adepto de que os alertas devem ser lançados por excesso e nunca por defeito. Mas esse trabalho, em situações por vezes ainda indefinidas é delicado e muito complicado.

Assim sendo, bater é muito fácil... Compreender por vezes é mais difícil. Como já foi aqui dito queixas contra o IM devem ser direccionadas aos próprios. O fórum não serve para isso. Já aconteceram críticas contudo que se justificam pelo facto de serem situações flagrantes... Mas há outras que sinceramente não tem qualquer fundamento.

Bem...

Como havia dito, muito obrigado por teres apontado os males do meu post, muito obrigado mesmo.
Até porque visto assim, também concordo contigo.:D

A vida de meteorologista é lixada, não é?Mas quem corre por gosto não cansa.

Mas uma vez, obrigado.:lol:

--------------------------------------

Gosto cada vez mais deste modelos(NOGAPS/COANMPS), raramente se engana, q pelo menos nas run´s que vejo, e é muito positivo:lol:

Este é o cenário a 144h:

nogaps0144.png

bons dias:)
a saida das 06z esta muito animadora com sucessivas preturbaçoes/cavados alimentados por uma lingua de ar tropical ( elevado theta-e) que advecta para o sul/sudoeste da peninsula....eventos extremos localizados sao possiveis...:unsure: a precipitaçao sera bem distribuida e sob forma de neve acima dos 800-1000mts especialmente em fases pos frontais;).

Em relação a essa previsão por símbolos do IM, como o Vitamos disse, nós aqui já devíamos estar prevenidos e esquecer isso, e olhar simplesmente para a Previsão Descritiva..

Naturalmente colocar um símbolo apenas para definir o tempo ao longo de um dia numa cidade, metade das vezes é impossível e vai dar barraca..

Claro que nós temos de ter essa noção..

Agora que.. Quem a faz, tem de ter a noção que a maior parte da população não tem a sensibilidade que nós aqui já adquirimos, nem provavelmente paciência ou conhecimento para interpretar a Previsão Descritiva.. E naturalmente vai ligar à Previsão Significativa.. É um "tiro no pé" constante esse tipo de simbologia errada e completamente disparatada..

Ficam as pessoas que vão ver com uma ideia completamente errada, e mais.. Os media, certamente vão pegar nisso, e não me admiro de logo ouvir nas notícias ou nas rádios já a falar em neve nesses locais para 5ª feira, e provavelmente completamente errado e sem fundamento.. São "tiros nos pés" desnecessários e tão fáceis de evitar por parte do IM, que não compreendo a não ser por desleixo..

E quando uma Previsão Descritiva tem neve acima dos 900/1100 metros, não serve de desculpa a quem faz a simbologia da Previsão Significativa o ser difícil resumir o tempo num símbolo, com neve em Bragança p.ex..

Mas enfim..

muito interessante a frente de 4f-5f...a frente apresenta areas de vorticidade e está recheada de baixas em superficie embebidas na fase quente....o CAPE/LI esta tambem muito interessante no centro e sul tal como a Tpot nos 850hpa ( theta-e), o windshear mantem-se elevado podendo originar fortes trovoadas de movimento rapido ( para E/ENE) e vida curta;)
na minha opiniao as zonas a sul de lisboa-evora deverao ser as mais afectadas sendo o local mais afectado o distrito de beja e faro;)

saida fantastica do GFS a apontar para fenomenos potencialmente extremos no medio/longo prazo:surprise::w00t:
( probabilidade de ocorrencia bastante reduzida..)

acabei de acompanhar esta saída das 12h, e realmente lá para inícios de Dezembro a coisa promete, mas por agora é apenas "ficção"...certamente, se continuar a manter essa dinâmica é para acompanhar;)

Realmente foi uma saida demolidora !!!!

Tão perfeita que nem sei o que dizer .... !!

A ultima carta do ECM tb aproximou-se bastante ao GFS !!

EDIT: Não percebo a previsão de Sexta do IM ....

Sexta-Feira:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro.
Queda de neve acima dos 1200/1400 metros.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado
(20 a 35 km/h) do quadrante sul e forte (35 a 50 km/h)
nas terras altas.
Subida da temperatura mínima.

Pergunto: Que vêem eles que o ECM e o GFS não conseguem ver ..... não vejo mais nesse dia e é segundo o GFS aguaceiros fracos a moderados no Norte e Centro, e periodos ou aguaceiros no Algarve !!
Tb parece-me que a hipótese de chuva forte no sul na Quinta já foi posta de parte (chover moderado até já me contento), e na Sexta realmente não entendo a previsão, até porque parece mais provável com os modelos (GFS) chover mais até final da manhã no Algarve do que a Norte ...
Mas como eles é que têm mais modelos ... não posso criticar !!

EDIT: Acho que já descobri !!
Acho que tem a ver com aquela tal mancha de precipitação que o GFS diz que na Sexta passa a sul do Algarve e o ECM nesta run das 12z, aparenta estarem no caminho da zona do Alentejo e Vale do Tejo !!
Ve-se através do ECM (corrido no IM) que apesar de aparentar estar sob dominio AA, existem muito pequnos nucleos formados na atmosfera que é quase preciso uma lupa para observá-los !!
parece que isto ainda vai mudar bastante !!

Bem...

Como havia dito, muito obrigado por teres apontado os males do meu post, muito obrigado mesmo.
Até porque visto assim, também concordo contigo.:D

A vida de meteorologista é lixada, não é?Mas quem corre por gosto não cansa.

Mas uma vez, obrigado.:lol:

--------------------------------------

Gosto cada vez mais deste modelos(NOGAPS/COANMPS), raramente se engana, q pelo menos nas run´s que vejo, e é muito positivo:lol:

Este é o cenário a 144h:

nogaps0144.png

Pois na minha opinião este tipo de situações são graves e devem ser eliminadas, pura e simplesmente não faz sentido, e só! Para mim é indução ao erro puro e duro e bem à vista de todos, pouco profissional! ;)

Concordo plenamente com o Rozzo.

Estado
Fechado para novas mensagens.