Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Olá bom dia !!

Como estão?? Já se constiparam com a descida brutal das temperaturas aí no Norte ?
Eu esta manhã já vesti uma camisinha e tenho estado a evitar a forte nortada que começou hoje e que se vai manter nos próximos dias ... devido ao nosso vizinho AA !!

No que respeita dos modelos não existe nada de novo a acrescentar!!
Vamos ser influenciados até áquilo que os modelos alcançam (240h no ECM) e 380h no GFS, por um AA localizado na posição original!! Este juntamente com um conjunto de depressões que atravessarão a Europa no sentido NW --> SE, irá provocar uma corrente de N/NW que arrefecará o território com uma descida de temperatura no dia de hoje da ordem dos 10º em alguns locais.
A interacção entre o AA e a depressão no Mediterrâneo provocará chuvas fracas a moderadas no Norte e de forma geral no sol no sul do país por estar mais sobre a influência do AA !!

Esta situação encontra-se prevista que perdure até ao dia 15 Novembro, devendo-se contudo manter a situação de chuva a Norte ao longo de todo este tempo.
Isto deve-se a uma clara situação de NAO+, que vai provocar nas latitudes mais a norte uma forte corrente de Oeste que vem desde o Canadá, atravessa a Europa Central até chegar á Grécia.
Os paises mais a leste e sobretudo a norte estarão sobre a influência de um Anticlone, sendo este o provável responsável pelas depressões se dirigirem para a Itália e a Grécia !!

Esta é a minha análise dos modelos, uma análise simples, clara e objectiva daquilo que os modelos nos reservam, sendo esta análise para o GFS como para o ECMWF !!

Obrigado, e um muito bom dia !!

Última edição:
Nota preliminar: Este post não é dirigido especificamente a ninguém, é GERAL:

Agradecia-se que discutissem os modelos de forma aberta com a descontracção possível, sim, mas sem exageros ou picardias desnecessárias!

- Ver modelos a 6h, 24h, 180h ou 360h e discuti-los neste tópico é PERMITIDO! Agradece-se apenas que estes sejam contextualizados na sua relevância e que seja ressalvado o porquê de se fazer menção a eles!

- Já enjoa e repito, ENJOA o clima de picardias, ataques e vitimizações. Evitem por favor o "este disse", "alguns dizem". Falem directamente com alguém citando frases e comentando dentro do enquadramento do tópico. Considerações pessoais releguem-nas para mensagens privadas. Procurem ao máximo manter a discussão "on-topic". Manter a conversa "on-topic" não significa que não possam discutir salutar e descontraidamente... Mas implica ter sentido de responsabilidade e procurar ser correcto dentro das normas aceitáveis para um fórum temático!

Obrigado.

Realmente Faro e Tavira com 29/30º a 1 de Novembro não me parece normal. Também não parece normal não chover a sério nos próximos 15 dias. Talvez haja alguma normalidade nas temperaturas se não voltarem a ultrapassar os 20º de máxima nos próximos tempos e trouxerem algum frio á noite.
Ontem na minha volta de BTT pela Serra de Sintra já tive uma pequena amostra do tempo normal para esta altura: chuva, nevoeiro e algum frio. Não sabe bem no corpo mas faz bem á alma:)
Esperemos que as previsões evoluam para o lado certo e tragam alterações a este marasmo actual.

Nota preliminar: Este post não é dirigido especificamente a ninguém, é GERAL:

Agradecia-se que discutissem os modelos de forma aberta com a descontracção possível, sim, mas sem exageros ou picardias desnecessárias!

- Ver modelos a 6h, 24h, 180h ou 360h e discuti-los neste tópico é PERMITIDO! Agradece-se apenas que estes sejam contextualizados na sua relevância e que seja ressalvado o porquê de se fazer menção a eles!

- Já enjoa e repito, ENJOA o clima de picardias, ataques e vitimizações. Evitem por favor o "este disse", "alguns dizem". Falem directamente com alguém citando frases e comentando dentro do enquadramento do tópico. Considerações pessoais releguem-nas para mensagens privadas. Procurem ao máximo manter a discussão "on-topic". Manter a conversa "on-topic" não significa que não possam discutir salutar e descontraidamente... Mas implica ter sentido de responsabilidade e procurar ser correcto dentro das normas aceitáveis para um fórum temático!

Obrigado.

Acho bem :thumbsup:

Quanto aos modelos o AA a marcar presença com um bom fluxo de Norte/Noroeste que coloca as temperaturas nos valores reais e normais para a época :D Precipitação virá mais tarde ;)

test8.gif

brack1a.gif

é verdade já não se podem queixar, já chegou o frio a todo o territorio em especial ás regiões do interior e durante a noite !!
A chuva também vai chegar ás regiões do Norte e sistema montejunto estrela onde vai prevalecer durante largo tempo, devendo fortalecer-se lá pro meio do mês !!
Para a 3ª semana parece-me que cada vez existem mais indicações de que poderá chegar ás regiões do Sul, porque o sistema depressão a Oeste do UK tende a fazer deslocar o AA !!!

Para isso é algo bastante indefinido que teremos que ir acompanhando pelos modelos !!

isto analisando os modelos!!

Uma run quase perfeita do GFS, se bem que não acompanhada pelo ECM.

O GFS coloca depois das 240h um -tivo NAO, com um sistema de depressões quase perfeita para a nossa Peninsula !!
Que seja o principio da mudança !!

EDIT: Voltou a esfumar-se tudo !! (mas tendencia está lá pra o meio do mês)

Uma run quase perfeita do GFS, se bem que não acompanhada pelo ECM.

O GFS coloca depois das 240h um -tivo NAO, com um sistema de depressões quase perfeita para a nossa Peninsula !!
Que seja o principio da mudança !!

EDIT: Voltou a esfumar-se tudo !! (mas tendencia está lá pra o meio do mês)

Perfeita...depois das 240h?
Para lá do 1º painel a credibilidade é nula.

Perfeita...depois das 240h?
Para lá do 1º painel a credibilidade é nula.

Ferreira eu não ligo apenas ao resultado da saída existem muitos outros factores que justificam o que digo e apesar de na run das 6h, ter tirado o facto é que os ensembles são excelentes depois do dia 12 Novembro !!
Bem como o comportamento que a atmosfera começa a tomar ou achas que vamos ter sempre AA aqui, a depressão a bater na parede nas Ilhas Britanicas dado que o Anticiclone na Escandinavia está para durar !!
Algum dia o nosso AA vai ceder .... !!
Espera o AA estender-se mais na vertical e ves o que acontece !!

Enquanto alguma indefinição ainda vai reinando e algumas janelas do médio/longo prazo se parecem querer abrir, fica para já uma nota curiosa:

temp4-2.png

Fonte:wxmaps.org

E ainda há poucos dias estávamos com anomalias positivas...

Ainda assim, o que mais me espanta é a quantidade de precipitação que está prevista cair nos próximos dias, um pouco por toda a Europa.
Até aí ficamos na cauda da Europa! :hehe:

A neve também deverá chegar em força às terras altas do Norte de Espanha. Em especial aos Picos da Europa e aos Pirenéus.

Esta saida é completamente uma desgraça:disgust:, basicamente só vejo é o nosso amigo AA a bloquear tudo e mais alguma coisa até ao infinito modelistico:angry:, pegunto-me quando é que isto vai mudar:huh:.

Esta saida é completamente uma desgraça:disgust:, basicamente só vejo é o nosso amigo AA a bloquear tudo e mais alguma coisa até ao infinito modelistico:angry:, pegunto-me quando é que isto vai mudar:huh:.

Vou ser um pouco cientifico.

Quando toda a vorticidade desaparecer entre os paralelos 10º e 35º no Atlantico, e em Altitude, e não culpem o Anticiclone!

Quando quiserem ver o que estou a escrever vejam o mapa dos 500 hp em animação, e em especial o do ECMWF onde o que escrevo é representado por L´s, e nos 500 hp do NOGAP´s tem a vorticidade em encarnado, e reparem mais nas cartas em altitude do que as de superficie!

Estado
Fechado para novas mensagens.