Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O satélite Metop acabou de passar pela Península e deixou-nos esta bela imagem do que nos espera nas próximas horas:
metop200911282310.jpg

O ar frio que vem logo atrás deverá começar a atingir o noroeste mais ou menos dentro de 2/3 horas.

Mas ao que parece, para ver o elemento branco, lá tenho que ir ter com nuestros hermanos, ou subir à Sr.ª da Serra ou Montesinho...
Mas quem sabe, estas situações são pródigas em surpresas.

Mas ao que parece, para ver o elemento branco, lá tenho que ir ter com nuestros hermanos, ou subir à Sr.ª da Serra ou Montesinho...
Mas quem sabe, estas situações são pródigas em surpresas.

Eu também apostaria numa ida à montanha. Amanhã depois do frente passar iremos ter muito provavelmente aqui por Bragança apenas céu com algumas nuvens e muitas abertas, e com o sol a brilhar entre as nuvens a temperatura irá elevar-se em demasia. Se uma nuvem isolada passar a barreira orográfica que nos rodeia e deixar alguma precipitação provavelmente não será por tempo nem com a força suficiente para que faça a temperatura descer o suficiente e tornar possível a ansiada neve. As minhas esperanças estão concentradas em que a precipitação se aguente durante a entrada do ar frio.

Eu também apostaria numa ida à montanha. Amanhã depois do frente passar iremos ter muito provavelmente apenas céu com algumas nuvens e muitas abertas, e com o sol a brilhar entre as nuvens a temperatura irá elevar-se em demasia. Se uma nuvem isolada passar a barreira orográfica que nos rodeia e deixar alguma precipitação provavelmente não será por tempo nem com a força suficiente para que faça a temperatura descer o suficiente e tornar possível a ansiada neve. As minhas esperanças estão concentradas em que a precipitação se aguente durante a entrada do ar frio.

Especialmente se existir ainda precipitação à noite, em que o factor Sol deixa de ser relevante...
Mas estou com uma fezada que a coisa vai correr bem... Afinal fiz umas boas centenas de quilómetros, mereço recompensa...:D
Mais a sério, acumulação não acredito mesmo, mas uns flocos são uma realidade a considerar seriamente.

A nova run do GFS das 18h mete um dilúvio para o mês de Dezembro, no seu segundo painel... haja esperança no Algarve :thumbsup:

É uma run das 18z, vale o que vale, amanhã já lá estará algo diferente, mas merece ficar registado o acumulado previsto pelo GFS nesta última saída, nos próximos 15 dias:

Porto 330 mm
Lisboa 230 mm
Beja 190 mm
Faro 140 mm.
Seria um início de Dezembro glorioso.

Bem mas que desastre de run que está a sair do GFS !!

Acaba de tirar a unica coisa que via de jeito no Horizonte que era uma forte depressão a Oeste de Portugal no dia 5/6 Dezembro !!!
O pior é que está somente a 144 horas !!!

Ai este GFS dá comigo em doido !!
Olha o glorioso AA já em cima de nós e os habituais chuviscos em cima do Algarve !!

EDIT: Saida desgraçada esta do GFS, não tem nada a ver ..... com as outras runs, e muito menos com o ECM!!
Felizmente a considero completamente "OUT" e por isso vou esqueçer que ela existe !!

"O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar em regiões interiores a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/100 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia".

fonte, jornal www.publico.pt
http://www.publico.pt/Sociedade/dez-distritos-do-pais-em-alerta-amarelo-devido-a-mau-tempo_1411889

100 metros heim????

É pena que seja apenas um equivoco de quem escreveu o artigo!!!

PS no jornal expresso online também diz a mesma coisa.... 100 metros????

Afinal que jornalistas temos nós em Portugal????

"O IM prevê ainda uma baixa da temperatura, que poderá motivar em regiões interiores a queda de neve acima dos 1400 metros, descendo a cota para os 800/100 metros durante a manhã e para os 600/800 metros para o final do dia".

http://www.publico.pt/Sociedade/dez-distritos-do-pais-em-alerta-amarelo-devido-a-mau-tempo_1411889

100 metros heim????

Jornalistas do copy & paste :lol:

100 metros heim????

ahahahahah............

realmente estes jornalistas não sabem o que dizem....

só querem passar a informação mas não interessa como:disgust::disgust::disgust::disgust:

estava previsto a tempº descer mais um pouco não????

cumps
Nashville

Olhando ao Ensemble e os diversos membros do Ensemble, pude constatar que foi apenas uma run "OUT" esta do GFS e não se trata portanto de uma nova tendência ...
Haja esperança e fé algarvios !!

Olhando ao Ensemble e os diversos membros do Ensemble, pude constatar que foi apenas uma run "OUT" esta do GFS e não se trata portanto de uma nova tendência ...
Haja esperança e fé algarvios !!

Realmente mas que saida:disgust:, nem vale sequer apena olhar para ela até dá vontade de chorar:sad:, mas esperomos que seja como você diz aurélio, que seja uma saida OUT.

Atenção para os proximos dias 13 e 14 de dezembro, sei que são previsões a longo prazo, mas é uma situação para acompanhar, a meteociel.com mostra uma entrada de ar frio bastante activa bem mais do que esta...e que atinge praticamente todo o territorio..que acham???

Curiosa estas duas runs do GFS !!
Esta run das 12h segue a mesma tendencia da run das 6 h !!
Se por um lado pode ser mau e conduzir-nos a mais tempo de AA para cima de nós ... por outro lado pode ser o caminho aberto para um valente NAO negativo !!

EDIT: Bem esta run é o sonho de qualquer Algarvio .......
Parece-me que a chave para esta quinzena está naquilo que se vai passar entre os dias 3 a 5 Dezembro !!

É o sonho mas é de qq Português !!

Resumo: esta run segue a mesma situação das 6h, mas modela a situação de forma diferente, e que grandes cargas de água traria !!

Trovoada, muito vento e chuva ...... run boa demais para ser verdade !!
E coisas modeladas a cerca de 120 horas já é uma distancia muito curtinha ....

Estado
Fechado para novas mensagens.