duero
Nimbostratus
No Algarve, as albufeiras ainda têem encaixe para aguentarem um Abril chuvoso e seria bom que assim fosse. A Albufeira de Odelouca ainda só tem 79.4% da sua capacidade, a do Arade subiu +51% em relação a Fevereiro, a do Funcho subiu +34.5% em relação a Fevereiro e a do Beliche subiu +20% em relação a Fevereiro.
Este ano, joga-se a água fora, daqui a 2/3 anos andasse a rezar para chover.
Eu até concordo com o 1337 disse ontem, o Centro e Sul não estão preparados, para chuva em excesso, o Minho este Inverno teve dias com mais de 100 mm e os estragos são quase inexistentes, se esses 100 mm num dia caiem em Lisboa, no Algarve era um verdadeiro caos. As maiores tragédias em termos de precipitação ocorreram sempre no Sul e raramente acontecem no Norte.
Esas tragedias son debidas al planeamiento urbano. No conozco el Sur portugues mas el Sur de España la población construye casas en áreas donde el rio en época de inundación desborda.
La gente piensa que si esa zona es seca, lo es siempre, mas cada 4 o 5 años vienen las inundaciones y entonces esas zonas se llenan de agua.
Además de eso, los sistemas hidrográficos son mas anárquicos en el Sur, y la red hidrográfica muchas veces casi seca no está preparada para fuertes precipitaciones.
Las lluvias en el Sur además son mas violentas, pueden caer 100 mm en dos o tres horas, mientras que en el Norte esos 100 mm caen en 4 días.