Seguimento Rios e Albufeiras - 2013

1337, esse post que citaste data de 11 de Abril do ano decorrente. :p

No dia de hoje, o nível de armazenamento da barragem de Alto Lindoso está nos 40%, e o volume de entrada ronda os 60m3/s.
Ou seja, nos últimos dois dias já se inverteu o nível de descida da barragem.

oh peço descula nem reparei LOL, eu a pensar que tinha sido hoje, achei logo estranho, mesmo assim 40% já é um bom armazenamento..
 
Evolução do caudal médio dos rios no Gerês e região da Serra da Estrela.

Dia 26 estava tudo seco, e ainda havia uma série de incêndios.

Dia 27, a quantidade de chuva foi de tal ordem, que se notou no caudal de alguns rios.
No Sábado, o volume acentuou-se, principalmente no Gerês.

0r9z.png


Com a chuva prevista para as próximas horas/dias, na região norte e centro, o caudal de todos esses rios, deverá aumentar.

NOTA: Não estamos propriamente a falar, até à data, de caudais de cheia. A informação ganha importância por ainda há dias os rios estarem secos, e haver incêndios a lavrar em muitos desses locais, agora quase saturados de água.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena
In: Seguimento Litoral Norte - Outubro 2013

Junto à Ponte da Pedra o rio Leça está quase a transbordar. A última vez que vi isto suceder foi em Fevereiro deste ano.

O rio Lima, à chegada a Alto Lindoso, atingiu esta madrugada um caudal de quase 400m3/s.
Isto sim, já é caudal de cheia.
O volume nessa albufeira já aumentou 2,5% desde que inverteu o ritmo de descida.
Está agora nos 42,4%.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio
Albufeiras transmontanas com água suficiente para o ano agrícola

Reservas de água das barragens de regadio apontam para um ano normal. No ano passado, por esta altura, as albufeiras transmontanas estavam quase vazias. Hoje, apenas quatro das 14 barragens apresentam um volume útil de armazenamento inferior a metade da capacidade.

A principais albufeiras que asseguram o regadio em Trás-os-Montes apresentam níveis de reserva de água na ordem dos 65%. No ano passado, por esta altura, o volume útil de água rondava os 41%.

“Os níveis de albufeiras estão com boa quantidade de água, suficiente para podermos prever que iremos ter um ano normal”, refere o director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, para quem as boas reservas de água são consequência das condições climatéricas que se fizeram sentir e do empenho responsável dos agricultores na gestão do recurso.

“Foi um ano pluviometricamente muito bom, choveu muito na primavera e foi possível repor os níveis do ano passado que foram extramente baixos devido à seca”, explica à Renascença, acrescentando que “a utilização da água é hoje feita de uma forma mais racional”.

“Há uns anos, regar significava abrir a torneira e deixar correr”, frisa Manuel Cardoso. “Hoje, há uma maior consciência por parte dos agricultores nas formas de regar”.

“Rega-se de uma forma mais exacta e, por isso, há um uso mais sustentável”, conclui.

Apenas quatro das 14 barragens de regadio apresentam um volume útil de armazenamento inferior a metade da capacidade. São as albufeiras da Burga, no Vale da Vilariça, da Prada, em Vinhais, e Arcossó e Mairos, em Chaves, ainda assim com valores na ordem dos 40%.

A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte gere, em Trás-os-Montes, 14 albufeiras que se situam nos concelhos de Mirandela, Bragança, Vinhais, Alfândega da Fé, Chaves, Armamar e Vila Flor. Estas albufeiras são responsáveis pelo regadio de algumas das zonas agrícolas mais férteis de Trás-os-Montes e Alto Douro.

http://www.diariodetrasosmontes.com/noticias/complecta.php3?id=20882
 
Ontem a barragem do Fratel, no rio Tejo, efectou as primeiras descargas da temporada. (Qout > 650m3/s)
Não é um volume que cause inundações no Ribatejo, mas não deixa de ser um dado interessante para Outubro.

Caudal do Tejo no Fratel e em Almourol:

pq84.png



As barragens do Cabril e de Alto Lindoso, têm estado a aumentar os seus níveis de armazenamento, mas ainda com muito espaço de encaixe.

xqrn.png
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros
O rio Zêzere já se vê cheio em Manteigas.

efu9.jpg


E já se notam alguns efeitos do caudal do mesmo rio à chegada a Cabril.

Mas com um grande volume está o Lima, em Alto Lindoso.
Nas últimas horas a cota de água na albufeira subiu 4 metros, e passou de 40 para 46% do armazenamento total da barragem.

n8mb.png