david 6
Furacão
Re: Seguimento Litoral Centro - Março 2013
rio sorraia
isto é suposto haver uma estrada aqui e uma ponte
rio sorraia
isto é suposto haver uma estrada aqui e uma ponte
as marés no tejo também podem influir penso eu... Por acaso não sei até onde chegam as marés no tejo... No guadiana chegam a mértola mas já só as maiores.
as marés no tejo também podem influir penso eu... Por acaso não sei até onde chegam as marés no tejo... No guadiana chegam a mértola mas já só as maiores.
E começaram as habituais e benéficas cheias do Tejo
Bacia do Tejo em alerta amarelo
Três estradas de Coruche e um parque de estacionamento em Constância estão submersos na sequência de inundações provocadas pelas chuva, o que levou a Proteção Civil de Santarém a decretar alerta amarelo para a Bacia do Tejo.
No concelho de Coruche "estão submersas as estradas de Meias, a Municipal 1427 (Amieira), a Municipal H (Rebolo) e um parque de estacionamento em Constância, mas todas as situações se têm mantido estáveis desde manhã", disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
As inundações decorrem da subida dos rios provocada pelas fortes chuvadas dos últimos dias, o que levou o Serviço de Proteção Civil de Santarém a ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no nível Amarelo.
Para além daquelas situações, a Proteção Civil admite que, de acordo com os caudais observados, pode ainda "verificar-se possível submersão durante o dia de hoje da EN365 na ponte do Alviela e a jusante do Pombalinho", referia um comunicado divulgado.
Apesar " não se esperarem consequências de maior no concelho de Almeirim", a Proteção Civil Municipal aconselhou hoje a população a retirar das zonas normalmente inundáveis "equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens", a colocar os seus animais em lugares seguros e a não atravessar de carro ou a pé estradas ou zonas alagadas.
Fonte: CM
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/bacia-do-tejo-em-alerta-amarelo
Nota ainda para a seguinte curiosidade.
Com o excedente de produção eólica, tanto em Espanha como em Portugal, assim como o excesso de energia hídrica disponível, neste momento o custo de energia no mercado ibérico é de 0€/MWh!
Ou seja, há excesso de energia.
Obrigado
E o Alqueva deve abrir comportas dentro de horas, possivelmente.
Está na cota 151.58m de 152 (NPA). Com um caudal de entrada 731.53 m2/s vindo de Espanha... A juntar os restantes afluentes acredito que o caudal real esteja bem próximo dos 1000 m2/s...
EDIT: Dados das 00.00...
Boa tarde!
A Barragem de Castelo de Bode encontra-se a fazer descargas, pelo descarregador de fundo.
Fonte: http://castelodebode.blogspot.pt/2013/03/castelo-do-bode-em-descargas.html
E dados da barragem de Fagilde? não consigo encontrar em lado nenhum.