Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

Já agora, como vai o Alqueva e a barragem do Roxo?

Alqueva continua a receber um caudal interessante, apesar das barragens espanholas no Guadiana estarem bastante secas.
Apesar disso ainda faltam 4 mts para encher.
A olho e sem muito rigor caberá ainda um Castelo de Bode com capacidade máxima
pnPHM1tij

• Gosto
Reactions: guisilva5000
No passado Domingo durante o respectivo trajecto que fiz desde a Serra da Estrela -> Castelo Branco -> Gavião e por fim Almada sempre com chuva forte pelo caminho verifiquei várias zonas alagadas mais concretamente na transição entre as Beiras.
O Zêzere fruto obviamente do degelo e com a precipitação forte que se tem feito sentir na região estava com um caudal impressionante ainda perto de Manteigas, estou curioso para ver o armazenamento de Castelo de Bode no fim deste mês.

• Gosto
Por esta foto do Beliche, aparentemente de ontem, deve estar a 1m da cota máxima... tento em conta que as ribeiras ainda trazem bastante agua e que ainda se adivinham mais uns pingos, damos as Barragens do Sotavento Algarvio (responsáveis pelo abastecimento de grande parte do Algarve) como atestadas!!!

Que cenário preocupante...
O rio Lena está assim. Parece que estamos em Agosto
12e469e1674c52520cb55452dd330908.jpg

E esta imagem / Video não mostra quando a agua vai realmente com um TOM CASTANHO ESCURO e um cheiro intenso a químicos.

Nem sei como á pessoas a comer peixe do Tejo, sendo esta poluição ja do conhecimento de praticamente todos os Portugueses.

Há cerca de 2 semanas fui passar uns dias a Belver como é habitual para descansar e era já noite quando cheguei a casa.
Ao passar lado a lado com o Tejo antes de chegar à Barragem de Belver deparei-me com um cheiro muito intenso, típico das fábricas de papel. Só no dia a seguir é que me apercebi que quase de certeza seria da poluição do Rio, isto porque a Central do Pêgo já existe à anos e nunca poderia ser a origem do cheiro.
Sinto-me cada vez mais triste e revoltado com o que se está a passar, estamos a falar de uma Bacia Hidrográfica enorme, que alberga um ecossistema gigante e para não falar da sua importância na Agricultura. Hoje de manhã ao passar a Ponte 25 de Abril verifiquei uma espuma esquisita ao longo da margem sul do Tejo, não sei se não estará tudo relacionado.

• Gosto
Reactions: guisilva5000 e srr
Eu Vivo pertissimo de Belver e certos dias o Cheiro a químicos é impressionante, praticamente vou as margens do Tejo,

E a degradação é exponencial, cada dia pior.

E para agravar o pouco caudal, aqui na zona de Abrantes o Tejo parece uma Mini Ribeira. ( Deste factos, em parte ninguém tem culpa, não chove o suficiente )

Eu Vivo pertissimo de Belver e certos dias o Cheiro a químicos é impressionante, praticamente vou as margens do Tejo,

E a degradação é exponencial, cada dia pior.

E para agravar o pouco caudal, aqui na zona de Abrantes o Tejo parece uma Mini Ribeira. ( Deste factos, em parte ninguém tem culpa, não chove o suficiente )

Provavelmente a comercialização/consumo da típica Lampreia estará em risco na região presumo?
Sim, o facto de não chover está a agravar ainda mais a situação. Recordo-me não há muito tempo de ver o rio em eutrofização devido à seca que se fez sentir, nessa altura penso que não houve descargas portanto calculo que a situação agora com a poluição seja muito pior.

Provavelmente a comercialização/consumo da típica Lampreia estará em risco na região presumo?
Sim, o facto de não chover está a agravar ainda mais a situação. Recordo-me não há muito tempo de ver o rio em eutrofização devido à seca que se fez sentir, nessa altura penso que não houve descargas portanto calculo que a situação agora com a poluição seja muito pior.

Eu era Pescador Lúdico, simplesmente desisti, tal a imundice que via na Agua, e Actualmente o Peixe típico do Tejo. é praticamente inexistente ( BOGA ; BARBO : ETC ETC ) Morreu tudo.

Eu sei quando é que isto vai ter um fim, quando os turistas no verão se sentarem a comer o seu geladinho na Ribeira das Naus e começarem a ver a espuma a surgir do meio do nada e a sentirem o cheirinho agradável a químicos.
Enquanto isso não acontecer esta pouca vergonha vai continuar desenfreadamente.

• Gosto
Eu sei quando é que isto vai ter um fim, quando os turistas no verão se sentarem a comer o seu geladinho na Ribeira das Naus e começarem a ver a espuma a surgir do meio do nada e a sentirem o cheirinho agradável a químicos.
Enquanto isso não acontecer esta pouca vergonha vai continuar desenfreadamente.

Percebe se perfeitamente que as pessoas que deviam gerir o Rio e o Ambiente

Estão nitidamente a falar do que não Sabem, do que nunca Viram, é inacreditável.