Seguimento Rios e Albufeiras - 2017

Boas.
Alguém sabe onde se pode encontrar dados da albufeira da barragem da Aguieira?
Muito sinceramente não percebo que raio de gestão de águas é feito naquela barragem. Durante todo o inverno o nível de água praticamente não mexeu e manteve sempre um nível anormalmente baixo.
Se o resto da primavera for seco poderá estar alí uma situação muito complicada.

Boas.
Alguém sabe onde se pode encontrar dados da albufeira da barragem da Aguieira?
Muito sinceramente não percebo que raio de gestão de águas é feito naquela barragem. Durante todo o inverno o nível de água praticamente não mexeu e manteve sempre um nível anormalmente baixo.
Se o resto da primavera for seco poderá estar alí uma situação muito complicada.
Segundo os dados do SNIRH parece não estar num nível tão baixo:
2iztCgr.png

Mas é estranho, o gráfico mostra 80% de armazenamento em dezembro, mas em janeiro já estava abaixo dos 70% :huh: e em Março voltou para cima dos 80%. Não sei como é essa barragem, nem para que serve, mas é estranho descer e subir o nível tão repentinamente.
http://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3&salbufeirasimbolo=11H/01A

Segundo os dados do SNIRH parece não estar num nível tão baixo:
2iztCgr.png

Mas é estranho, o gráfico mostra 80% de armazenamento em dezembro, mas em janeiro já estava abaixo dos 70% :huh: e em Março voltou para cima dos 80%. Não sei como é essa barragem, nem para que serve, mas é estranho descer e subir o nível tão repentinamente.
http://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3&salbufeirasimbolo=11H/01A
Por acaso pelo gráfico dá para ver que aconteceu o mesmo o ano passado.

• Gosto
Reactions: dahon
Passo lá prácticamente todas as semanas e o nivel parece igual a Janeiro e Fevereiro. Estranho.

A barragem serve para produção de energia eléctrica e regulação do caudal. Mas a gestão desta barragem sempre me intrigou bastante porque tem algumas nuances que outras não tem.
Uma delas é estar equipada com grupos reversíveis, ou seja consegue bombear água de jusante para montante da barragem a outra é haver um túnel de 8km que liga a albufeira da Barragem das Fronhas (Rio Alva) à albufeira da Aguieira.
Contudo acho que nada disto justifica o facto de neste momento não estar com maior armazenamento.

Edit:

Dados da REN do dia de ontem.
I1kn2sU.png

Última edição:
Sim.
Tal como Foz Tua e baixo sabor.
Sendo a tomada de água muito alta o volume útil diminui.
Neste caso a barragem tem 3/4 de capacidade util

Obrigado. Já aprendi mais alguma coisa hoje. Já agora o nivel de pleno armazenamento não são os 117m(wikipédia) mas sim 124,7m.

Passo lá prácticamente todas as semanas e o nivel parece igual a Janeiro e Fevereiro. Estranho.

A barragem serve para produção de energia eléctrica e regulação do caudal. Mas a gestão desta barragem sempre me intrigou bastante porque tem algumas nuances que outras não tem.
Uma delas é estar equipada com grupos reversíveis, ou seja consegue bombear água de jusante para montante da barragem a outra é haver um túnel de 8km que liga a albufeira da Barragem das Fronhas (Rio Alva) à albufeira da Aguieira.
Contudo acho que nada disto justifica o facto de neste momento não estar com maior armazenamento.

Uma das razões para existir a barragem da Aguieira é a de controle/defesa de cheias. Essa missão da barragem foi fortemente criticada o ano passado com as repetidas cheias de Coimbra.
Foram feitas uma série de acusações à gestão da barragem, por dar primazia à produção eléctrica ao invés de defesa da cidade, ou seja, a albufeira devia estar sempre preparada para colmatar as subidas repentinas do Mondego sem prejuízo da cidade.

Se olharmos para o gráfico de armazenamento médio, claramente se percebe que a albufeira passa o inverno todo a meio gás (para ter capacidade de encaixe numa eventual cheia do Mondego) e só a partir de Abril é que enche em pleno para a irrigação das culturas nos meses secos.

A questão central é: até que cota deve descer a albufeira no inverno, e quando é que se fecham as comportas para a barragem encher na primavera?!

Foram muitas as vozes, o ano passado, que defenderam que a albufeira não devia de passar de meio o inverno inteiro.
Claro que depois se a Primavera for seca e o verão quente e prolongado, não se consegue encher a albufeira, e outras vozes se levantarão contra a gestão da barragem. :p

Mais cedo eu falasse mais depressa a situação se alterava. Ao passar esta manhã pelo ip3 pude ver que o nível da albufeira subiu bastante esta semana. Agora sim diria que está nos 80% ou até um pouco acima. Assim sendo penso que se confirma a estratégia referida pelo André.

É engraçado ver a evolução da opinião das pessoais que realmente lidam com os impactos da barragem. Já o senhor da quercus ...
Muito sinceramente eu acho que a quercus tem um papel muito importante na sociedade portuguesa um dos exemplo mais recentes tem sido a sensibilização da população para as licenças de perfuração e exploração de petroleo e gás na nossa costa.
Agora o ódio de estimação ás barragens nunca hei-de perceber.

Rio Lena neste estado de seca...

3e5c9b2c2f6ad6ce6808d3efd2b17516.jpg

• Gosto
Reactions: luismeteo3