BeiraTejo
Nimbostratus
Alguém sabe onde posso ver o estado da barragem de Crestuma? A água na lomba está bastante baixa
e é normal que com um verão uma barragem desca de 43% para 23%?? A mim não me parece e mais do que a falta de chuva, com certeza se nós portugueses e no mundo desenvolvido em geral, não déssemos a água como algo garantida, que é só abrir a torneira e já está, talvez as barragens não descessem tanto os níveis de agua armazenada. Nas cidades onde vivo Leiria e Caldas quantos dias neste verão não está a cair a aquela chuva morrinha e as rotundas são todas regadas a mesma todos ou quase todos os dias!! Com certeza não haveria necessidade de tanta rega.
Obrigado por estas sempre boas explicações!!! Sempre aprender sobre o clima aqui!!No Alentejo há que ter em conta uma variável que noutros pontos do país é mais residual, que é a evaporação da água.
Os ribeiros secam, e as albufeiras das barragens são pouco profundas, mas extensas. Há dias em que a evaporação pode significar -1cm de altura nas albufeiras.
Se esse senhor diz isso, quem sou eu para o contrariar? Eu não sou político...Water has sporadically been scarce in this part of southern Europe for centuries. But Portuguese Environment Secretary Carlos Martins tells The Associated Press that "it has gotten worse with climate change."
https://centrotv.pt/rio-ceira-esta-seco-no-concelho-da-pampilhosa-da-serra/
Isto está a ficar complicado!!!
A barragem é pouco profunda e infelizmente está a abastecer uma vasta área: desde a zona de ourique até almôdovar. Para mal dos nossos pecados, ainda vão querer ligá-la a outras áreas do concelho de Odemira, mas tudo isso só faria sentido sem o Alqueva ali tivesse chegado. Coisa que não aconteceu.https://www.rtp.pt/noticias/pais/ba...ourique-muito-perto-do-limite-infimo_v1020592
reportagem sobre a dita barragem, fosse eu a mandar no pais e a água só estava ligada duas ou 3 horas por dia!!!
https://www.dn.pt/sociedade/interio...medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle
Imagens de um ano de seca terrível, que está a tomar proporções alarmantes.