luismeteo3
Furacão
Já pensei se não seria melhor pensar em construir centrais de dessalinização...
Já pensei se não seria melhor pensar em construir centrais de dessalinização...
O Rio Caia, aqui perto da vila até podia ter água em alguns locais mas devido ás obras efetuadas nas suas margens teve de ser totalmente esvaziado. A situação aqui em Arronches em termos de água, tanto em anos secos como em anos de boa chuva é sempre um pouco complicada porque muita gente retém a água na serra para regar as suas hortas, é verdade que hoje em dia não há nem metade das hortas que havia antes mas tem sempre algum efeito. Já vi fotos e também já me disseram que nos Mosteiros há água, ou seja, a nascente da ribeira de Arronches não secou, penso que bastava um dia com alguma chuva para ela chegar até aqui. Como já não há nada para regar já a largaram porque nos Mosteiros também não havia água, entretanto devido à sua sujidade e à grande quantidade de pegos existentes no seu percurso demorará imenso tempo a chegar água até Arronches.Há pouco falei no efeito que o Rio Caia e a Ribeira de Arronches tinham na inversão térmica nesta região. Ambos estão completamente secos há alguns meses, com excepção de alguns locais mais abrigados onde há alguns "pegos" com alguma água. Mas, aquilo que sei através de alguns familiares, a seca deste ano é de tal ordem que, alguns desses locais onde sempre havia água estão igualmente secos...
A situação é demasiado grande para brincadeiras, o que devia ter obrigado a medidas de prevenção por parte dos responsáveis políticos.
Nada disso me admira. A nascente do Sado está seca. A Barragem da Rocha (diziam os entendidos no mês passado) estava a 13%. Pela triste imagem que vi no fim-de-semana passado, já devia estar bem a baixo disso. O canal já mal rega, pois foi proibido o abastecimento aos regadios de Alvalade. São abastecidas mais de 10 localidades por aquela barragem e só para a minha localidade vêm diariamente 5/6 camiões trazer água para o depósito. Os furos estão secos e até os poços estão a dar de si.
Isto está feio, muito feio mesmo. Ultimamente temos tido a mais valia dos nevoeiros que ajudam as plantas, mas precisa chover muito e espaçadamente. O problema é que até vir a chuva, está este calor insuportável.
Mais uma coisa que devia ser mudada. Tenho a certeza que se não estivesse um verão inteiro água constantemente a sair, talvez a situação de muitas barragens que também servem para rega não estava tão má. Ainda da última vez que estive na Barragem do Caia pensei nisso, a quantidade água desperdiçada que corre naquele canal de rega. Tenho a certeza que ninguém rega todos os dias, nos anos em que está tudo abastecido não há problema, agora em anos destes podia ser diferente. Podia ser por exemplo, meterem água a correr nos canais durante algumas horas mas não constantemente. Antecipar o fim da campanha de rega pouco ou nenhuma diferença já faz. A barragem já está numa situação critica e já não tem capacidade para tudo para mais um ano se assim se mantiver. Já andam ai rumores e tudo de que Arronches já está a ser abastecida novamente pelas nascentes da serra pois a qualidade da água já não está em condições.http://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/agua-paga-atirada-ao-mar-ha-45-anos
20 milhões de m3 por ano deitados ao mar.
Não haverá mais, situações destas no país, tenho sérias dúvidas, no Alentejo deve ser o pão nosso de cada dia em todas as barragens, depois dizem que não têm água, deitam fora.