Proteção Civil alerta para risco de cheias na bacia do Tejo e em Coimbra
Depois de ter sido acionado o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo na manhã deste sábado, a Proteção Civil emitiu um novo alerta para risco de inundações também no concelho de Coimbra.
O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo foi acionado este sábado, em nível de alerta amarelo, devido à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo, bem como o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil refere que está a ser dedicada especial atenção "às bacias do Tejo, Vouga (Águeda) e Douro (Tâmega), assim como todas as dos restantes afluentes a norte do Tejo".
Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém adianta que a chuva que se tem sentido em Portugal e em Espanha "gerou um aumento considerável dos níveis hidrométricos e caudais do rio Tejo especialmente nos provenientes de Espanha".
"Mantendo-se a situação atual, prevê-se que que os caudais lançados no Rio Tejo possam atingir os 2000m3/s em Almourol, ao longo do dia de hoje", refere o comunicado.
Desde as 23 horas de sexta-feira que os caudais estão acima dos 1500m3 constituindo-se como "fator de risco muito significativo no galgamento das margens do Rio Tejo, tendo-se verificado hoje pelas 7 horas o maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo com 2297m3/s", salienta a Proteção Civil.
"Perante os dados verificados e as consequências previsíveis", a Comissão Distrital de Proteção Civil decidiu ativar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível amarelo.
JN