Chuvas fazem disparar níveis de armazenamento das albufeiras do Maranhão e Montargil para perto dos 70 por cento
As albufeiras do Maranhão, em Avis, e Montargil, em Ponte de Sor, já dispõem de água suficiente para assegurar a próxima campanha de rega “sem limitações”.
De acordo com José Núncio, da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, a albufeira do Maranhão está com 65 por cento da sua capacidade e a de Montargil já atingiu os 69 por cento.
Antes das chuvas, que começaram a cair no início deste mês de março, as reservas hídricas, sobretudo da albufeira do Maranhão, com 20 por cento, e de Montargil com 50 por cento, só asseguravam 40 por cento das necessidades para uma campanha de rega normal.
Quanto à albufeira do Caia está com 33 por cento da capacidade de armazenamento, o equivalente a 70 milhões de metros cúbicos de água.
Segundo o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Aristides Chinita, desde o início de março entraram na maior albufeira do distrito de Portalegre 33 milhões de metros cúbicos de água.
Aristides Chinita explicou que para assegurar em pleno a próxima campanha de rega são precisos mais 10 milhões de metros cúbicos de água.
O mesmo responsável indicou que em 2017, por esta altura do ano, a albufeira do Caia tinha armazenados mais 15 milhões cúbicos do que tem atualmente.
A albufeira do Caia, a maior do distrito de Portalegre, com capacidade para armazenar 203 milhões de metros cúbicos de água, (capacidade útil 192 milhões) serve os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.
Fonte:
Rádio Portalegre
_______________
Desde que começou este evento de chuva, a Barragem do Caia subiu de 18% para 33%. Vamos ver, se volta tudo a encher na quarta-feira e quem sabe, no próximo fim de semana.