Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Barragem%2Bde%2BVale%2Bdo%2BCobr%25C3%25A3o%2B5.jpg


A barragem de Vale Cobrão em Setembro de 2017, gostava de ver mesma agora na altura estava quase vazia, mas entrar dentro dos terrenos da CL tenho que pedir ao papa
 
Boa tarde.
As foto foi tirada por um familiar na aldeia de Alqueidão com vista para Dornelas do Zêzere, aqui o Rio separa os concelhos da Pampilhosa da Serra e Fundão.
O Rio segue grande.
1a7517befb7de2a2f3a47466d7f0149f.jpg


Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 
TOMAR | CAUDAL DO RIO NABÃO CORRE ALTO MAS CONTROLADO

O Rio Nabão em Tomar apresentava na manhã deste domingo, 11 de março, um caudal elevado mas sem o risco de transbordo das suas margens. Apesar da chuva, que tem caído com alguma intensidade nos últimos, a Barragem do Castelo de Bode – que une os concelhos de Tomar e Abrantes – não estava a oferecer os espetáculos de descarga. Mesmo assim foram muitos os cidadãos que ali encontrámos, curiosos para ver se a Barragem estava ou não a descarregar.



IMG_7669-630x420.jpg


IMG_7661-630x420.jpg


http://www.mediotejo.net/tomar-caud...astelo-do-bode-sem-descargas-c-fotos-e-video/
 
Boas,

Hoje fui dar uma volta aqui pelo Parque da Paz e tal como pensei, a ribeira corre a olhos vistos. A Junta foi obrigada a drenar parte da água do Lago do Parque, visto que já estava praticamente a alagar toda aquela zona.

Terrenos já saturados de água, coisa que já não via aqui desde 2015, inclusive algumas "piscinas" que se formaram para regalo da passarada :D

d2JhFGp.jpg


IMG_0003.jpg


IMG_0015.jpg


IMG_0020.jpg


IMG_0021.jpg


IMG_0022.jpg


IMG_0004.jpg


IMG_0012.jpg


O verde regressou em força ao Parque,

IMG_0006.jpg


IMG_0008.jpg


IMG_0024.jpg


IMG_0027.jpg


 
http://www.edia.pt/pt/monitorizacao/
Impressionante a recuperação do Alqueva... no início deste evento chegou a estar à cota 144.9m (pois esteve a abastecer Alvito e Odivelas nos últimos meses). Ontem à noite seguia nos 146.7m. Quase 2m numa albufeira desta dimensão...
Para dar um exemplo, ao ritmo de encaixe das últimas 24h, eram precisos apenas mais 12 dias iguais para se atingir o NPA.
Melhor notícia para começar a semana não podia haver. Água é vida ;)
 
Chuvas fazem disparar níveis de armazenamento das albufeiras do Maranhão e Montargil para perto dos 70 por cento

As albufeiras do Maranhão, em Avis, e Montargil, em Ponte de Sor, já dispõem de água suficiente para assegurar a próxima campanha de rega “sem limitações”.

De acordo com José Núncio, da Associação de Regantes do Vale do Sorraia, a albufeira do Maranhão está com 65 por cento da sua capacidade e a de Montargil já atingiu os 69 por cento.

Antes das chuvas, que começaram a cair no início deste mês de março, as reservas hídricas, sobretudo da albufeira do Maranhão, com 20 por cento, e de Montargil com 50 por cento, só asseguravam 40 por cento das necessidades para uma campanha de rega normal.

Quanto à albufeira do Caia está com 33 por cento da capacidade de armazenamento, o equivalente a 70 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Aristides Chinita, desde o início de março entraram na maior albufeira do distrito de Portalegre 33 milhões de metros cúbicos de água.

Aristides Chinita explicou que para assegurar em pleno a próxima campanha de rega são precisos mais 10 milhões de metros cúbicos de água.

O mesmo responsável indicou que em 2017, por esta altura do ano, a albufeira do Caia tinha armazenados mais 15 milhões cúbicos do que tem atualmente.

A albufeira do Caia, a maior do distrito de Portalegre, com capacidade para armazenar 203 milhões de metros cúbicos de água, (capacidade útil 192 milhões) serve os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.
Fonte: Rádio Portalegre
_______________
Desde que começou este evento de chuva, a Barragem do Caia subiu de 18% para 33%. Vamos ver, se volta tudo a encher na quarta-feira e quem sabe, no próximo fim de semana.