Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Obrigado Huguh, Isso eu sei.
Queria mais online - Do dia de hoje por exemplo.

Parece que nos ouviram...
Já está a ser possível ver todas as barragens atualizadas de hora a hora.

Castelo de Bode
albuf.php

albuf_caudais.php


Belver

albuf.php

albuf_caudais.php
 
Era bom era, mas não será apenas às 23 e 11 horas ?



A Protecção Civil alerta para a "elevada" a "possibilidade de galgamento de margens em algumas zonas ribeirinhas".
LUSA 15 de Março de 2018, 12:41


A Protecção Civil prevê que o caudal do Tejo sofra um "aumento significativo" nas próximas horas, fazendo com que seja "elevada" a "possibilidade de galgamento de margens em algumas zonas ribeirinhas", semelhante ao ocorrido no fim-de-semana.

Em comunicado, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém afirma que "a precipitação intensa que se registou" na quarta-feira em toda a bacia hidrográfica originou o aumento das descargas das barragens de Fratel e Pracana, que "apresentam valores de 98% de capacidade de enchimento".

Os caudais registados em Almourol, com valores inferiores aos 1800 metros cúbicos por segundo, apontam "para uma descida".

Segundo o CDOS de Santarém, as barragens de Fratel, Pracana e Castelo de Bode têm debitado nas últimas horas valores com flutuação entre os 1500 e os 2000 metros cúbicos por segundo "no conjunto das barragens, com algumas oscilações", esperando-se "uma subida das alturas hidrométricas" durante o dia de hoje.

Esta situação levou já a que, a exemplo do que aconteceu no passado fim-de-semana, tenham ficado submersos o parque de estacionamento de Constância junto ao rio Zêzere, parcialmente; a ponte dos Alcaides, São Vicente do Paúl, no concelho de Santarém; a Estrada Municipal 590, entre Couço e Santa Justa, em Coruche; o Caminho Municipal entre Setil e Ponte do Reguengo, no Cartaxo; e campos agrícolas na zona do Patacão, em Alpiarça.

Para as próximas horas, o CDOS prevê um "aumento significativo do caudal do rio Tejo, com "elevada possibilidade de galgamento de margens em algumas das zonas ribeirinhas, com efeitos idênticos aos do fim-de-semana passado", esperando-se a submersão da Estrada Nacional 365 na ponte do rio Alviela, entre os concelhos de Santarém e da Golegã.

O Plano Especial de Emergência na Bacia do Tejo, que no sábado foi accionado em nível amarelo, mantém-se desde a noite de domingo em nível azul, o mais baixo dos quatro possíveis (azul, amarelo, laranja e vermelho, o mais grave). O CDOS mantém o conselho às populações ribeirinhas para que retirem bens, equipamentos e animais de zonas normalmente inundáveis e para que não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.

https://www.publico.pt/2018/03/15/l...ficativo-do-caudal-nas-proximas-horas-1806727
 
já voltou a atualizar às 12h, portanto pelo menos para já está a atualizar de hora a hora

Excelente, acordaram para a vida. Mas quer dizer então que a informação sempre lá esteve :facepalm:
Mas antes tarde que nunca, pode ser que melhorem também o problema nos dados sem ser imagens, andam sempre com um dia de atraso, ou seja hoje só há dados até dia 13.
 
A barragem continua a aumentar:
Comparação:
Ontem:

Hoje:

______________
De referir que este medidor, estava completamente fora de água.
Se aquilo que está previsto para Sábado, acontecer...a barragem poderá conseguir chegar aos 50%. Até ao final da semana talvez consiga chegar ou ultrapassar os 40%. Veremos.
 
A barragem continua a aumentar:
Comparação:
Ontem:

Hoje:

______________
De referir que este medidor, estava completamente fora de água.
Se aquilo que está previsto para Sábado, acontecer...a barragem poderá conseguir chegar aos 50%. Até ao final da semana talvez consiga chegar ou ultrapassar os 40%. Veremos.


Este Março está a ser uma verdadeira dádiva dos céus para a regiões que atravessavam seca extrema! :thumbsup:

Esta chuva veio mesmo na melhor altura, ou iríamos ter um Verão muito complicado. Desta forma ainda ainda pode haver problemas mas o pior cenário que se perspectivava para o próximo Verão já está afastado.
 
Última edição:
Este Março está a ser uma verdadeira dádiva dos céus para a regiões que atravessavam seca extrema! :thumbsup:

Esta chuva veio mesmo na melhor altura, ou iríamos ter um Verão muito complicado. Desta forma ainda ainda pode haver problemas mas o pior cenário que se perspectivava para o próximos Verão já está afastado.
Problemas por aqui, penso que já não haverá. No ano passado, a cota máxima que a barragem chegou foi aos 45% em Março e aguentou o verão todo, se chegasse aos 50% agora, e se Abril não for a mesma desgraça do ano passado, não será complicado. A única coisa que depois terá de haver, é um outono e inverno chuvoso porque obviamente quando chegar ao final do verão, estará nos limites mais uma vez. Estava mau, mas neste momento até nem parece que os meses anteriores foram extremamente secos, as barragens privadas estão totalmente cheias, coisa que no ano passado nem chegou a acontecer. O mais complicado mesmo, foi a perda de grande parte das searas mas isso já se sabia que para algumas era tarde demais. O Alentejo, pelo menos aqui ganhou novamente vida e a alegria voltou, já merecíamos isto há imenso tempo. :thumbsup: