Seguimento Rios e Albufeiras - 2018

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Só agora é que encontrei este video, do Rio Alviela, junto á captação que abastecia antigamente a cidade de Lisboa, e também junto á praia fluvial dos Olhos de Água, a filmagem foi feita com recurso a um drone á cerca de 3 semanas atrás, já quando o rio levava uma boa corrente.

 
Deixo aqui uma foto da Ribeira do Abrilongo na fronteira com Espanha, hoje:
mkYPyH7.jpg

E já agora, do Rio Xévora que nasce na vertente leste da serra, ainda em Portugal, na sua passagem por La Codosera (Espanha):
x21Y9pE.jpg


Volta a entrar em Portugal e junta-se à Ribeira do Abrilongo, já depois da barragem, perto de Ouguela (Campo Maior).
Entretanto, no que diz respeito à Barragem do Caia, já está acima dos 50%. Já melhor que no ano passado por esta altura. :thumbsup:
 
Isto e uma vergonha.

https://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/aterro-sanitario-escoa-para-ribeira-do-vascao

https://www.publico.pt/2018/04/10/l...manas-lixiviados-na-bacia-do-guadiana-1809712

Tem morrido gado que bebe da ribeira do Vascao. Conheci esta ribeira com aguas puras, podiamos beber sem problemas. Aqui existe uma populacao de saramugo, especie em risco de extincao. A norte da ribeira ha linces. Ha gado que bebe esta agua, e pequenos agricultores que a usam para regar hortas. Por que motivo a ETAR esta avariada? Como foi possivel esta fuga de lixiviados? Nao ha responsaveis?
 
Ainda hoje me pergunto como foi possivel autorizarem o aterro numa das regiões com maior pluviosidade do Algarve.
No Verão estive no Ameixial e à conversa com populares disseram-me que era bem visível a poluição nos "pêgos" de água que ficam à medida que a ribeira vai secando. A água é preta e cheira mal! Essa zona era das poucas que permanecia intocada e livre de poluição para além se ter um meio natural de grande valor. Mais um crime ambiental em nome do progresso.
 
Eu era adolescente mas ja andava ligado a Quercus e recordo-me bem das criticas a localizacao, a zona com maior pluviosidade da serra do Caldeirao. Em 2010 quando choveu muito aconteceu o mesmo. Acho estranho que o problema continue, que nao se investigue, que nao se facam analises a agua, que nao se tomem medidas para evitar estas escorrencias, tudo isto e muito grave.
 
Ainda hoje me pergunto como foi possivel autorizarem o aterro numa das regioes com maior pluviosidade do Algarve.

porque na altura anunciavam-se à porta dos cafés cartazes com um penico e várias pessoas defecar que representavam os municípios.
Como loulé era o maior produtor de lixo per capita da região, teve de aceitar o aterro. Na verdade ninguém queria aceitar o aterro, apostava-se em políticas terroristas para desinformar as pessoas.

fez-se o mais barato e longe da costa.
 
o aterro fica mais perto dos consumidores... portanto ficaria entre loulé e albufeira. São mais de 200 camiões todos os dias a carregar lixo serra acima.

loulé é o maior produtor de lixo per capita da região mas albufeira concentra metade do alojamento turístico do algarve.

o que se tem que fazer é diminuir a quantidade de lixo depositado no caixote.

menos embalagens, mais reciclagem, mais compostagem, recolha porta a porta.
 
Na minha zona os contentores de reciclagem que existem sao os mesmos que havia ha 15 anos. Nos concelhos de Castro Marim ou VRSA a carencia de contentores de reciclagem e gritante. Ninguem faz reciclagem quando nao tem um contentor de reciclagem ao lado do contentor de lixo normal.