Eu já tinha suspeitado ontem que haveria fortes cheias no Mondego. Com estações que acumularam mais de 300 mm na bacia do rio, isto em poucos dias, e dois meses para trás aproximadamente na média, fique logo a pensar que o Mondego iria dar problemas.
Penso que ontem as populações deveriam ter sido avisadas para tirarem os bens de valor das zonas em perigo. E isto vale também para as populações da bacia do Tejo. Espero que não aconteça o mesmo que há anos, em que se perdeu património histórico no Mosteiro de Santa Clara por descuido dos bens não terem sido removidos a tempo.
São situações pontuais e extraordinárias. Toda a gente implica com os bares das docas, e não é por causa destes casos de cheia que se deve demolir os bares.Assim que vi há semana e meia como as coisas se estavam a encaminhar, a postei com alguns amigos que o Parque Verde ia ficar debaixo de água antes do Natal. Ganhei 30€
O Parque Verde foi construído em leito de cheia, e aquela cidade não aprende nada com os erros. Todos os anos em que o Mondego pede de volta o leito dele os bares do parque inundam. Todos os anos recebem dinheiro. Este ano estavam em obras para remodelação completa em vez da demolição.
A situação crítica agora são as bacias do Mondego e Zêzere. Caiu uma quantidade abismal de água em toda a envolvente da serra da Estrela, valores extremos para a Covilhã e Guarda, etc.
Não me lembro de ver o Zêzere a ficar em situação de pleno armazenamento tão rápido, relembrando que o Cabril estava a praticamente 50% no início do dia 15 e já está nos 80% no início do dia de hoje: quase 200 mil milhões de litros de água... Ainda tem 8 metros até à cota máxima, mas faltam os dados de hoje e ainda deve encher muito mais. (Pelo post do @slbgdt com a barragem já com a descarga de fundo deve estar perto da cota máxima, ou seja, pode mesmo ter passado dos 90% hoje).
O Castelo de Bode vai ser obrigado a descarregar obviamente, por isso o Tejo ainda vai sofrer. Caudal do Fratel está a baixar mais ainda vai continuar a rondar os 1000 hm3. Veremos...
Sim. Os diques fusíveis abriram, o problema é que o caudal de entrada era bem superior ao caudal que o dique conseguia escoar.O Mondego tem diques fusível para ajudar a libertar pressão nos diques, não foi activo?
Fugindo um pouco a actualidade, fica aqui uma foto das cheias de 1909, dá para ver a importância das barragens na amenização das cheias
Cheias do rio Douro de dezembro de 1909, quando se chegou a equacionar a hipótese de se cortar o tabuleiro inferior da ponte Luís I, para evitar que a fúria das águas arrastasse toda a ponte e causasse uma tragédia de proporções imprevisíveis.
Veja mais fotos de acidentes e tragédias: http://goo.gl/wW6quM
[Postal: Repositório Temático da Universidade do Porto]
Assim que vi há semana e meia como as coisas se estavam a encaminhar, a postei com alguns amigos que o Parque Verde ia ficar debaixo de água antes do Natal. Ganhei 30€
O Parque Verde foi construído em leito de cheia, e aquela cidade não aprende nada com os erros. Todos os anos em que o Mondego pede de volta o leito dele os bares do parque inundam. Todos os anos recebem dinheiro. Este ano estavam em obras para remodelação completa em vez da demolição.
São situações pontuais e extraordinárias. Toda a gente implica com os bares das docas, e não é por causa destes casos de cheia que se deve demolir os bares.
Seguindo a mesma lógica, então também não poderiam ser autorizadas construções em todo o baixo Mondego, onde os prejuízos são muito mais elevados. Basta lembrar que a Baixa de Coimbra inundava todos os Invernos antes da construção da barragem da Aguieira.
Muita gente não sabe mas o rio Mondego segue um percurso "artificial" na zona dos Campos. O percurso do rio Velho era bem diferente.
Tem estado valente também!Txii!!
Vivi dois anos em Leiria e nunca o vi assim, O mais alto que vi foi em Março 2018, mas agora está muito mais alto
Castelo de Bode já descarrega há umas horas.
Meti cá video e fotos.
Estas barragens funcionam em cascata.
Descarregando Cabril, Castelo de Bode vai descarregar também
Amanha vou tentar elaborar mais, mas se alguma vez o Liz ultrupassa a canalizacao que existe na cidade vai ser um Belo cenario vai, pelo que vi hoje a cota ia mais elevada que a baixa da cidadeTem estado valente também!
Possivelmente situação idêntica aqui à da minha região em que se não fosse março de 2018, já não se via uma cheia em condições há bastantes anos.