Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

São situações pontuais e extraordinárias. Toda a gente implica com os bares das docas, e não é por causa destes casos de cheia que se deve demolir os bares.
Seguindo a mesma lógica, então também não poderiam ser autorizadas construções em todo o baixo Mondego, onde os prejuízos são muito mais elevados. Basta lembrar que a Baixa de Coimbra inundava todos os Invernos antes da construção da barragem da Aguieira.
Muita gente não sabe mas o rio Mondego segue um percurso "artificial" na zona dos Campos. O percurso do rio Velho era bem diferente.
Sei perfeitamente disso, conheço muito bem toda a zona desde Coimbra à Figueira. A estrada que costumo usar ficou completamente inundada.

A questão é que bem, ou mal, o desvio do Mondego está feito e é útil para a atividade agrícola. Na cidade é completamente injustificável que se insista em transformar um leito de cheia em área urbana, e se invista ano após ano milhões de euros nesse ideia peregrina. Ter um parque está ótimo, construir é uma barbaridade e um despesismo desnecessário de dinheiros públicos. Era preferível gastar o que se já gastou nas Docas e nas múltiplas reabilitações do parque verde em pouco mais de 10 anos em algo verdadeiramente útil para a cidade.

Não faltam exemplos destes pelo país fora. Viseu é outra cidade que tratou muito mal o rio há uns anos atrás. Limitou-o a um trajeto mais estreito e totalmente cimentado e construiu-se um centro comercial com pisos subterrâneos num terreno de leito de cheia. Ninguém se surpreendeu quando o parque de estacionamento inundou de 2 em 2 anos

Acho que desta vez devem ter iniciado descargas quase em simultâneo.... Nunca vi ou não me lembro, de ver o Cabril encher em 2 dias!!! E para os últimos metros é preciso muita água.....
Deixo o link de vídeo e fotos do Cabril á tarde. Está também a descarregar pelos descarregadores laterais (superfície), como se vê no vídeo.... Incrível....

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2842632295802884&id=100001684259042

Quem a viu e quem a vê, como estava a cota no fim do Verão parecia difícil voltar a ver o Cabril cheio este inverno, e então neste tão curto espaço de tempo era quase impensável. É de facto impressionante. :eek::eek:

Acho que desta vez devem ter iniciado descargas quase em simultâneo.... Nunca vi ou não me lembro, de ver o Cabril encher em 2 dias!!! E para os últimos metros é preciso muita água.....
Deixo o link de vídeo e fotos do Cabril á tarde. Está também a descarregar pelos descarregadores laterais (superfície), como se vê no vídeo.... Incrível....

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2842632295802884&id=100001684259042

Quem a viu e quem a vê, como estava a cota no fim do Verão parecia difícil voltar a ver o Cabril cheio este inverno, e então neste tão curto espaço de tempo era quase impensável. É de facto impressionante. :eek::eek:

Boas

finalmente com internet por aqui e sem cortes de luz, para já , depois de um sábado infernal
por aqui o Douro baixou bem durante o dia de ontem mas ainda ocupa todo o cais e ainda inunda o café e lojas aí existentes, tendo ainda água até meio de altura.

Barragem da Règua a 89% da capacidade e a descarregar 2721m3/s, caudal que tem mantido nas ultimas horas

Boas,
Só para realçar que aqui em Baixo a barragem do Beliche vai enchendo a ritmo impressionante sendo que as 23h de ontem já ia nos 35.96m.
Ontem falei que a barragem chegaria aos 36m até final do mês, só que mesmo depois de parar a chuva o ritmo não abranda.
Em cerca de 2 dias ganhou 1 metro, e agora está a valores idênticos a 25 Outubro.
Não me admiraria se chegasse aos 38 metros até final de Dezembro.

Bem, infelizmente como já se começava a antecipar na sexta à tarde a situação na Bacia do Mondego foi realmente muito complicada, mas podia ter sido pior.
Apesar de ter de descarregar a Aguieira conseguiu manter o caudal de saída abaixo dos 1000m3/s, sendo o caudal de entrada próximo dos ~1500m3/s durante ~22h.
Eu diria que está aqui um exemplo quase perfeito da importância de um a barragem na gestão do caudal de um rio durante uma cheia.
Fronhas também teve um papel muito importante com a contenção do caudal do Rio Alva, contudo não tenho explicação para aqueles 110.4% de volume armazenado.

jaN7Xui.png

Para já o caudal do Mondego parece estável, tanto em Penacova como em Coimbra e assim se manterá, pois possivelmente a Aguieira continuará com uma descarga controlada até que o caudal de entrada normalize e volte a ter capacidade de encaixe.

wsncfPV.png
0ytsp4v.png

Vi num grupo de facebook que foi para o lado de Pereira. No entanto, a informação foi difundida por membros que já não seria a primeira vez que exageravam na informação sensacionalista, por isso é levar esta informação com um pouco de sal, esperando por confirmação oficial.
A ser verdade poderia ser grave, na margem sul as povoações estão bem mais perto do rio...

Bem, infelizmente como já se começava a antecipar na sexta à tarde a situação na Bacia do Mondego foi realmente muito complicada, mas podia ter sido pior.
Apesar de ter de descarregar a Aguieira conseguiu manter o caudal de saída abaixo dos 1000m3/s, sendo o caudal de entrada próximo dos ~1500m3/s durante ~22h.
Eu diria que está aqui um exemplo quase perfeito da importância de um a barragem na gestão do caudal de um rio durante uma cheia.
Fronhas também teve um papel muito importante com a contenção do caudal do Rio Alva, contudo não tenho explicação para aqueles 110.4% de volume armazenado.

jaN7Xui.png

Para já o caudal do Mondego parece estável, tanto em Penacova como em Coimbra e assim se manterá, pois possivelmente a Aguieira continuará com uma descarga controlada até que o caudal de entrada normalize e volte a ter capacidade de encaixe.

wsncfPV.png
0ytsp4v.png
Significa que a Albufeira de Fronhas está com a cota de armazenamento acima do NPA em 1,57 m (10,4%).

CARACTERÍSTICAS DA ALBUFEIRA
Área da Bacia Hidrográfica - 652 km2
Área inundada ao NPA - 5350 x 1000m2
Capacidade total - 62100 x 1000m3
Capacidade útil - 42500 x 1000m3
Nível de pleno armazenamento (NPA) - 134,1 m
Nível de máxima cheia (NMC) - 140 m
Nível mínimo de exploração (Nme) - 117 m

http://cnpgb.apambiente.pt/gr_barragens/gbportugal/FICHAS/Fronhasficha.htm