Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Acho que Beliche e Odeleite recuperaram bem com esta chuva.
Agora é esperar mais 1 mês até voltar a chover
Agora é esperar mais 1 mês até voltar a chover
Recuperou 2 metros até ao momento.Bom dia CA por baixo a barragem do Beliche já recuperou meio metro e continua a recuperar bem...
Ainda não chega ao valor de Agosto...26,3% correspondente à cota 34,83m. Ainda assim é uma boa recuperação. A avaliar pelos dados disponíveis as bacias de Odeleite e Beliche levararam com mais de 100l/m² o que gerou muita escorrência.Recuperou 2 metros até ao momento.
Já só faltam 18m para o NPA.
Ainda não chega ao valor de Agosto...26,3% correspondente à cota 34,83m. Ainda assim é uma boa recuperação. A avaliar pelos dados disponíveis as bacias de Odeleite e Beliche levararam com mais de 100l/m² o que gerou muita escorrência.
É de destacar a boa gestão da "Águas do Algarve"! Resta saber o volume de água injetado dos aquíferos e o estado destas captações. Nas barragens nota-se a alocação da reserva estratégica em Odelouca e Funcho que foram as mais beneficiadas no último ano hidrológico.Valores actuais de algumas barragens aqui no Algarve: (% da capacidade de armazenamento)
- Bravura: 13
- Funcho: 55
- Odelouca: 48
- Arade: 25
- Odeleite: 32
- Beliche: 25
- Corte Brique: 36
- Santa Clara: 40
Faz falta uma cheia para o Tejo ficar limpo.
________________
No que diz respeito ás situações das barragens no final de outubro...
No último dia do mês de Outubro de 2020 e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em 4 bacias hidrográficas e uma descida em 8.
Das 59 albufeiras monitorizadas, 9 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 19 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.
Os armazenamentos de Outubro de 2020 por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores às médias de armazenamento de Outubro (1990/91 a 2019/20), excepto para as bacias do CÁVADO/RIBEIRAS COSTEIRAS, DOURO, MONDEGO, TEJO e ARADE.
SNIRH
Veremos o que trazem os próximos tempos!
Trata-se de mais um invasor vegetal contra o qual Portugal não está minimamente preparado para intervir. O problema será serio no futuro.
Sem dúvida! Está a cobrir o rio todo até ao fundo da foto e ainda deve continuar. Deve estar a tornar-se numa espécie de jacinto de água. Em Badajoz, o Guadiana está péssimo. A falta de chuva para causar cheias nestes rios trás destas consequências.A azola já existe por cá há algum tempo, mas nunca tinha visto invasões destas dimensão.