1337
Cumulonimbus
Algo de errado se passa com essa parte do rio para a Azolla ter invadido dessa maneira. Muita gente culpa as plantas em si, mas elas só se tornam assim invasoras quando a água está realmente muito poluída...
Como assim ninguém fala nisso, com o escândalo que houve na Celtejo há uns anos...descarga a montante do lado Espanhol? Se chega ao lado de cá poluída, nós tratamos de continuar a poluir ainda mais com todos os detritos orgânicos das papeleiras - uma ameaça muito séria à saúde do rio Tejo da qual miguem fala. A industria do papel pode dar dinheiro, mas é a maior ameaça ecologia em Portugal tanto do lado da produção de eucalipto como pelo tratamento para obtenção do papel.
Os solos de toda essa zona são muito magros e no estado de secura em que se encontravam ainda pior ou melhor neste caso. Praticamente jogam toda a água fora e ainda bem para o pessoal gastador do litoral.Bom dia
Pois veremos se teremos algo parecido com um sistema sub tropical...
Em relação às barragens o sotavento está a bombar e Beliche já ganhou quase 3 metros, está mesmo quase desde o início do mês. Cerca de 5 metros de desde o início do ano hidrológico..
Nesta altura já deve ter bem acima dos 30% de capacidade.
Para variar qualquer chuvinha nessa zona, é o suficiente para este efeito!
Barragem do Caia com 31,49 % da sua capacidade máxima
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é de 59 milhões 832 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota 222,20 metros. Este volume corresponde a 31,49 % da capacidade máxima da barragem situada entre os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.
Os dados foram fornecidos à Rádio ELVAS pela Associação de Beneficiários do Caia e dizem respeito à leitura feita esta quarta-feira, dia 11.
Em sete dias, a Barragem do Caia conta um aumento de 3 milhões 132 mil metros cúbicos no seu volume de água armazenada.
A Associação informou ainda que, para poder ser feito um termo de comparação, há um ano, no mesmo dia, o nível da água estava cerca de seis metros mais baixo e o volume era de menos 32 milhões de metros cúbicos, ou seja 17.04 pontos percentuais a menos em relação à situação atual.
Rádio Elvas
Para uma semana, teve uma excelente recuperação. O ideal seria ter chuvas mais continuadas, mas o anticiclone não está para aí virado.
Rio Unhais na Pampilhosa da Serra ontem ia bem composto.
Fotografias de Susana Brás, tiradas do Facebook.
Pois, o problema dos últimos anos é que a precipitação cessa quando a situação começa a ficar mais favorável para as barragens. A Barragem do Caia é grande e na situação em que está, precisa de várias cheias no seu principal afluente para tal.excelente recuperação...pena isto não esta para chuvas nos próximos tempos. E os últimos Dezembros têm sido perigosos, extremamente secos, espero q este seja diferente.