Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Por curiosidade para 2 amigos, alguém confirma o enchimento do Maranhão?…
 
  • Gosto
Reactions: Gates
Por curiosidade para 2 amigos, alguém confirma o enchimento do Maranhão?…
Sim, está confirmado pela ARBVS.

Avis: Barragem do Maranhão atingiu capacidade máxima de armazenamento
A Associação de Regantes do Vale do Sorraia confirmou que a Barragem do Maranhão, no concelho de Avis, atingiu, esta terça feira, a sua capacidade máxima de armazenamento.
Com uma capacidade total de armazenamento de cerca de 205 milhões de metros cúbicos de água, a albufeira do Maranhão, no último dia de novembro deste ano, tinha apenas 40,8 milhões, o equivalente a 19,9% da sua capacidade máxima.
_______________________________

Entretanto, Rio Guadiana em Badajoz:




 
Por aqui ainda tudo calmo, o Douro inunda apenas as partes mais baixas do cais junto às pontes e outros locais mais baixos.
barragem da Régua segue perto dos 1200m3/s, com tendência para aumentar.
Preocupação tambem com os dois afluentes que entram depois da barragem, logo a montante da cidade praticamente sem controlo, Rio Corgo e Varosa.

Alerta amarelo para cheias no rio Douro.​

A Proteção Civil anunciou que foi ativado um alerta amarelo de cheias para a bacia hidrográfica do rio Douro, esta terça-feira.

A Proteção Civil diz que há previsão de chuva forte e persistente ao longo do dia de hoje e madrugada de amanhã, com trovoada.

O Plano de Cheias para o rio Tejo também está no nível amarelo.

As autoridades pedem à população que evite deslocações, o alerta laranja foi acionado para todo o território
 
Fratel a descarregar com duas comportas abertas:
 
Saindo o relatório semanal do Snirh relativo a situação das barragens constata se que a 12 Dezembro as albufeiras do Guadiana tiveram um aumento brutal. No caso de Odeleite e Beliche subiram cerca de 12 a 14%.
As albufeiras do Sado subiram muito menos, ao passo que Mira, Ribeiras do Algarve e Arade basicamente está tudo no mesmo, desde o final de Novembro.
Mesmo com o cessar das chuvas será de esperar que quase todas as albufeiras continuem a subir, daquelas que tiveram aumento, como é o caso do Guadiana..