Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Dia 1 de outubro vs dia 15 de dezembro.
Barragem do Caia:
sQVyMVZ.jpg

9F9myHd.jpg

aArGanS.gif

Barragem de Montargil e Maranhão:
ZzfuuDw.jpg

togoHhM.jpg

9rVq2Ln.gif

Vale do Sorraia ontem (Coruche está debaixo da nuvem). Também é possível ver o Rio Almansor:
Qm7iorI.jpg
Qual é a fonte destas imagens de satélite? Obrigado

Fui ver quais as barragens para onde o Alqueva pode mandar água.

E percebi que são 75 !!!

Das quais destaco " A água da barragem do Alqueva já chegou este ano às albufeiras de Odivelas (Ferreira do Alentejo), Roxo (Aljustrel), Fonte Serne (Santiago do Cacém), Morgavel (Sines), Vigia (Redondo), Monte Novo (Évora) e Enxoé (Serpa)."

Portanto para o Alqueva descarregar teria de existir muito má gestão ou uma cheia bíblica.

Assim que Alqueva chegar a 90% e com previsões de mais chuva devia começar a distribuir água, pelas 75 barragens que abastece, tem muitas bastante vazias.
Isso só acontece se alguém pagar, o Alqueva é um negócio e como tal, a água sim pode ir para essas barragens, mas a pagar! Alguém corrija se eu estiver enganado!

Isso só acontece se alguém pagar, o Alqueva é um negócio e como tal, a água sim pode ir para essas barragens, mas a pagar! Alguém corrija se eu estiver enganado!
Também tenho essa ideia. A água que vai para os perímetros de rega confinantes tem de ser paga pelo custo que representa. E como tal tem de haver interesse dessas associações de regantes. E em Dezembro, com solos saturados, e possibilidade de enchimento “natural” dessas albufeiras… seria pouco provável quererem já água vinda de Alqueva…
Para além de que estes meses são usados muitas vezes para manutenções programadas em equipamentos e/ou limpezas dos canais adutores!..

Também tenho essa ideia. A água que vai para os perímetros de rega confinantes tem de ser paga pelo custo que representa. E como tal tem de haver interesse dessas associações de regantes. E em Dezembro, com solos saturados, e possibilidade de enchimento “natural” dessas albufeiras… seria pouco provável quererem já água vinda de Alqueva…
Para além de que estes meses são usados muitas vezes para manutenções programadas em equipamentos e/ou limpezas dos canais adutores!..
Verdade.
E mais. Se mesmo que se utilizasse o valor recebido pela geração de energia, o mesmo é sempre inferior ao custo da bombagem, ou seja que alguém tinha de pagar a diferença, sabendo-se que uma decisão dessas tinha de estar e ser por parte do Ministério da Agricultura.
Com o tempo que demora a se tomar a efectivar uma decisão, quando fosse aprovada, já estariamos em plena Campanha de Rega, ou mesma a terminar!

Como prometido, aqui ficam as fotos de hoje da mata de Minde e da nascente do Alviela:

Mata de Minde já com alguma água, claramente o "olho" já rebentou

20221217_121148.jpg

Nascente do Alviela (olhos de água), a força da água era brutal e já saia por tudo o que era buraco.

20221217_124857.jpg

20221217_124839.jpg

Alguns metros mais à frente, na na praia fluvial, a água não chegava a areia mas estava no limite do leito do rio

20221217_124017.jpg

20221217_123853.jpg

Mais a frente ainda, os terrenos já estavam alagados, o que prova que o rio provavelmente já esteve mais cheio o que galgou do leito para os terrenos

20221217_123845.jpg

Por fim, vídeo das nascente e do caudal a saída da nascente, deixo os vídeos no YouTube porque não consegui fazer aqui upload, provavelmente porque são demasiado grandes:

Mas esse custo existe sempre que enviam água para as barragens deles para depois a poderem vender.

Se descarregarem é que desperdiçam água e não a vendem.

Só estão a mudar o local de armazenamento.

A passagem para barragens de outras associações de regantes, teria de ser custeada por essas associações.

Mais vale ter comprarem e terem água quando ela existe disponível que depois "chorarem" porque não existe.

Última edição:
Sou da opinião de que com o Alqueva acima dos 90% e ainda muito longe do fim da primavera, de que deveria de ser obrigatório o Alqueva estar a transferir água por todo o sistema ligado ao Alqueva, mesmo tendo muitos custos.
O desperdício de água nos dias que corre é um sacrilégio!
A fatura deveria ser paga por estado, quem recebe a água e entidades locais.
Me parece que na transferência de água que a Edia ganha também com a turbinaçao, se estiver enganado que me corrijam.

Como prometido, aqui ficam as fotos de hoje da mata de Minde e da nascente do Alviela:

Mata de Minde já com alguma água, claramente o "olho" já rebentou

Ver anexo 3583

Nascente do Alviela (olhos de água), a força da água era brutal e já saia por tudo o que era buraco.

Ver anexo 3584
Ver anexo 3585

Alguns metros mais à frente, na na praia fluvial, a água não chegava a areia mas estava no limite do leito do rio

Ver anexo 3586
Ver anexo 3587

Mais a frente ainda, os terrenos já estavam alagados, o que prova que o rio provavelmente já esteve mais cheio o que galgou do leito para os terrenos

Ver anexo 3588

Por fim, vídeo das nascente e do caudal a saída da nascente, deixo os vídeos no YouTube porque não consegui fazer aqui upload, provavelmente porque são demasiado grandes:

Uma nota off-topic. Um dos maiores crimes ambientais alguma vez cometidos em Portugal ocorreu quando o Governo de Cavaco Silva recusou alterar o traçado da A1 para que não cortasse ao meio o Parque Natural da serra de Aire e Candeeiros, e agora a auto-estrada está ao lado do polje de Minde. Anos mais tarde o Governo de Guterres tentou fazer o mesmo no barrocal algarvio e serra do Caldeirão com a A2 mas aí a pressão da UE evitou.

Sou da opinião de que com o Alqueva acima dos 90% e ainda muito longe do fim da primavera, de que deveria de ser obrigatório o Alqueva estar a transferir água por todo o sistema ligado ao Alqueva, mesmo tendo muitos custos.
O desperdício de água nos dias que corre é um sacrilégio!
A fatura deveria ser paga por estado, quem recebe a água e entidades locais.
Me parece que na transferência de água que a Edia ganha também com a turbinaçao, se estiver enganado que me corrijam.
Isto é que seria prioritário, e custa 4 a 5 vezes menos que uma nova barragem no Algarve.