Seguimento Rios e Albufeiras - 2022

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Dá para Daivões e Gouvães. Só agora descobri como fazer para ver o que não está à mão de semear.
É saber os códigos e alterar na URL.
Era bom alguém fazer uma página como a do VOST, mas mais completa. Ainda vou ver se perco a cabeça a fazer isso até onde a minha pouca capacidade de programação der para fazer.

Até dá para ver o gráfico das últimas 48 horas.
Já tivemos isso cá no fórum.
E também por isso não queria muito partilhar essas pois vão acabar no vost tal como há uns anos eu e o @AnDré descobrimos e a partir daí meteu se no fórum na primeira página.
Na altura andou se a investigar porque há muitas que não transmitem dados.

Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?

Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte

Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.

Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?

Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.

Para quem não conhece o sistema do Tâmega:

fgxYRHO.png

AcxIUSy.png

Não sei se estará já tudo operacional.
Os dados são meio estranhos uma vez que às vezes aparecem Qin negativos..

Gouvães funciona apenas como bateria.
Bombeia e turbina para Daivões.
Os afluentes próprios são minimos.
Já Espanha tem algo parecido na barragem de alsa mediajo, que será reforçada tal como Gouvães

A produção de eletricidade de hoje é algo de incrível, quase sempre 2GW a sobrar... pico de 9,3GW renováveis.

llwXhcR.png
Saldo exportador de 31GWh, mas o dia que ficará para a história foi mesmo o 24 Dezembro com o valor de 61GWh de energia exportada, se não foi recorde lá perto ficou.

Saldo exportador de 31GWh, mas o dia que ficará para a história foi mesmo o 24 Dezembro com o valor de 61GWh de energia exportada, se não foi recorde lá perto ficou.
Toda esta noite a energia está a 0€...
No máximo vai estar a 8€...
Mas mesmo em França estará barata..
Exporta se mas a um mau preço

Já está a descarregar?
Às 10h ainda não estava. Mas estava a 87,5%. A previsão na maioria dos modelos aponta para mais de 100mm nas bacias do Lima, Ave e Cávado até amanhã à tarde. É muita água!

A Caniçada também está desde ontem a descarregar 350-400m3/s para ganhar espaço. A confirmarem-se as previsões, Vilarinho das Furnas e Paradela vão encher.

Já está a descarregar?
Às 10h ainda não estava. Mas estava a 87,5%. A previsão na maioria dos modelos aponta para mais de 100mm nas bacias do Lima, Ave e Cávado até amanhã à tarde. É muita água!

A Caniçada também está desde ontem a descarregar 350-400m3/s para ganhar espaço. A confirmarem-se as previsões, Vilarinho das Furnas e Paradela vão encher.

Com o excesso de energia está a descarregar para ganhar espaço para logo.
Penso eu.
Não deve estar a turbinar mas apenas a descarregar