Também não sabia que dava para ver Daivões. E Gouvães ?
Estava mesmo com uma dúvida no Tâmega, tenho visto bombagem mesmo com tanta chuva no norte
Eu sei que este sistema do Tâmega é um pouco diferente dos restantes pois apesar da bombagem fazer há muito parte de outros sistemas desde Aguieira até ao Alqueva ou o mais recente Baixo Sabor, este sistema do Tâmega tem quase como vocação pura a circulação de água em circuito, a Iberdrola até lhe chamou a Giga-battery portuguesa.
Mas mesmo assim, com tanta chuva na região fiquei surpreendido anteontem com tanta bombagem nos grupos de Gouvães G1/G3/G4, passaram parte do dia a puxar água de Daivões para cima de forma significativa entre as 23h e 18h, e só depois turbinaram um pouco entre as 18 e 23.
Com tanta chuva não era suposto Gouvães também estar quase cheio?
Dava jeito um gráfico para entender melhor como é a estratégia deste tipo de sistema mesmo quando há excesso de água, o que fizeram nestes dias, apesar do sistema ainda não estar totalmente concluído.
Para quem não conhece o sistema do Tâmega:
A Iberdrola usará o complexo hidroelétrico do Tâmega e o seu sistema de bombagem para otimizar a gestão das albufeiras de três barragens, que representam um investimento de 1500 milhões de euros
expresso.pt