Seguimento Rios e Albufeiras - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Monte da Rocha continua a sua "escalada" vai agora nos 23,1%! Com muita água ainda a entrar fruto da escorrência e com mais dias de chuvosos previstos na próxima semana.

Agora que temos a maiorias das barragens com bom armazenamento convém que as entidades que as geram façam um gestão criteriosa... Não sabemos quando voltaremos a ter um ano tão bom para o Sul... É nos anos de fartura que se prepararam os anos de seca!

Se a gestão de Odeleite e do Beliche tivesse sido em anos anteriores a mesma que tivemos o Verão passado as barragens não teriam atingido níveis tão baixos. Com os actuais níveis de armazenamento, se houver uma boa gestão, há água para 2 ou 3 anos, mesmo que venha seca severa.

Alqueva à cota 151.66...
Se não voltar a chover tão forte deve aguentar sem descarregar.
Os 400m³/s que turbina aguentam bem a cota
Também não acredito que descarregue. Está bom para turbinar e produzir energia. Pedrogão está em descarga, com muita água a caminho de Pulo do Lobo.
Vai ser uma limpeza pelo Guadiana a baixo.

1741962404517.webp

Entretanto Castelo de Bode, com 97,5%, também começou a descarregar. Temos a cascata do Zêzere com o armazenamento > 97% e em descarga.

Também não acredito que descarregue. Está bom para turbinar e produzir energia. Pedrogão está em descarga, com muita água a caminho de Pulo do Lobo.
Vai ser uma limpeza pelo Guadiana a baixo.

Ver anexo 20604

Entretanto Castelo de Bode, com 97,5%, também começou a descarregar. Temos a cascata do Zêzere com o armazenamento > 97% e em descarga.
Não é muito provável, mas se na próxima semana se registarem entre 50 a 80mm em boa parte da bacia hidrográfica, podemos superar os tais 800m3/s turbináveis durante uns dias… com os solos saturados toda a água conta. Vai ser interessante.

Se a gestão de Odeleite e do Beliche tivesse sido em anos anteriores a mesma que tivemos o Verão passado as barragens não teriam atingido níveis tão baixos. Com os actuais níveis de armazenamento, se houver uma boa gestão, há água para 2 ou 3 anos, mesmo que venha seca severa.
O Verão passado acho que não se chegou aos 25 % de gasto nestas 2 barragens.
Este Verão quase que aposto que se vai gastar 30% ou mais. Sem restrições é o ver se te avias!
Estou mesmo curioso para ver se se aprendeu alguma coisa.

O Verão passado acho que não se chegou aos 25 % de gasto nestas 2 barragens.
Este Verão quase que aposto que se vai gastar 30% ou mais. Sem restrições é o ver se te avias!
Estou mesmo curioso para ver se se aprendeu alguma coisa.
O governo reduziu o corte para 5% em todos os sectores em relação ao consumo de 2019.

Barragem do Caia hoje, dia 15 de março. Ainda acima da cota de 233m, mas nas margens notava-se já alguma descida. Deverá estar a cerca de 98% do NPA.
xfNOsXR.jpeg

7k0b6C7.jpeg

ahLpRgB.jpeg

xYEIPLo.jpeg