Não te preocupes... o mar descascou mas já está a repor. Na praia de faro os muros da suestada de há quase 1 mês já estão quase todos desfeitos e a praia alisou bastante. As barras pouco se pode fazer porque são bastante móveis. Provavelmente a do Lacém já estaria novamente em frente a Cacela.
Uma semana de sol, e nem se nota que choveu em Março, ainda não vi os terrenos com água este ano !
Acho estranho, pois no Algarve em Março choveu 3 a 5 vezes mais do que é normal. Parece-me uma análise um pouco desfasada da realidade não reconhecer os factos; enfim …
Não moras aqui pois não, então não me desmintas a situação aqui é bastante diferente e em termos de acumulado este tem sido traduzido em numero de dias e não em valor acumulado num dia, todos os dias tem chovido mas nunca nada de muito relevante ...
Um dia 5 mm, outro 2 mm, outro maior nunca acima dos 30 mm .... e tem sido assim este Inverno e em especial este mês de Março !
Obvio que os terrenos têm bastante água acumulada mas dentro deles, porque em cima deles nunca choveu para isso acontecer (ficar acumulada em cima), e por isso como me podes contradizer ou a qualquer outro algarvio que comente aqui ...
Volto a repetir uma semana de sol em local sem ervas, e garanto que o terreno fica seco por cima ... Recordo que vivo intermédio entre o litoral e a serra !
E digo-te mais não vi nenhuma ribeira a levar nada de especial em água.
Estive a última semana em Aljezur, e vi muito terreno completamente alagado e tudo o que era ribeiras ou cursos de água corriam bem. As pequenas barragens estavam cheias até ao limite. Os agricultores queixam-se de demasiada chuva pois nesta altura já deviam estar a lavrar e a semear mas os terrenos ainda são em muitos locais autênticos lagos.
Obviamente a situação no Sotavento pode ser diferente, não estou a desmentir. Mas nem todo o Algarve está nessa situação.
basta ver os relatórios do IM para se perceber isso, em que existe nos meses passados um contraste entre o Barlavento e o Sotavento, não digo que não, agora o que não aceito é que venham dizer que percebem mais do meu quintal do que eu, estando a 300 km de distância.
Em relação ao Algarve obviamente que existe uma diferença enorme entre as zonas de Serra e o litoral, mas também como se sabe a diferença de médias entre as referidas regiões é de quase o dobro da precipitação e por isso por alguma razão é ....
A vegetação na serra é bem mais densa do que no litoral, bem como os lençõies freáticos, estão bem mais acima do que nesta zona, e por isso neste momento qualquer precipitação que ocorra fica mais acima no terreno do que nesta zona ... mas isso não espanta ninguém, agora aqui a sotavento em especial nas zonas mais litorais a precipitação ronda os 200 mm em 3 meses, o que não foge muito á média normal.
Por isso considero nesta zona um ano perfeitamente normal, em termos de precipitação, embora reconheça que este Março foi efectivamente extremamente chuvoso conforme comprova o IPMA. Agora nesta zona está muito longe o risco de cheias associado a precipitações.
Se alguém puder confirmar a situação das ribeiras nesta zona agradecia pois não tenho tempo, nem dinheiro para gasolina para verificar isso ....